Categorias
policia

Zé Teixeira defende produtores rurais de Angélica e Laguna Carapã


O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Casa de Leis, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do interior de Mato Grosso do Sul durante a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa em 2026. Nesta quarta-feira (4), o parlamentar direcionou suas ações para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Angélica e para a regularização do fornecimento de energia elétrica em Laguna Carapã, atendendo a pedidos de lideranças locais e produtores rurais.

Para o município de Angélica, Zé Teixeira encaminhou duas indicações ao Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. A primeira solicita a aquisição de um guincho agrícola com capacidade para duas toneladas e uma roçadeira para a Associação do Assentamento Angélica, vinculada ao Centro de Capacitação e Pesquisa Carlos Lamarca (CEPACAL). A iniciativa visa beneficiar diretamente cerca de 120 famílias, cuja economia é sustentada pela bovinocultura leiteira e pela produção de mandioca. Segundo o parlamentar, a modernização do maquinário é essencial para garantir a sustentabilidade econômica e a segurança alimentar da região.

Ainda em Angélica, o deputado intercedeu em favor da Associação dos Agricultores Familiares e Pequenos Agricultores (AGRAN). A demanda foi apresentada pelo diretor-presidente Lindomar Perez de Lima e pede a aquisição de um guincho agrícola, também de duas toneladas e equipado com rodas. O equipamento é considerado vital para otimizar o trabalho dos mandiocultores, agilizando o abastecimento das plantadeiras e reduzindo custos operacionais durante o período de safra, o que impacta diretamente na geração de renda das comunidades locais.

Energia – Ainda em apoio ao setor produtivo, Zé Teixeira formalizou uma cobrança incisiva à concessionária Energisa em relação à precariedade do serviço em Laguna Carapã. Em atenção ao pedido da vereadora Mari Pezzarico, o deputado solicitou providências imediatas para a manutenção das redes de alta tensão (22 kV e 34,5 kV) no município. A recorrência de quedas de energia tem causado prejuízos severos aos produtores de leite, afetando sistemas de irrigação e o armazenamento de grãos, além de gerar riscos sanitários devido à perda de alimentos e medicamentos pela população urbana e rural.

Ao justificar as ações, Zé Teixeira destacou que o papel do Legislativo é servir como ponte entre as necessidades do campo e o Poder Executivo. “O fortalecimento da agricultura familiar e a garantia de serviços básicos de qualidade, como a energia elétrica, são pilares para que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul continue chegando a quem mais precisa”, pontuou o parlamentar.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

STJ abre sindicância contra ministro acusado de importunação sexual


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu nesta terça-feira (4) uma sindicância interna para apurar a acusação de importunação sexual que teria sido praticada pelo ministro Marco Aurélio Buzzi. O ministro nega a acusação, feita por uma jovem de 18 anos.

A medida foi tomada, por unanimidade, pelo plenário do STJ. Os ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira foram escolhidos como membros da comissão que irá analisar a acusação.

A jovem, que é filha de um casal de amigos do ministro, acusa Buzzi de tentar agarrá-la durante um banho de mar. O episódio teria ocorrido no mês passado, quando o ministro, a jovem e seus pais passaram férias em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina.

A jovem registrou um boletim de ocorrência.

O caso também está em tramitação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apura as consequências administrativas da denúncia. A parte criminal é conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques. Por ser ministro do STJ, Buzzi tem foro privilegiado no Supremo.

Em nota divulgada à imprensa, o ministro disse que foi surpreendido com a divulgação da denúncia. “O ministro Marco Buzzi informa que foi surpreendido com o teor das insinuações divulgadas por um site, as quais não correspondem aos fatos. Repudia, nesse sentido, toda e qualquer ilação de que tenha cometido ato impróprio”, afirmou.

O advogado Daniel Bialski, representante da jovem, disse que espera rigor na investigação do caso.

“Como advogado da vítima e de sua família, informamos que neste momento o mais importante é preservá-los, diante do gravíssimo ato praticado. Aguardamos rigor nas apurações e o respectivo desfecho perante os órgãos competentes”, disse.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Ação policial apreende mais de 80 gramas de crack e resulta em prisões em Dourados


Gabriela Andrade de Mello, de 26 anos, e Katlen Kevelyn da Silva Viana, de 29, foram presas em flagrante acusadas de tráfico de drogas na tarde desta quarta-feira (4/2), no Bairro Parque das Nações II, em Dourados.

Conforme o boletim de ocorrência, a PM (Polícia Militar) recebeu denúncia anônima informando sobre a comercialização de entorpecentes em uma residência. Ao chegarem ao endereço, os policiais visualizaram várias pessoas aparentemente fazendo uso de drogas em frente ao imóvel. Com a aproximação da viatura, alguns indivíduos fugiram, enquanto outros entraram na casa.

Com Ketlin, os PMs encontraram três papelotes de crack, enquanto com Gabriela foi apreendida uma quantia em dinheiro em notas fracionadas, característica do comércio de drogas. Elas disseram aos agentes que utilizavam a venda de entorpecentes como fonte de renda.

Ainda de acordo com o registro policial, durante buscas no interior da residência, as equipes localizaram aproximadamente 60 gramas de crack, grande quantia em dinheiro e uma balança de precisão. Em outro cômodo, foram encontrados 103 papelotes da mesma substância, totalizando cerca de 25 gramas. O material estava armazenado em recipientes escondidos entre roupas e móveis.

A polícia também constatou que Ketlin fazia uso de monitoramento eletrônico, em razão de condenação anterior pelo crime de tráfico de drogas.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão às duas mulheres que foram encaminhadas à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, juntamente com os entorpecentes, dinheiro e demais objetos apreendidos.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Suspeito de furto morre ao reagir abordagem de policial militar de folga


Acir Dias de Oliveira Riberio, de 50 anos, morreu na noite desta quarta-feira (4/2), após ser baleado por um policial militar de folga, de 47, no Bairro Jardim Carioca, em Campo Grande.

Segundo o Campo Grande News, o sargento que integra o Batalhão de Choque, relatou que estava de folga e havia acabado de sair da loja da esposa quando foi informado por moradores que um homem conhecido na região pelo apelido de “Paraná” teria praticado um furto em um comércio nas proximidades do Polo Industrial.

Ao passar pela Rua Zacarias Mourão, o agente disse ter se deparado com o suspeito carregando uma sacola preta aparentemente com objetos furtados. O militar contou que estacionou o veículo, se identificou e tentou realizar a abordagem.

No entanto, Acir teria levado a mão à cintura e sacado um objeto pontiagudo, posteriormente identificado como uma chave de fenda. Diante disso, o sargento atirou contra o homem que caiu com sangramento intenso.

Ainda conforme o site da Capital, equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e constataram a morte de Acir.

No local, a perícia apreendeu uma chave de fenda, cinco estojos de munição calibre nove milímetros, quatro cápsulas e a pistola do policial, uma Beretta APX.

Testemunhas relataram que viram o policial se identificar e ordenar que o homem largasse o objeto antes dos disparos. Produtos de furto, como bebidas e doces, foram encontrados dentro da sacola que estava com o ladrão e posteriormente reconhecidos pela proprietária de um trailer de lanches.

A ocorrência foi registrada na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol como morte decorrente de intervenção legal de agente do estado. O caso será investigado para apurar as circunstâncias da ação policial.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

2 de Mayo faz história e vence Alianza Lima pela Libertadores


O Club Sportivo 2 de Mayo escreveu seu nome na história do futebol sul-americano nesta quarta-feira (4). Em sua primeira noite na Copa CONMEBOL Libertadores, o “Galo do Norte” venceu o Alianza Lima, do Peru, por 1 a 0, no jogo de ida da Fase 1 da competição continental.

A festa aconteceu no reformado Estádio Río Parapití, diante de um público vibrante que lotou as arquibancadas para testemunhar o marco histórico do time comandado por Eduardo Ledesma.

O primeiro tempo foi digno de uma estreia continental: eletrizante. Houve muita intensidade e bom futebol, com oportunidades de gol bem distribuídas para ambas as equipes, mantendo a torcida em constante expectativa.

No entanto, o ritmo da partida caiu consideravelmente na etapa complementar. O placar parecia destinado a terminar em um empate sem gols, até que o time da casa protagonizou um lance memorável.

Aos 84 minutos do segundo tempo, o sonho da vitória se concretizou. Diego Acosta acertou um chute de voleio preciso da entrada da área. A bola beijou o travessão antes de beijar a rede, um gol espetacular que gerou euforia total no Río Parapití. A pintura de Acosta garantiu a vantagem mínima, mas fundamental, para a equipe paraguaia.

Esta vitória por 1 a 0 não é apenas um resultado; é um feito inédito para o clube e para a região de Pedro Juan Caballero na principal competição de clubes da América do Sul.

A decisão da vaga na próxima fase será disputada na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, às 21h30, no Estádio Alejandro Villanueva, na capital peruana, Lima.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Cidadania lança Central de Orientação para levar políticas públicas aos 79 municípios de MS


Com o objetivo de fortalecer a presença das políticas públicas em todo o Mato Grosso do Sul, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) acaba de lançar a Central de Orientação à Cidadania e Gestão Pública, uma iniciativa estratégica voltada a garantir que as 79 cidades sul-mato-grossenses tenham suporte técnico e institucional para implementar ações que promovam a cidadania de forma efetiva e descentralizada.

A proposta da pasta é clara: promover uma cidadania ativa, participativa e transformadora, em que o cidadão tem voz e presença nas decisões que impactam sua vida. “Cidadania é o direito de viver com dignidade, com acesso à saúde, educação, cultura, segurança e oportunidades. E tudo isso ganha força quando a população é ouvida”, ressalta a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Além de suporte técnico e institucional, a Central oferece orientação estratégica a gestores públicos municipais, vereadores(as), conselhos, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, grupos sociais e cidadãos interessados.

Segundo a titular da SEC, essa atuação é essencial para municipalizar a cidadania, seja na proposição de leis, na fiscalização dos recursos destinados às ações sociais, no incentivo aos conselhos de direitos ou no fortalecimento do diálogo entre comunidades e órgãos estaduais.

A secretária explica ainda que Mato Grosso do Sul conta com uma estrutura preparada para apoiar esse trabalho. “Com a Central de Orientação, temos ferramentas e uma equipe qualificada para atuar junto aos municípios, fomentando o municipalismo ativo por meio da cidadania. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas locais, com foco na inclusão, na equidade, na valorização das diversidades e, principalmente, na promoção do desenvolvimento humano, do protagonismo local e da prosperidade nos territórios”, afirma.

Do município de Ribas do Rio Pardo, o secretário de Esporte e Juventude, Charlin Castro, é um dos servidores públicos que têm colhido os frutos desse trabalho da Cidadania.

“É muito importante destacar que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania, tem diversos mecanismos à disposição dos municípios. Por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, por exemplo, capacitamos mais de 40 jovens aqui em nossa cidade para participar dos nossos conselhos municipais, por meio do Capacita PPJ, uma ação incrível da Secretaria da Cidadania”, compartilha.

O secretário de Esporte, Turismo e Cidadania de Camapuã, Jerson Júnior, conheceu de perto o trabalho da Central.

Em visita à SEC, o gestor enfatiza que a ferramenta vai facilitar o trabalho dos municípios, transformando a vida da população que está na ponta.

“Falo, como gestor de uma pasta de uma cidade pequena, que a maior dificuldade está no conhecimento. A gente sabe que a gestão pública tem a parte burocrática, como prazos e documentação, e, com certeza, teremos na Central um ponto de auxílio para termos mais agilidade para desenvolver projetos e colocá-los em prática, efetivamente.”

Para acessar

Central funciona on-line e oferece suporte a todos os municípios de MS. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)
Para utilizar os serviços da Central de Orientação à Cidadania e Gestão Pública, não há exigência formal de convênio ou termo de adesão. No entanto, é necessário estar vinculado à gestão pública municipal, a conselhos de direitos, a organizações da sociedade civil ou a coletivos e grupos sociais, ou ser cidadão(ã) interessado(a) em obter orientações sobre políticas públicas de cidadania em seu município.

A Central se articula com os quatro pilares da gestão do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, destacando, em cada pilar:

Inclusivo – ao promover equidade territorial, cidadania ativa e fortalecimento da participação social;
Próspero – ao apoiar iniciativas que ampliem as capacidades locais, favoreçam o desenvolvimento humano e fortaleçam a governança cidadã;
Verde – ao estimular práticas sustentáveis em comunidades e organizações;
Digital – ao disponibilizar conteúdos e serviços por meio de plataforma tecnológica.

E ainda está alinhada ao Programa Cidadania em Rede, especialmente nos eixos de capacitação continuada, inserção econômica, participação social e fortalecimento da rede de atendimento, governança e intersetorialidade, além de contribuir diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com destaque para os ODS: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes; ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Polícia apreende cigarros e armamentos de airsoft na fronteira com o Paraguai


Carga de cigarros e armamentos de airsoft contrabandeados do Paraguai foi apreendida pela Força Tática da PM (Polícia Militar) na noite desta quarta-feira (4/2), em Ponta Porã. A ocorrência teve início por volta das 21h30, quando os policiais realizavam patrulhamento preventivo e avistaram um GM Corsa Sedan e um Ford Eco Sport trafegando em alta velocidade e com sobrecarga.

Ao ignorarem a ordem de parada, os condutores iniciaram fuga em direção à Linha Internacional, dirigindo com os faróis apagados sob densa neblina, o que forçou os militares a efetuarem disparos controlados nos pneus dos dois carros.

Segundo a Polícia Militar, a perseguição se estendeu por cerca de dez minutos até que o Ford/EcoSport perdeu o controle e atolou em um terreno arenoso na divisa com o Paraguai; o condutor conseguiu fugir a pé e não foi localizado. O segundo veículo, o GM/Corsa, atravessou a fronteira e passou a ser acompanhado pela Polícia Nacional, perdendo-se o contato visual logo em seguida.

No interior do utilitário abandonado, os agentes apreenderam 1.870 pacotes de cigarros de origem estrangeira das marcas Eight, TE e Palermo, além de um arsenal de equipamentos de airsoft, incluindo réplicas de fuzis e submetralhadoras (modelos AK-47, MP7-A1 e CZ Scorpion), miras ópticas do tipo red dot, granadas de simulação e carregadores diversos.

O veículo, que apresentava documentação irregular e péssimo estado de conservação, foi escoltado até o pátio do 4º Batalhão para o registro da ocorrência e conferência do material. Toda a carga e o automóvel foram lacrados e serão encaminhados à Receita Federal para os procedimentos alfandegários cabíveis.

O caso foi registrado como crime de contrabando e descaminho.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Quarta rodada do Campeonato Estadual tem noite de empates; confira


O Campeonato Sul-Mato-Grossense teve quatro jogos nesta quarta-feira (4), válidos pela quarta rodada, e todos terminaram com os mesmos resultados, inclusive nos placares, fazendo com que a classificação pouco se alterasse. A rodada termina nesta quinta (5), com o confronto entre Operário FC e EC Águia Negra, às 19h30, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. A partida tem transmissão pelo portal ge.com.

No Estádio Pereirão, confronto entre AA Bataguassu e CR Aquidauana, os dois times que subiram da Série B, que, apesar das posições antagônicas no campeonato, terminou igual em 1 a 1. Os gols saíram na etapa final e foi o CRA que saiu na frente. Aos 22 minutos, Wesley Pacheco ganha a disputa pela bola com a zaga adversária e, na área, toca para Rômulo bater de primeira e abrir o placar. A vantagem seguiu até os acréscimos e, aos 50 minutos, o Bata chegou ao empate. Breno cruzou da esquerda, Alex Choco domina na área e rola para Chileno chutar forte e fechar o placar.

No Estádio Virotão, o clássico regional entre CE Naviraiense e Ivinhema FC teve o time da casa na frente no primeiro tempo. Aos 18 minutos, Augusto toca para Alan Freitas na área pela direita e o camisa 7 acha João Carlos que bateu sem chances para o goleiro Neto, fazendo 1 a 0. O Azulão do Vale chegou ao empate aos 45 minutos do segundo tempo. Pedrinho cruzou da esquerda por baixo e Tuninho, de carrinho, alcançou a bola e desviou para rede, igualando em 1 a 1.

Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o FC Pantanal interrompeu a boa sequência e ficou no empate com o Corumbaense FC. O Tricolor saiu na frente logo aos dois minutos do primeiro tempo em jogada pela esquerda de Joaquim. O cruzamento por baixa na área encontrou Firmino Coruja que mandou para a rede, marcando seu terceiro gol na competição. O empate do Carijó veio aos 18 minutos da etapa final em cobrança de falta de Gustavo próxima ao bico da área pela direita. O lateral bateu no ângulo de Rhuan, que até tentou a defesa, mas não evitou o gol que fechou o placar em 1 a 1.

No Estádio Laertão, com o campo encharcado pelas fortes chuvas na região nos últimos dias, o Costa Rica EC recebeu o Dourados AC e saiu na frente com dois minutos de jogo em jogada de Tcharles pela direita que limpou a jogada e cruzou para Válber, de carrinho, tocar e entrar com bola e tudo para dentro do gol. Nos acréscimos do segundo tempo, a partida chegou a ficar paralisada por mais de 20 minutos para atendimento de Kerlly, que sofreu uma pancada no rosto e precisou ser levado ao hospital. O fato curioso é que a ambulância que levou o atleta chegou a ficar atolada na saída do campo e precisou ser empurrada pelos jogadores. Quando a bola voltou a rolar, no último lance, o DAC chegou ao empate. Da esquerda, Parizotto cruzou na área e Luizinho desviou para vencer Pereira e definir o placar em 1 a 1.

Classificação

Com os quatro jogos terminando iguais, a liderança segue isolada do Operário, com dez pontos. O Bataguassu agora tem oito pontos e completa o G2, zona que classifica direto para a semifinal. Naviraiense e Costa Rica dividem a terceira posição, com sete pontos cada. Em seguida, Costa Rica e DAC completam a zona de classificação, com cinco pontos. O Águia Negra caiu para sétimo, com quatro pontos e o Corumbaense é oitavo, com dois pontos. Também com dois pontos, mas na zona de rebaixamento, estão Ivinhema e CRA, piores que o Carijó nos critérios de desempate.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Professor Luiz Henrique Carvalho da UNIGRAN presidirá Coordenadoria do Confea em 2026


Em um momento histórico para a engenharia de Mato Grosso do Sul e para a UNIGRAN, o engenheiro civil e professor Luiz Henrique Carvalho foi eleito para liderar a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) durante o mandato de 2026.

A eleição ocorreu durante o 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, na capital federal. Atualmente coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN e da Câmara Especializada do Crea-MS, Carvalho assume agora a missão de orquestrar as diretrizes da modalidade em âmbito nacional, representando um fórum consultivo que reúne lideranças de todos os estados brasileiros.

Ao assumir o cargo, Luiz Henrique Carvalho detalhou que sua atuação será fundamentada em um planejamento objetivo, estruturado no tripé: Valorização, Unificação e Inovação. Valorização Profissional: Resgate do papel do engenheiro na sociedade, combate ao sombreamento de funções e defesa do cumprimento do salário mínimo legal. Segurança Jurídica: Harmonização de procedimentos e entendimentos sobre Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) entre todos os conselhos regionais, visando a desburocratização.

Inovação e Ensino: Estímulo à adoção de novas metodologias, como o BIM (Building Information Modeling) e a Inteligência Artificial, tornando a formação acadêmica mais atrativa e conectada com o mercado.

Para o novo coordenador nacional, sua experiência na gestão acadêmica da UNIGRAN é um diferencial que moldará sua presidência no Confea. “A Engenharia do futuro nasce na sala de aula. Minha vivência me dá a clareza de que precisamos de uma conexão real entre o diploma e o canteiro de obras”, afirmou Carvalho.

Ele ressaltou ainda que será um defensor da atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e do combate ao ensino de baixa qualidade. “Valorizar o profissional começa por garantir que a formação seja rigorosa. Fiscalizar não é apenas punir o exercício ilegal; é garantir que o ensino oferecido tenha a infraestrutura que a nossa sociedade exige e merece”, pontuou.

Representando a força do Centro-Oeste, o engenheiro destacou que o dinamismo de Mato Grosso do Sul — impulsionado pelo agronegócio e pela logística — deve servir de exemplo para as diretrizes nacionais. “Fortalecer a Engenharia no MS é dar voz ao estado no coração de Brasília, garantindo que o desenvolvimento regional seja amparado por normas nacionais fortes”, explicou.

Sobre a CCEEC

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) é um órgão consultivo do Confea que atua diretamente na valorização profissional e na proteção da sociedade. O colegiado trabalha para fortalecer a fiscalização dos Creas regionais, padronizar procedimentos técnicos e analisar propostas que impactam diretamente a segurança e o desenvolvimento da infraestrutura nacional.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Com escalada de feminicídios, Lia Nogueira propõe Ronda Maria da Penha para todo MS


Diante do cenário alarmante de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou, durante a primeira sessão ordinária de 2026, um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Ronda Maria da Penha, criando um protocolo permanente de proteção, acolhimento e prevenção à violência doméstica em todo o Estado.
A proposta surge como resposta direta aos dados que revoltam a sociedade sul-mato-grossense. Somente em 2025, 39 mulheres foram vítimas de feminicídio e outras 81 sobreviveram a tentativas de assassinato. Já em 2026, o Estado registrou um feminicídio e duas tentativas, números que reforçam a urgência de ações efetivas.

Casos recentes evidenciam a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta imediata do poder público. No dia 30 de janeiro, em Santa Rita do Pardo, um homem foi preso após agredir a companheira e ameaçá-la de morte. A vítima conseguiu fugir, mas o homem ateou fogo na residência, que foi completamente destruída. O agressor possuía mandado de prisão em aberto e era foragido da Justiça por crime de homicídio. A vítima conseguiu escapar com o filho, mas o caso expôs, mais uma vez, a vulnerabilidade de mulheres que vivem em municípios sem estrutura permanente de proteção.
Para Lia Nogueira, situações como essa reforçam a importância da criação de um protocolo estadual que assegure atendimento, acolhimento e proteção às mulheres, independentemente do município onde vivem. “Esse projeto nasce para garantir que nenhuma mulher fique desassistida. Precisamos assegurar que elas possam denunciar, se sintam acolhidas e protegidas. O Estado precisa dar uma resposta à altura diante dessa onda de violência”, destacou a parlamentar.

O Projeto de Lei institui a Política Estadual de Ronda Maria da Penha, com aplicação supletiva nos municípios que ainda não possuem estrutura própria de proteção às mulheres em situação de violência doméstica. A proposta garante proteção preventiva mínima em todo o território de Mato Grosso do Sul, sem interferir na autonomia municipal, assegurando que nenhuma mulher fique desassistida por ausência de políticas públicas locais.
O protocolo foi elaborado a partir de modelos já em funcionamento no Estado, como os de Campo Grande e Dourados, e prevê, entre outras medidas, a realização de no mínimo quatro visitas preventivas às mulheres com medidas protetivas vigentes, além de orientação sobre direitos e acesso à rede de acolhimento.

O projeto também estabelece a criação de um canal direto de emergência, com atendimento imediato, e autoriza a atuação integrada das forças de segurança, fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Para Lia Nogueira, a iniciativa representa uma resposta concreta do Estado diante do cenário alarmante. “A proteção das mulheres não é uma opção política, é um dever. Enquanto houver violência, não vamos nos calar”, afirmou.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.