Com o elenco recheado de titulares no campeonato brasileiro, a equipe colombiana tem feito bons jogos contra a equipe de Dorival Júnior

A seleção brasileira enfrenta a Colômbia nesta quinta-feira (20), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No confronto válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026, a equipe de Dorival Júnior busca recuperar a confiança diante de um adversário que tem sido uma pedra no sapato da sua equipe.
O retrospecto entre Brasil e Colômbia demonstra números positivos para a seleção, 21 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. Em casa, o Brasil segue invicto com 10 vitórias e 3 empates.
No entanto, o desempenho nos confrontos recentes deixou a desejar. No último encontro pelas eliminatórias, o Brasil perdeu de virada, fora de casa, por 2 a 1. Na Copa América empatou em 1 a 1.
O que a seleção colombiana tem feito?
Depois de ficar de fora da última Copa do Mundo 2022, no Catar, a seleção colombiana engrenou uma ótima fase. Além de contar com uma jovem geração de jogadores que já se destacam em grandes clubes ao redor do mundo, como Luís Dias, do Liverpool, a equipe de Néstor Lorenzo, conta com um medalhão importante em seus jogos, James Rodriguez.
Apesar de ter sido muito contestado em seus últimos clubes como o São Paulo e o espanhol Rayo Vallecano, o colombiano foi eleito o melhor jogador da Copa América 2024.
Com James e o elenco recheado de jogadores que atuam no futebol brasileiro, a Colômbia tem conseguido vencer o Brasil.
Em coletiva de imprensa pré-jogo contra a Colômbia, pela Copa América de 2024, Dorival apontou as qualidades da equipe colombiana.
” Acredito que seja uma das melhores gerações dos últimos anos do futebol colombiano, com jogadores atuando em grandes equipes do futebol mundial com destaque, muitos deles dentro do nosso país, nessa condição de serem protagonistas”, disse o treinador brasileiro.
A seleção colombiana também conta com jogadores protagonistas no futebol brasileiro.
Richard Rios (Palmeiras), John Arias (Fluminense) e Rafael Borré (Internacional) são titulares em seus respectivos clubes, assim como na seleção de seu país.
¡𝗗𝗶𝗿𝗲𝗰𝘁𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗔𝗹𝗲𝗴𝗿𝗲!
𝗝𝗼𝗵𝗮𝗻 𝘆 𝗥𝗮𝗳𝗮, son de 𝗦𝗲𝗹𝗲𝗰𝗰𝗶𝗼́𝗻 𝗖𝗼𝗹𝗼𝗺𝗯𝗶𝗮
#LaSeleNosUne
pic.twitter.com/SIprWsL2Ck
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) March 18, 2025
A pressão sobre Dorival é um dos fatores que podem colaborar com o desempenho positivo da seleção colombiana. Uma fala do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, dá noção da pressão sofrida pelo técnico brasileiro.”A gente espera, dentro desse processo que o Dorival mencionou, duas vitórias nos jogos mais importantes que temos”, disse Ednaldo.
O Brasil está na quinta posição com 18 pontos, um atrás da Colômbia que é a quarta colocada nas eliminatórias. A seleção brasileira também enfrentará a Argentina na sequência da Data Fifa, líder da competição com 25 pontos.