Dezembro começa com chuva forte e temporais; veja a previsão do tempo



A semana começa com condições de tempo bastante contrastantes pelo Brasil. Enquanto novas áreas de instabilidade ainda atuam com força sobre o Sul, outras regiões enfrentam sol forte, calor e baixa umidade nesta segunda-feira (1).

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul tem chuva forte e risco de temporais ao longo do dia

O estado do Rio Grande do Sul segue sob instabilidades desde as primeiras horas desta segunda-feira. Há risco de pancadas moderadas a fortes, além de temporais isolados.
No início da tarde, a chuva avança pelo oeste de Santa Catarina e alcança a metade sul e o oeste do Paraná.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

No norte paranaense, o tempo permanece mais firme. Até a noite, as condições melhoram na Campanha Gaúcha. As temperaturas voltam a subir gradualmente no território gaúcho, enquanto norte e Serra do RS, além do interior catarinense, seguem com clima mais ameno. No norte do Paraná, o calor ganha intensidade.

Nas primeiras horas do dia, há previsão de pancadas isoladas no oeste e noroeste de Minas Gerais. Ao longo do dia, novas instabilidades avançam pelo Triângulo Mineiro e atingem o oeste, norte e nordeste de São Paulo, com chuva moderada a forte em alguns momentos. No sul paulista, as pancadas podem ocorrer no fim da tarde.

Nas demais áreas do Sudeste, o sol predomina e o tempo fica firme. As temperaturas permanecem altas, especialmente no oeste e na metade norte de São Paulo. A umidade relativa do ar segue baixa em partes do território paulista e no Triângulo Mineiro.

As instabilidades continuam atuando entre o oeste e o leste de Mato Grosso e na faixa central de Goiás.
Ao longo do dia, ganham força nos dois estados. A baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai intensifica também as áreas de chuva no Mato Grosso do Sul, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no sul do estado.

No leste de Mato Grosso, o tempo fica mais aberto. As temperaturas altas deixam a sensação de abafamento em toda a região.

Nordeste tem chuva fraca e calor no interior

A chuva ocorre de forma fraca e isolada no sul e litoral da Bahia, além do oeste e áreas do interior baiano. Na metade sul do Maranhão e do Piauí, as instabilidades persistem com intensidade fraca a moderada, podendo ser mais fortes em pontos do Maranhão.

Nas demais áreas, o tempo fica firme, com calor e baixa umidade em partes do interior.

Norte tem pancadas fortes em AC, RO, RR e TO; chuva diminui no Amazonas e Pará

As instabilidades diminuem no leste do Amazonas, mas seguem ativas na metade oeste do estado, além do Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins, onde há risco de pancadas moderadas a fortes e temporais isolados.

No Pará, a chuva perde força, mas ainda ocorre de forma fraca a moderada na metade sul. Em grande parte do estado e no Amapá, o tempo permanece mais estável e as temperaturas seguem elevadas.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.