Troca de comando: tenente-coronel Robson Lopes Ramos assume 3º Batalhão da PM em Dourados — Barbosinha



O 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados está sob novo comando. Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (25), o tenente-coronel Robson Roberto Lopes Ramos foi oficialmente empossado como novo comandante da tropa, atualmente formada por 229 militares. Bastante prestigiada por autoridades civis e militares, a troca de comando também foi marcada pela entrega de honrarias a oficiais do batalhão. Ex-comandante do 3º BPM, o tenente-coronel Samuel Castilho Aragão será transferido para Corumbá, onde irá assumir o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Em seu discurso, antes da oficialização da troca de comando, o tenente-coronel Samuel Castilho falou sobre a complexidade da missão em Dourados, assumida há 2 anos e meio. Por ser situada na faixa de fronteira, o trabalho foi especialmente desafiador, segundo o comandante. “Quando assumi essa missão fiquei perplexo porque sabia que seria um desafio gigantesco, pela dimensão desta unidade e também pela complexidade geopolítica e econômica de um município fronteiriço”, afirmou. “No entanto, ao lado de uma tropa altamente qualificada, aquele obstáculo que eu tinha visualizado inicialmente deixou de ser intransponível e se transformou em missão de aprendizado, crescimento e resultados”, acrescentou, ao agradecer o empenho e comprometimento de toda a tropa.

“Hoje, no Dia do Soldado, não poderia deixar de lembrar que todos nós independente de patente e da função, somos soldados por essência. É essa a base que nos sustenta, que nos recorda diariamente de onde viemos e para quem servimos. Passar o comando do 3º BPM nesta data é uma honra ainda maior, pois simboliza a continuidade da missão – a de proteger, servir e honrar a farda, seja como soldado ou como comandante”, complementou.

Entre os avanços conquistados à frente do comando, o tenente-coronel citou a aplicação do 7º curso de força tática, criação da 3ª Companhia de Policiamento em Itaporã, implantação do Promuse (Programa Mulher Segura) indígena e a operação Demanda Zero, que redirecionou o esforço da Polícia Militar em Dourados. Hoje, segundo o ex-comandante, 100% das ocorrências registradas no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) em Dourados são atendidas. “Não é resultado do trabalho de um homem, mas de toda uma tropa comprometida com a missão de servir e proteger”, finalizou.



Veja a matéria completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.