Em Foz do Iguaçu, Sejusp participa de encontro interestadual e fortalece ações integradas de segurança


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) participou da sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP), realizado entre os dias 22 e 24 de junho, em Foz do Iguaçu – Paraná. O evento reuniu representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul para discutir ações integradas de enfrentamento ao crime organizado e fortalecimento da segurança nas regiões de fronteira e divisas.

Além dos secretários estaduais, participaram dos debates dirigentes das Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas, Polícias Penais e Corpos de Bombeiros Militares dos estados integrantes do fórum. A programação incluiu palestras, reuniões técnicas e grupos de trabalho voltados à elaboração de propostas para aperfeiçoar a atuação das forças de segurança pública.

Antonio Carlos Videira, secretário da Sejusp-MS

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, destacou que um dos principais resultados do encontro foi o avanço das discussões conduzidas pelos grupos temáticos, responsáveis por propor medidas de integração entre os estados.

“O encontro teve como foco principal a discussão dos resultados e encaminhamentos dos grupos de trabalho. Foram debatidas propostas de padronização de procedimentos, compartilhamento de bancos de dados e de práticas exitosas que podem ser adotadas e aprimoradas pelos estados participantes. Um dos temas que ganhou destaque foi a atuação em comunidades indígenas. Todos os estados envolvidos possuem populações indígenas e estamos trabalhando na construção de protocolos que fortaleçam essa atuação, promovam uma relação mais próxima com essas comunidades, contribuam para a redução dos índices de criminalidade e, principalmente, previnam conflitos”, destacou.

Entre os temas debatidos durante o SulMaSSP estiveram o combate ao crime organizado transfronteiriço, a recuperação de ativos, a inteligência artificial aplicada à segurança pública, o enfrentamento à violência contra a mulher, a atenção à saúde física e mental dos profissionais da segurança pública, a gestão de crises e desastres, além do policiamento e da proteção aos povos indígenas.

Os grupos de trabalho também discutiram propostas de aperfeiçoamento da legislação federal relacionada à segurança pública. As conclusões elaboradas durante o encontro serão consolidadas e poderão ser encaminhadas ao Congresso Nacional como contribuição dos estados participantes.

Criado em 2023, o SulMaSSP tem como objetivo fortalecer a cooperação interestadual, ampliar o intercâmbio de informações e promover ações conjuntas entre os estados no enfrentamento aos desafios comuns da segurança pública, especialmente nas regiões de fronteira.

Integraram a comitiva da Sejusp-MS no SulMaSSP a subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Reis Pouso Salas; o delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio; o coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino; o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, delegado Tiago Macedo dos Santos; o secretário-executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro; o assessor especial da Sejusp, Luiz Alexandre Gomes da Silva; o coordenador de Políticas Penitenciárias, Rodrigo Almeida Morel; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV), coronel Everson Antonio Rozeni; a tenente-coronel Elka Ferraz Blanco; o delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza; e o perito criminal Saule Viganó Neto.

Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Fotos: SESP/Paraná



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.