Retomada das obras em Três Lagoas amplia perspectivas de desenvolvimento econômico, impulsiona a cadeia produtiva e reduz a dependência nacional de fertilizantes importados.

A retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, marca um novo capítulo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Paralisado há mais de uma década e com cerca de 82% da estrutura concluída, o empreendimento volta a avançar com investimentos superiores a R$ 5 bilhões, previsão de geração de mais de 8 mil empregos durante a construção e expectativa de fortalecer a produção nacional de fertilizantes, setor estratégico para o agronegócio brasileiro.
O ato que marcou a retomada das obras contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel. Também participaram da cerimônia a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a ministra-chefe da Casa Civil, Miriam Belchior, além de ministros de Estado, senadores, deputados e do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia.
Quando entrar em operação, prevista para 2029, a UFN-III terá capacidade para produzir diariamente 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia. A produção deverá atender cerca de 15% da demanda nacional de ureia, reduzindo a dependência brasileira das importações e ampliando a competitividade do setor agropecuário, especialmente na região Centro-Oeste, principal mercado consumidor de fertilizantes do país.
Representando o Governo do Estado, o vice-governador Barbosinha destacou que a retomada da fábrica representa um avanço estratégico para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. “A retomada da UFN-III representa muito para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Além de um investimento superior a R$ 5 bilhões e da geração de mais de 8 mil postos de trabalho, o empreendimento reduz a dependência brasileira da importação de fertilizantes e aumenta a competitividade do nosso agronegócio. A guerra mostrou o quanto é estratégico ampliar a produção nacional de nitrogenados, e Mato Grosso do Sul passa a desempenhar um papel importante nesse processo”, afirmou.
Barbosinha ressaltou ainda que o Governo do Estado acompanha os investimentos privados e públicos que chegam a Mato Grosso do Sul com ações voltadas à qualificação profissional, preparando trabalhadores para atender às demandas dos novos empreendimentos.
“O Voucher Qualificação do Governo do Estado caminha ao lado desses investimentos. Nós monitoramos as necessidades de cada empreendimento que chega a Mato Grosso do Sul e já estamos dialogando com a Petrobras para preparar a mão de obra necessária para atender à demanda da UFN-III”, disse.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a retomada da fábrica representa um passo importante para ampliar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência externa em um setor considerado estratégico para a segurança alimentar e para a economia brasileira.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a localização da unidade em Três Lagoas é estratégica por estar próxima dos principais polos consumidores do agronegócio nacional e ressaltou que a UFN-III contribuirá para diminuir significativamente a necessidade de importação de ureia pelo país.
Já a ministra-chefe da Casa Civil, Miriam Belchior, destacou que a retomada da obra integra o conjunto de investimentos estruturantes voltados à geração de empregos, ao fortalecimento da indústria nacional e ao desenvolvimento econômico.
Além do impacto direto na geração de empregos, a retomada da UFN-III deverá movimentar diversos segmentos da economia sul-mato-grossense, impulsionando a cadeia da construção civil, serviços, comércio e logística, consolidando Três Lagoas como um dos principais polos industriais do Estado e reforçando o protagonismo de Mato Grosso do Sul na produção agroindustrial brasileira.








Fotos: Ruan Canavarro – Prefeitura de Três Lagoas e Comunicação Vice-governadoria.


