Venda de chips de IA à China equivale a ‘vender armas nucleares à Coreia do Norte’, diz CEO da Anthropic


O CEO da Anthropic, Dario Amodei, afirmou que vender chips avançados de inteligência artificial para a China é um erro, com “implicações incríveis para a segurança nacional”, no momento em que os Estados Unidos avançam para permitir que a Nvidia venda seus processadores H200 a Pequim.

“Seria um grande erro enviar esses chips”, disse Amodei em entrevista ao editor-chefe da Bloomberg, John Micklethwait, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. “Acho isso uma loucura. É um pouco como vender armas nucleares para a Coreia do Norte.”

O presidente dos EUA, Donald Trump, está flexibilizando a proibição à exportação de chips avançados de IA para a China, marcando uma mudança significativa em relação à política que buscava impedir que Pequim e suas Forças Armadas desenvolvessem inteligência artificial usando tecnologia americana. A medida representa uma grande vitória para a Nvidia, que argumenta que a China desenvolverá alternativas domésticas caso a restrição seja mantida.

Introduzido há mais de dois anos, o H200 seria o chip de IA mais avançado autorizado legalmente para exportação a clientes chineses. A Nvidia vende nos EUA a geração mais avançada Blackwell e se prepara para migrar para uma família ainda mais rápida de chips, batizada em homenagem à astrônoma Vera Rubin. As vendas desses processadores continuarão restritas por razões de segurança nacional.

A rival da Nvidia na fabricação de chips de IA, Advanced Micro Devices Inc. (AMD), também busca autorização para vender na China seu chip MI325X.

A China ainda está atrás no desenvolvimento de IA e tem sido limitada pelo embargo a chips, disse Amodei.

No passado, Amodei instou o governo Trump a manter as restrições de chips à China. No ano passado, em Davos, afirmou estar preocupado com “cenários de 1984, ou piores”, em referência ao romance distópico de George Orwell sobre o totalitarismo.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.