Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia


O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24) o projeto de lei que criminaliza a misoginia, que é o ódio ou aversão às mulheres.

A proposta insere o delito entre os crimes de preconceito e discriminação previstos na Lei do Racismo.

O texto define a misoginia como conduta baseada na crença da supremacia do gênero masculino. Como forma de combater essa violência, o projeto prevê penas de 2 a 5 anos de prisão nestes casos.

A autora do projeto senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) denunciou as agressões e ameaças que recebeu na internet por defender a proposta.

“Por exemplo, eu recebi: ‘vai morrer, lixo’; ‘vai mandar prender, quero ver, os que te querem morta, depois de eles terem te matado. Depois de te seguir até sua casa, merda!’. ‘Você é contra a democracia. Manda prender quem ofende mulher na internet. Então vem, você vai morrer. Não escapa dessa não’”, enumerou a senadora.

A relatora do projeto senadora Soraya Tronicke (Podemos-MS) reforçou o crescimento do número de feminicídios no país, necessitando criminalizar a misoginia.

“O ódio às mulheres não é episódico, não é abstrato. Ele é estruturado, crescente e ceifa vidas todos os dias. O país viveu, nos últimos anos, uma escalada alarmante de feminicídios e agressões motivadas por desprezo às mulheres.”

“Apenas em 2025 houve 6.904 vítimas de tentativas e casos consumados de feminicídios, segundo levantamento do Laboratório de Estudos de Feminicídio da UEL [Universidade Estadual de Londrina]”, lembrou a senadora Tronicke.

A oposição defendia que a proposta fosse alterada, para permitir que não fossem punidos autores de crimes de misoginia em caso de ‘liberdade de expressão’ ou até por motivos religiosos. Mas as alterações foram rejeitadas pelo plenário do Senado.

O texto agora segue para discussão da Câmara dos Deputados.



Veja a matéria Completa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também pode se interessar por:

Metrópoles on Instagram: "Um trecho da Ponte Frei Paolino, em Sena Madureira (AC), desabou na noite desta sexta-feira (5/6) e deixou ao menos quatro feridos. Inaugurada em dezembro de 2023, a ponte havia sido interditada um dia antes, em razão de problemas estruturais. Uma câmera de segurança mostra o momento exato em que a ponte desaba. Os feridos foram levados para um hospital da região – um deles em estado grave. A ponte foi construída sobre o Rio Iaco e tinha a função de ligar os distritos da cidade ao centro do município. Ao todo, ela tinha mais de 230 metros de extensão, com duas pistas para o tráfego de veículos. A obra, que demorou mais de dois anos para ser concluída, custou R$

Metrópoles on Instagram: "O acidente envolvendo o influenciador fitness Fábio Giga, registrado na tarde de sábado (6/6), na Zona Sul de São Paulo, ganhou novos contornos após a repercussão de um vídeo publicado meses antes pelo próprio fisiculturista. As imagens mostram o influenciador Bitelo dirigindo a mesma Porsche envolvida na colisão e ultrapassando os 200 km/h em uma rodovia paulista, velocidade muito acima do limite permitido. O conteúdo foi divulgado no canal de Fábio Giga no YouTube no início de fevereiro deste ano. Durante uma viagem ao litoral norte paulista, o fisiculturista entrega o veículo de luxo para Bitelo conduzir. Ao longo do trajeto, incentiva repetidamente o amigo a

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.