Categorias
agro destaque_home

Trufa de 213 g é encontrada em fazenda do RS e chama atenção pelo tamanho


Descoberta ocorreu em Encruzilhada do Sul (RS); trufa da variedade Sapucay possui um peso bem acima da média encontrada no país



Veja matéria completa aqui!

Categorias
economia

Michael Klein pede destituição de presidente da Casas Bahia e eleição própria


Letreiro de uma loja das Casas Bahia em São Paulo (SP)
Foto: Adobe Stock Photo

As Casas Bahia informou nesta terça-feira (1) que recebeu um pedido de fundos ligados a Michael Klein, da família fundadora da companhia, para convocação de assembleia de acionistas para votação sobre destituição de membros do conselho de administração, incluindo o presidente, Renato Carvalho do Nascimento.

A proposta visava discutir a destituição não só de Nascimento, mas também de Rogério Paulo Calderón Peres do conselho de administração. Ao mesmo tempo, os fundos propõem a eleição de Michael Klein e Luiz Carlos Nannini para os cargos.

De acordo com fato relevante das Casas Bahia, os acionistas, que detêm 9,49% do capital social, também solicitam a caracterização de Luiz Carlos Nannini como membro independente do conselho.

A empresa está analisando o pedido e, após cumprir os requisitos legais, convocará a AGE para deliberar sobre as mudanças propostas na administração.

“A companhia esclarece que o requerimento se encontra em análise pelos seus órgãos competentes e, uma vez cumpridos os requisitos aplicáveis, a companhia convocará a AGE, dentro do prazo legal”, afirmou a empresa no comunicado.

Em março de 2025, a empresa Grupo Casas Bahia propôs aos acionistas a adoção de um mecanismo de “poison pill” para evitar ofertas hostis, como parte de um plano de retenção e estabilidade em meio à alta nas ações, que já sobem mais de 200% no ano.

Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.



Veja matéria completa!

Categorias
mundo

Zelensky diz que Trump ofereceu 15 anos de proteção à Ucrânia após o fim da guerra – Record


O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, anunciou que houve discussões com os Estados Unidos sobre uma possível garantia de segurança por 15 anos. A declaração segue uma reunião com o presidente americano Donald Trump na Flórida. A proposta visa assegurar a Ucrânia contra futuros ataques russos caso a guerra termine.

Zelensky manifestou o desejo de que essa proteção seja similar ao artigo 5 da Otan, o que tornaria qualquer ataque dos russos à Ucrânia uma agressão direta aos Estados Unidos. No entanto, os detalhes de como essa proteção será realizada ainda não foram esclarecidos.

Durante a coletiva de imprensa, Trump mencionou que as negociações para encerrar o conflito estão em fase avançada, com perspectivas de um acordo de paz. Antes do encontro com Zelensky, Trump teve uma conversa telefônica com Vladimir Putin, que ele descreveu como produtiva.

O governo russo informou que um novo telefonema entre Putin e Trump está previsto para continuar as conversações diplomáticas. A guerra na Ucrânia persiste há quase quatro anos, alimentando esforços internacionais por uma resolução pacífica.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!



Veja Matéria completa!

Categorias
brasil

Presidente interina da Venezuela anuncia reforma petrolífera após incursão dos EUA


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, apresentou nesta quinta-feira (15) um projeto para reformar a Lei de Hidrocarbonetos, enquanto ajusta sua relação com os Estados Unidos após o bombardeio que levou à queda de Nicolás Maduro.

Rodríguez levou ao parlamento a mensagem anual de Maduro. Ela era sua vice-presidenta e assumiu o poder após a incursão americana de 3 de janeiro.

Sua gestão avança sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou estar à frente do país e que controlará as vendas de petróleo bruto.

Petroleiras americanas foram convidadas a operar na Venezuela e a investir bilhões de dólares para recuperar a indústria petrolífera, negligenciada durante décadas.

“Trouxemos o projeto de lei de reforma parcial da lei orgânica de Hidrocarbonetos para incorporar os modelos produtivos que estão na lei antibloqueio”, explicou Rodríguez.

A chamada lei antibloqueio é um instrumento legal de 2020 que permitiu investimentos sob um véu de hermetismo para contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2019.

A norma obriga as empresas estrangeiras a se associarem à estatal Petróleos da Venezuela como acionistas minoritárias.

Rodríguez afirma que, com essa reforma, os fluxos de investimento poderão ser incorporados a “novos campos, a campos onde nunca houve investimento e a campos onde não há infraestrutura”.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos publicou um plano para desenvolver a indústria petrolífera venezuelana que prevê investimentos em sua rede elétrica e a recuperação de infraestruturas.

A Venezuela alcançou neste ano uma cota de produção de 1,2 milhão de barris de petróleo, um marco após atingir mínimos históricos em torno de 360 mil barris em 2020, mas ainda longe dos 3 milhões que extraía no início do século.

O petróleo é a principal fonte de receitas da Venezuela, que tem sido afetada pelo embargo americano desde 2019.

© Agence France-Presse



Veja a Matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

CNU2: Resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado


Os resultados preliminares para vagas reservadas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU2) já estão disponíveis para consulta online. A partir desta sexta-feira (16), os candidatos poderão apresentar recursos para revisão da análise de caracterização da deficiência ou da avaliação das autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas.

Para consultar o resultado, é necessário acessar a área do candidato, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br. Caso discorde do resultado, o candidato tem até o dia 19 de janeiro para apresentar recurso acessando o menu “interposição de recursos”, na área do candidato.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 15.903 candidatos participaram dessa etapa, podendo concorrer simultaneamente em diferentes modalidades de cotas. Desse total, 14.659 se declararam negras, 634 indígenas e 616 quilombolas.

Participaram do Procedimento de Caracterização da Deficiência 4.201 candidatos, por meio de atendimento virtual realizado por uma equipe interdisciplinar composta por três profissionais, inclusive um médico.

Próximas etapas

A divulgação da nota preliminar da prova discursiva e a disponibilização do espelho de correção estão previstas para 23 de janeiro, com prazo para apresentação de recurso entre os dias 26 e 27 do mesmo mês.

O resultado definitivo dos recursos para revisão das notas da avaliação de título, da prova discursiva e da verificação documental e caracterização da deficiência deve ser divulgado no dia 18 de fevereiro. A classificação final está prevista para o dia 20 de fevereiro, quando será realizada também a convocação para manifestação de interesse das vagas de preenchimento imediato.

De acordo com o MGI, 2.480 candidatos serão chamados para ocupar as vagas imediatamente após a homologação do resultado final e 1.172 vagas serão preenchidas em curto prazo​.

Nesta edição, o CNU2 deverá preencher 3.144 vagas para nível superior e 508 para nível intermediário, em 32 órgãos do governo federal.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Jovem brasileiro é assassinado a tiros em Pedro Juan Caballero


Um jovem brasileiro identificado como Rodrigo Cristaldo Pereira, de 23 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (15), no bairro Obrero, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na linha de fronteira com Ponta Porã.

Segundo as primeiras informações apuradas no local, Rodrigo estava em frente à própria residência quando foi surpreendido pelo autor dos disparos. Mesmo ferido, ele ainda tentou se refugiar dentro da casa, mas acabou caindo na sala e morreu antes de receber atendimento médico.

Equipes da Polícia Nacional do Paraguai e peritos do Departamento de Homicídios estiveram no local para os levantamentos iniciais e coleta de evidências. Até o momento, não há informações oficiais sobre a motivação do crime nem sobre a identidade do autor, que teria fugido após os disparos.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro destaque_home

Produção de soja em 25/26 deve ser de 182,2 milhões de toneladas, aposta Rally da Safra


Ausência de problemas extremos e a expansão moderada da área plantada trouxeram mais tranquilidade ao produtor



Veja matéria completa aqui!

Categorias
economia

Fortescue: Veto do ONS à energia ameaça projeto de hidrogênio verde de R$20 bi no CE


A Fortescue está trabalhando com o governo brasileiro em formas de viabilizar sua unidade de fabricação de hidrogênio verde em Pecém (CE) após uma importante autorização negada, disse um executivo da companhia australiana nesta terça-feira.

Com 1,2 gigawatt (GW) de capacidade de eletrólise e investimentos estimados em R$20 bilhões, a planta projetada pela Fortescue vem avançando nas fases de engenharia e análise de custos, mas teve acesso à rede elétrica negado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que impede o abastecimento da planta com a energia renovável necessária para a produção do combustível.

A negativa pode atrasar a decisão final de investimento prevista para 2026.

“Todos os projetos grandes de hidrogênio, como também de data centers, tiveram parecer de acesso negado, por questões do ONS, que quer fazer estudos… Não estou questionando isso, a questão agora é que temos que dar resposta para os investidores, porque causa insegurança jurídica”, afirmou Luís Viga, country manager da Fortescue no Brasil, a jornalistas após participar de evento.

Segundo o executivo, depois de o problema ter sido apontado, o Ministério de Minas e Energia já encomendou estudos para uma expansão da rede de transmissão de energia da ordem de 4 GW, sendo que parte dessa ampliação poderá atender o projeto de hidrogênio da mineradora.

“Essa (expansão da) transmissão está com prazo hoje para 2032… Os projetos que já estão começando, com a decisão de investimento mais próxima para gerar emprego, renda, arrecadação fiscal, tem uma necessidade para 2029. Então, o desafio é trazer de 2032 para 2029 essa conexão”.

Viga apontou que o desenvolvimento da planta de hidrogênio verde em Pecém, que é prioritário para a companhia no mundo, está dentro do cronograma para a tomada da decisão final de investimentos em 2026, mas que isso pode atrasar se o problema da conexão à rede elétrica não for solucionado.

“Hoje a gente consegue resolver ainda, mas vamos ter que andar rápido”, disse.

O executivo defendeu que a indústria interessada em produzir hidrogênio verde no Brasil precisa confirmar sua “vontade de realmente fazer”, uma vez que esses projetos são grandes consumidores de energia e o sistema elétrico precisará ser ampliado para dar conta dessa nova carga, elevando os custos a todos os consumidores do país.

Segundo ele, uma forma de garantir o comprometimento de investidores em prosseguir com os projetos de hidrogênio verde é exigir garantias bancárias, como tem sido feito em países da Europa.

O country manager da Fortescue afirmou ainda que a companhia já tem alguns “offtakers” (consumidores) identificados para sua produção de hidrogênio verde do Brasil.

“A gente está em um processo de fechamento dos nossos custos. Temos quatro empresas ‘triple A’ de engenharia contratadas, que estão terminando a engenharia agora na metade do ano… Com os custos (definidos), a gente vai no mercado falar com os ‘offtakers para começar a discutir contratos firmes”.

 (Por Letícia Fucuchima)



Veja matéria completa!

Categorias
mundo

Polícia da Turquia prende suspeitos em operação contra o Estado Islâmico – Noticias R7


A polícia da Turquia prendeu 357 suspeitos em uma operação contra o Estado Islâmico. Segundo o ministro do Interior, as autoridades realizaram buscas simultâneas em 21 províncias do país.

Durante a ação, pelo menos oito policiais ficaram feridos. No dia anterior, forças de segurança entraram em confronto com militantes do grupo extremista, e nove pessoas morreram.

De acordo com as investigações, os suspeitos planejavam ataques terroristas durante as festas de final de ano.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!



Veja Matéria completa!

Categorias
brasil

Mega-Sena acumula para R$ 41 milhões sem ganhadores no concurso 2.960


O concurso 2.960 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (15) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve vencedores para o prêmio principal. As dezenas sorteadas foram 03, 13, 15, 16, 46 e 47.

Com a ausência de acertadores das seis dezenas, o prêmio acumula para R$ 41 milhões no próximo sorteio, programado para sábado (17).

Na quina, 46 apostas foram premiadas, com cada ganhador recebendo R$ 38.114,61. Já na quadra, 3.175 apostas acertaram as quatro dezenas e receberão R$ 910,23 cada.



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.