temporais avançam pelo Sul e MS com chuva forte e ventania



Uma frente fria com intensidade acima do normal para novembro avança sobre o Rio Grande do Sul neste domingo (16), criando um cenário de forte instabilidade em toda a região Sul do país. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a combinação do ar frio com o fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia mantém alto potencial para temporais, com chuva intensa, rajadas de vento e grande quantidade de raios.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Durante a manhã, as nuvens mais carregadas se concentraram na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no oeste do estado. Porém, ao longo da tarde e da noite, a previsão indica que as tempestades ganham força e se espalham por todas as regiões gaúchas, alcançando também Santa Catarina e Paraná.

As áreas da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai estão igualmente sob alerta, devido à aproximação da frente fria.

Sul de Mato Grosso do Sul em alerta

A Climatempo reforça que o sul de Mato Grosso do Sul permanece sob risco de temporais, resultado da interação entre o ar muito quente e úmido e o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil e pelo Paraguai.

Entre o fim da tarde e a noite, a região pode registrar vento forte, chuva volumosa e descargas elétricas, exatamente como previsto no boletim divulgado na madrugada.

Cenário já é crítico no Rio Grande do Sul

De acordo com as informações colhidas por Josélia Pegorim, por volta das 12h, o tempo seguia bastante instável no centro, sul, sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram rajadas de 75 km/h em Quaraí e 71 km/h em Dom Pedrito, mostrando a intensidade da ventania já no período da manhã.

Leituras do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam acumulados expressivos em poucas horas: entre 8h e 11h, choveu 55 mm em Uruguaiana, 25,8 mm em Alegrete, 20,2 mm em Santana do Livramento e 35,6 mm em Quaraí, segundo dados complementares do Inmet.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.