Parlamentares defendem instalação de câmeras para minimizar crimes em âmbito escolar


Um dos assuntos abordados na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária desta quarta-feira (25), foi a insegurança dentro das escolas públicas do Estado. A deputada e 3º vice-presidente da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB) exprimiu sua preocupação com o assunto. “Volto nessa tribuna para falar do que tem nos causado muita insegurança. Estamos falando de salas de aula, espaços que deveriam ser, acima de tudo, locais de acolhimento e proteção, mas, infelizmente, essa não é a realidade vivida por muitos alunos, professores, diretores e profissionais da educação em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil”, declarou.

“Os números não permitem mais discursos vazios, nem adiamentos. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado em julho do ano passado, o número de diretores que relataram casos de lesão corporal dentro das escolas estaduais do Estado, dobrou em apenas dois anos, de 90 para 223 registros, de 2021 a 2023, no mesmo período o registro de furtos e roubos nas unidades escolares passou de 168 para 263 ocorrências”, detalhou a deputada Mara Caseiro.

Mara Caseiro ressalta que é uma realidade vivida no interior e na capital. “Esses números tem rosto, nomes e família, aqui no nosso Estado, infelizmente os exemplos são concretos e recentes. Em Iguatemi, em outubro de 2025, uma adolescente de 15 anos esfaqueou uma colega de 12 anos dentro da sala de aula, durante o período letivo. Em Campo Grande, os registros se acumulam em agressões, em frente e dentro das escolas, tentativa de homicídios com facas, perseguições, gravadas por celulares, estudantes espancados até perder a consciência, que ficam expostos a todo o tipo de violência. Episódio recentes chocaram o país”, lembrou a parlamentar. 

“Quando a violência vira rotina, é nosso dever agir, temos um projeto do Poder Executivo em tramitação aqui na ALEMS, já votado em 1ª discussão. É o Projeto de Lei 264/2024, que propõe a instalação de câmeras nas escolas com vedação à captação de áudio, banheiros e vestiários, uso de imagem exclusivamente para fins de segurança. Conclamo a todos para que votem favoravelmente nesse projeto que protege o aluno, o professor, o gestor e quem frequenta a escola precisa voltar a ser um espaço de paz, e a paz constrói com prevenção, estrutura e com coragem para tomar decisões difíceis, porém necessárias”, concluiu.

O deputado Pedro Kemp (PT) afirmou que o debate sobre seguranças nas escolas da rede pública é essencial. “A questão de câmera nas escolas tem contribuindo muito para diminuir a questão de violência e depredação nas escolas, muitos diretores são favoráveis a colocar as câmeras nas salas de aulas, algumas escolas já tem instaladas sem o áudio e isso tem contribuído muito para a garantia da segurança dos alunos e dos professores. Gleice Jane é a relatora na Comissão de Serviços Públicos, e está aguardando manifestação da Secretaria de Estado de Saúde (SED), após isso será devolvida ao plenário para análise. É uma discussão muito importante, escolas aguardam essa votação. Hoje a tecnologia tem que ser colocada a serviço da educação e da segurança das pessoas, acredito que será um avanço para a educação em Mato Grosso do Sul”, considerou.



Veja a matéria Completa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também pode se interessar por:

Metrópoles on Instagram: "Um trecho da Ponte Frei Paolino, em Sena Madureira (AC), desabou na noite desta sexta-feira (5/6) e deixou ao menos quatro feridos. Inaugurada em dezembro de 2023, a ponte havia sido interditada um dia antes, em razão de problemas estruturais. Uma câmera de segurança mostra o momento exato em que a ponte desaba. Os feridos foram levados para um hospital da região – um deles em estado grave. A ponte foi construída sobre o Rio Iaco e tinha a função de ligar os distritos da cidade ao centro do município. Ao todo, ela tinha mais de 230 metros de extensão, com duas pistas para o tráfego de veículos. A obra, que demorou mais de dois anos para ser concluída, custou R$

Metrópoles on Instagram: "O acidente envolvendo o influenciador fitness Fábio Giga, registrado na tarde de sábado (6/6), na Zona Sul de São Paulo, ganhou novos contornos após a repercussão de um vídeo publicado meses antes pelo próprio fisiculturista. As imagens mostram o influenciador Bitelo dirigindo a mesma Porsche envolvida na colisão e ultrapassando os 200 km/h em uma rodovia paulista, velocidade muito acima do limite permitido. O conteúdo foi divulgado no canal de Fábio Giga no YouTube no início de fevereiro deste ano. Durante uma viagem ao litoral norte paulista, o fisiculturista entrega o veículo de luxo para Bitelo conduzir. Ao longo do trajeto, incentiva repetidamente o amigo a

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.