Categorias
policia

Casal é preso após ataque com faca contra adolescente em aldeia de Dourados


A Polícia Civil de Dourados, através do SIG (Setor de Investigações Gerais), prendeu um casal suspeito de envolvimento em uma série de agressões com arma branca na Aldeia Jaguapiru. O homem de 36 anos e a mulher, de 27, são investigados por um ataque inicial a uma adolescente de 17.
O primeiro incidente ocorreu no final da tarde de sábado, dia 31 de janeiro, por volta das 17h30. A adolescente foi atacada com golpes de faca, sofrendo ferimentos na região da nuca e na perna direita.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou os primeiros socorros, encaminhando a jovem ao Hospital da Vida. Felizmente, após o tratamento, a vítima recebeu alta e retornou para casa.
O caso teve outro desdobramento nesta sexta-feira (6). O casal retornou ao local e, durante uma nova confusão, a mãe da adolescente tentou intervir fisicamente para proteger a filha, tornando-se o novo alvo da violência.
A mulher foi atingida por uma facada no braço esquerdo e outra no abdômen, utilizando uma faca de serra. Assim como a filha, a mãe também foi socorrida pelo SAMU e levada ao Hospital da Vida para atendimento de emergência.
Após os ataques, o SIG iniciou diligências que culminaram na localização e prisão do casal. Em depoimento formal, o acusado negou ter sido o autor das facadas.
Ele alegou que as agressões, especialmente a segunda, teriam sido praticadas exclusivamente pela mulher, supostamente motivada por ciúmes.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil para esclarecer a dinâmica exata dos fatos, a motivação e a participação de cada um dos detidos nos dois episódios de violência.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

NOTA DE PESAR – Ponta Porã News





A Câmara Municipal de Ponta Porã lamenta o falecimento do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Capiberibe Saldanha.

O corpo será velado na Câmara Municipal de Ponta Porã. Paulo Roberto Capiberibe Saldanha deixou um legado de dedicação e serviço público, tendo atuado como presidente e vice-presidente do TCE-MS, além de deputado estadual e advogado em várias comarcas.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Perseguição e tiroteio deixa mulheres feridas na Capital





Só após interrogar as partes envolvidas, duas mulheres de 22 e 27 anos e um homem de 19, a polícia poderá definir o que teria provocado uma perseguição pelas ruas do Jardim Centro Oeste, que terminou no baleamento das mulheres. O caso ocorreu por volta de 23h sendo que Raiane Marques Espíndola, foi baleada na cabeça, a amiga dela, Maria Clara Araújo Nunes ferida com tiro em uma das pernas, tendo a perseguição e fuzilaria ocorrido quando as duas estavam em um veículo JEEP Compass, trafegando pela Avenida Cafezais, dirigido por Felipe Pereira dos Santos, quando surgiu um Polo branco, ocupado por dois indivíduos encapuzados.

Os indivíduos de imediato passaram a atirar no Jeep cujo condutor fugiu em alta velocidade até parar em determinado ponto e saltar do veículo sem ter sido atingido.

A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados, sendo uma das vítimas socorrida e encaminhada para a Santa Casa enquanto a segunda teria sido socorrida por meios próprios. Sendo que Felipe não foi atingido, aparentemente porque em meio a fuzilaria abandonou o veículo.

Durante os trabalhos, a Perícia apreendeu nove capsulas deflagradas de munição calibre 9 milímetros e ainda um carregador (pente) de pistola contendo aproximadamente 16 munições intactas. O caso foi registrado no CEPOL.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Voucher Desenvolvedor: inscrições para alunos da rede pública terminam neste domingo


Na sua segunda edição, o programa Voucher Desenvolvedor chega na reta final de inscrições, com prazo para o próximo domingo (8). São 124 vagas direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os contemplados terão à disposição um curso gratuito de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

O Voucher Desenvolvedor é mais uma oportunidade de o estudante se qualificar ao mercado de trabalho em uma área que está em plena ascensão. A inciativa é do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS.

Podem participar do processo seletivo estudantes da rede pública de ensino, que estejam no 2° ou 3° ano do ensino médio, que tenham uma renda per capita de até dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas no site do Senac-MS (Clique neste link).

São 124 vagas divididas em cinco cidades: Campo Grande (30), Dourados (30), Ponta Porã (30), Corumbá (14) e Três Lagoas (20). O curso possui 1.200 horas e visa atender a crescente demanda do mercado por profissionais de tecnologia, oferecendo formação técnica gratuita em desenvolvimento de sistemas. Também abre a possibilidade de estágio a partir do sexto mês do curso. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso.

O programa de sucesso integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, que vão estar capacitados para atuar nesta área em expansão”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Ponta Porã capacita entidades para ampliar captação de recursos


Formação gratuita será realizada no dia 9 de fevereiro e vai orientar OSCs sobre elaboração de projetos e acesso a recursos públicos e privados

Representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Ponta Porã e região de fronteira terão a oportunidade de participar, no dia 9 de fevereiro, de uma formação voltada ao fortalecimento institucional e à ampliação da capacidade de captação de recursos. A atividade acontece às 18h, no Auditório do Paço Municipal, e contará com apoio técnico especializado.

A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã e a Itaipu Binacional, e tem como objetivo oferecer consultoria e orientação gratuita para que as entidades consigam acessar recursos públicos e privados de forma mais eficiente e estratégica.

Ao convidar os representantes das instituições da fronteira, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, destacou que captar recursos vai muito além da sorte.

“É método, organização e estratégia. É fundamental aprender a elaborar bons projetos e saber monitorar os editais que financiam ações sociais para obter melhores resultados”, afirmou.

Segundo a secretária, o fortalecimento das OSCs é essencial para o desenvolvimento do município. “Uma cidade forte se constrói com organizações da sociedade civil estruturadas e capacitadas. Essa formação será uma grande oportunidade para aprimorar conhecimentos e ampliar a atuação das entidades”, ressaltou.

A capacitação é direcionada a dirigentes e gestores de OSCs, profissionais de captação de recursos, além de equipes de planejamento e gestão de projetos. Durante o encontro, os participantes terão acesso a conteúdos como: reorganização jurídica e estatutária das OSCs; planejamento estratégico para captação de recursos; elaboração de projetos e propostas para editais; estratégias de captação de recursos públicos e privados; gestão financeira e contábil voltada ao terceiro setor.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdM5YyLMo41swZhFwybQoPqO497WSZDWLFpznlKZxpbZaqJDw/viewform?usp=header



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Jovens são baleadas, uma delas na cabeça, durante peseguição em avenida da Capital





Jovem de 22 anos foi baleada na cabeça após ataque a tiros na noite desta sexta-feira (6/2), na Avenida dos Cafezais, no Bairro Jardim Centro-Oeste, em Campo Grande. Outra moça, de 27, também foi ferida.

Segundo o Campo Grande News, as vítimas estavam em um veículo Jeep Compass quando passaram a ser perseguidas por um carro VW Polo branco, ocupado por dois homens encapuzados. Durante o trajeto, a dupla efetuou diversos disparos contra o carro delas.

No momento do ataque, o condutor do veículo conseguiu pular para fora e não foi atingido. As duas passageiras permaneceram dentro do carro até o fim dos disparos. A jovem ferida na cabeça recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e foi encaminhada à Santa Casa.

A outra vítima também foi ferida e levada para atendimento médico por meios próprios.

Ainda de acordo com o site da Capital, o Jeep ficou crivado de tiros e no local peritos da PC (Polícia Civil) recolheram nove estojos deflagrados de munição calibre nove milímetros, além de um carregador de pistola com cerca de 16 munições intactas.

Equipes da PM (Polícia Militar) isolaram a área para os trabalhos periciais após a conclusão dos procedimentos, o carro foi liberado e entregue a um familiar de uma das vítimas.

Até o momento, nenhum suspeito foi preso e o caso segue sob investigação da PC (Polícia Civil).




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Pai tenta separar briga de filhos e é agredido com tijolada em Dourados


Um homem, de 32 anos, foi preso nesta sexta-feira (6) por prática de violência doméstica. Ele é acusado de agredir o próprio pai, de 56, com uma tijolada. O caso aconteceu na rua Filinto Muller, no Jardim Canaã 1, em Dourados.
O acusado brigava com o irmão por volta das 16h30 desta sexta-feira, dia 06, quando o pai tentou separar os filhos e acabou atingido por um deles com um tijolo deixando um ferimento nas costas.
O suspeito foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde está preso em flagrante.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Nota oficial sobre sinalização no trânsito


A Secretaria Municipal de Segurança vem a público esclarecer informações que vêm sendo divulgadas de forma incorreta a respeito da sinalização implantada em determinado ponto da via urbana, especialmente no que se refere à pintura de sinalização horizontal com a indicação de PARE.

Esclarece-se que o dispositivo em questão não se trata de uma rotatória, mas sim de uma ilha de canalização, implantada com a finalidade de organizar os fluxos de tráfego, reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viária no local.

Diferentemente das rotatórias — nas quais há circulação contínua e prioridade para quem já se encontra no anel —, ilhas de canalização não possuem esse conceito operacional, sendo plenamente permitido, conforme os Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de sinalização de parada obrigatória (PARE) como forma de controle do tráfego.

A implantação do referido dispositivo seguiu critérios técnicos de engenharia de tráfego, levando em consideração o volume de veículos, o histórico do local e a necessidade de acalmamento do trânsito, visando prevenir acidentes e preservar vidas.

Reconhece-se que a semelhança visual entre ilhas de canalização e rotatórias pode gerar dúvidas na população. Por esse motivo, a Secretaria reforçará a sinalização vertical e as orientações educativas, de modo a garantir melhor compreensão por parte dos condutores.

Por fim, a Secretaria reafirma seu compromisso com a segurança viária, a transparência e o respeito à população, destacando que decisões técnicas são tomadas com base em normas, estudos e responsabilidade pública.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025


O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o país, maior número registrado em um ano. O resultado foi celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira (6).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Salvador, destacaram que o número está relacionado às políticas públicas. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente.

Padilha avaliou que o resultado deve ser celebrado também em função da parceria do governo federal com os estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora tem especialistas e atenderam pacientes do SUS. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos.

“Acontece que, por conta da nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, isso estimula os estados, os municípios, os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde.

Atenção básica

Padilha, em entrevista à imprensa, disse que o SUS é o sistema público de saúde que mais faz cirurgia. No país todo, a previsão é distribuir um total de 150 combos cirúrgicos com foco na assistência hospitalar e outros 10 mil combos para unidades básicas de Saúde, aumentando a resolutividade da Atenção Primária no SUS.

Na Bahia, o governo federal fez a entrega de 1.030 combos de equipamentos para ampliar o atendimento no estado nas unidades básicas de saúde. Foram entregues aparelhos como câmara fria para vacinas, balança digital e laser terapêutico para o tratamento de feridas e reabilitação, entre outros para a realização de exames na atenção primária.

“As prefeituras receberam também 575 mil kits de telessaúde, uma revolução no SUS. Estamos entregando, também, mais 107 ambulâncias do Samu, e agora a Bahia tem 100% de atendimento do SUS”, disse Padilha.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Corpo de mulher é achado embaixo de ponte em Campo Grande


Corpo de mulher de identidade ainda desconhecida, foi encontrado na manhã deste sábado (7), debaixo de uma ponte existente no cruzamento da Avenida Ezequiel Ferreira Lima com Ernesto Geisel, na região do Aero Rancho, em Campo Grande. Segundo o apurado pela polícia e perícia, o corpo estava em meio a restos de marmitex, lixo e roupas. O local do achado é espaço usado por pessoas em situação de rua e usuários de entorpecentes.

A princípio, não foram constatados sinais de violência ou marcas de perfuração no corpo, o que indica que a morte pode ter ocorrido por causas naturais. A Polícia Civil e Perícia estiveram no local para os levantamentos enquanto a PM fez o isolamento da área e o Corpo de Bombeiros realizou a remoção do corpo entregue à funerária de plantão. O corpo foi recolhido ao IMOL – Instituto de Medicina e Odontologia Legal.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.