Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

DOF apreende mais de 2 toneladas de maconha em Rio Brilhante


Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na madrugada desta sexta-feira (23), em Rio Brilhante, 2.082 quilos de maconha que eram transportados em uma caminhonete Nissan Frontier e em um Jeep Compass, ambos com registro de roubo no Estado de São Paulo.

Os militares estavam em patrulhamento na Estrada do Suez, zona rural do município, quando receberam a informação de transeuntes de que dois veículos estariam trafegando de forma suspeita, sendo que um deles aparentava estar sendo guinchado. Durante buscas, as equipes localizaram os automóveis na estrada.

Dois indivíduos que estavam nos veículos, ao perceberem a presença do DOF, abandonaram os carros e fugiram a pé em meio a uma área de mata. Buscas foram realizadas na região, porém nenhum deles foi localizado.

Em checagem às placas afixadas, os policiais constataram que a caminhonete Nissan Frontier possuía registro de roubo em outubro do ano passado em Ribeirão Preto e o Jeep Compass também apresentava queixa de roubo, em outubro de 2025, na cidade de Valinhos, ambas em São Paulo.

Os veículos e a droga apreendida, avaliados em aproximadamente R$ 4,2 milhões, foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. Buscas seguem na região em busca dos fugitivos.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Terminam nesta sexta-feira inscrições para o Sisu 2026


Os interessados em participar do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até esta sexta-feira (23).

Uma das novidades desta edição é que quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo. É obrigatório, ainda, já ter concluído o ensino médio.

O Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior – a maior oferta da história, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Como participar do Sisu

A inscrição para o Sisu é gratuita. O candidato deverá realizá-la exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O participante poderá se inscrever em até dois curso e indicar sua preferência como primeira e segunda opção.

Ao se inscrever, é preciso preencher, obrigatoriamente, um cadastro socioeconômico. O candidato que deseja concorrer às modalidades de reserva de vagas, previstas na Lei de Cotas e nas ações afirmativas próprias das instituições, deve fazer a opção no momento da inscrição.

Como é feita a seleção

A seleção do candidato será com base na nota do Enem de 2023 a 2025 que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. O participante não pode ter tirado nota zero na redação.

Aos candidatos que participaram de mais de uma das últimas edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a edição que oferece a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida.

As notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.

O resultado da única chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, conforme prevê o edital.

Vagas

Na edição com número recorde de vagas, o MEC destaca que o Sisu 2026 incluiu novos campi no processo seletivo e a ampliou os cursos de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas.

Considerando apenas as vagas reservadas, no contexto da Lei de Cotas e demais ações afirmativas próprias das instituições de ensino, são mais de 148,9 mil vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantes egressos de escolas públicas ou comunitárias, além de pessoas com deficiência. Esse quantitativo corresponde a 54,3% de todas as vagas disponibilizadas.

Sobre os cursos, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais de 18 áreas. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas e terão direito ao incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050, durante todo o curso.

A universidade com o maior número de vagas no Sisu é a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005.

A lista dos cursos com mais vagas é liderada por pedagogia, com 10.145 oportunidades. Na segunda posição está o curso de administração (9.462) e, na sequência, matemática (9.332 vagas).

Ferramenta

Para apoiar os estudantes no processo de escolha do curso, o portal do Sisu disponibiliza a consulta às vagas de cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência. A plataforma possibilita acompanhar as informações como número de vagas e notas de corte parciais, durante o período de inscrições do Sisu.

Sisu

O programa federal tem como objetivo de ampliar o acesso dos estudantes do ensino médio a instituições públicas de educação superior, por meio do Enem. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

CNU 2025: resultado e espelho de discursiva são divulgados hoje


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga, a partir de 18 horas desta sexta-feira (23), a nota preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) dos participantes desta segunda fase.

Também vai ficar disponível o espelho da prova discursiva de cada candidato para os blocos temáticos de 1 a 7 (nível superior), e da redação, para os blocos 8 e 9 (nível intermediário).

A consulta individual do resultado preliminar e o detalhamento das notas, com os itens avaliados é feita na área do candidato, na página eletrônica da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca examinadora do certame.

As notas preliminares também serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em edição extra, ainda nesta sexta-feira.

Espelho da prova

O espelho da prova do CNU 2025 é a imagem digitalizada em PDF e da prova discursiva entregue pelo candidato no dia da prova.

A área do resultado disponibilizada mostra como a banca corrigiu, seguindo os critérios do edital. Nele, a correção aparece separada por itens, como: conteúdo, argumentação, clareza, organização do texto e domínio do tema. Em cada item, aparece a nota que o candidato recebeu da banca avaliadora da FGV.

Recurso

Aqueles que não concordarem com a nota preliminar da prova discursiva podem entrar com eventuais pedidos de revisão das notas a partir desta segunda-feira (26). De acordo com o edital do processo seletivo, o prazo de dois dias termina na terça-feira (27).

Os eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva devem ser interpostos na área do candidato, com login e senha da plataforma Gov.br.

O resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e o resultado definitivo da prova discursiva serão divulgados em 18 de fevereiro.

CNU 2025

O MGI informa que dos mais de 42 mil aprovados na primeira fase e, portanto, habilitados para fazer prova discursiva, cerca de 8,5 mil não compareceram a este segundo dia de provas, realizado em 7 de dezembro. Uma abstenção de aproximadamente 17%.

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Do total, 3.144 são para cargos de nível superior e outras 508, de nível intermediário.

O MGI explica que entre as mais de 3,6 mil vagas, 2.480 vagas são de preenchimento imediato e as demais vagas (1.172) para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados​.

Ao todo, o chamado Enem dos Concursos registrou 761.528 inscrições confirmadas, com pessoas inscritas de todos os estados brasileiros, de 4.951 municípios. As provas do certame foram aplicadas em dois dias, diferentemente do que ocorreu na primeira edição do concurso unificado, em 2024.

De acordo com o cronograma oficial, a previsão de divulgação do resultado, com as listas de classificação (vagas imediatas e lista de espera) é 20 de fevereiro.

Dúvidas

Informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado 2025 podem ser obtidas pelo telefone 0800 591 0452 e pelo e-mail cpnu2@fgv.br e no edital público de abertura do concurso.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo





As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). O objetivo é antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais dos dias 28, 29 e 30 de janeiro.

O INSS informou que, nos casos em que o beneficiário preferir atendimento em um dia útil, será providenciado o reencaixe.

Os canais remotos de atendimento como o Meu INSS, por site e aplicativo, e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

Manutenção

Na próxima quarta-feira (28), quinta-feira (29) e sexta-feira (30) as agências do INSS em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os canais remotos de atendimento Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 também ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

A medida, segundo o INSS, é necessária para a modernização dos sistemas, para assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Jovem denuncia estupros praticados pelo padrasto em Dourados


Uma jovem, moradora em Dourados, procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) nesta semana para denunciar ter sido vítima de estupros praticados pelo padrasto desde que ela tinha dez anos. Ela relatou aos policiais que residia com a mãe e o homem, desde os oito anos, no Bairro Parque das Nações II, e recentemente completou a maior idade.

Segundo o boletim de ocorrência, quando completou dez anos, o esposo da mãe iniciou os abusos. A vítima contou que tentava resistir, porém, sofria intimidações e ameaças e, por isso, se manteve em silêncio.

Entre as coações, o homem falava para a enteada que, se ela contasse algo, diria que ela o seduzia. Os abusos continuaram até a vítima começar um namoro e ela afirmar ao padrasto que o denunciaria.

Apesar disso, o comportamento do homem mudou para atitudes de controle excessivo, ciúmes e restrições. Incentivada pelo atual namorado, com quem se relaciona há sete meses, ela decidiu buscar ajuda.

Ainda conforme o relato da jovem, ela revelou os abusos à mãe há alguns meses, mas não foi acreditada, diante disso, ela se afastou da genitora, o que chamou atenção do pai e da madrasta. Questionada, ela relatou tudo o que havia vivido e acabou sendo acolhida pelo casal.

O pai e a madrasta avisaram a mãe da jovem que procurariam a polícia e, desde então, a mãe passou a exigir que a filha retorne à residência e impedindo que terceiros retirem seus pertences do local. A vítima solicitou medidas protetivas de urgência tanto contra o padrasto, quanto contra a mãe.

O caso segue sob investigação.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025.

Lula informou a decisão ao presidente da China, Xi Jinping, em conversa por telefone na noite desta quinta-feira (22).

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (23), o Palácio do Planalto explicou que a isenção ocorre no contexto da ampliação da cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”.

A política de isenção de visto da China passou a incluir os cidadãos brasileiros desde 1º de junho de 2025, com validade de um ano que posteriormente foi ampliada até 31 de dezembro de 2026.

A medida também inclui outros países sul-americanos (Argentina, Chile, Peru e Uruguai) no total de 45 nações que fazem parte da política unilateral chinesa.

O objetivo é facilitar o intercâmbio de pessoas entre o país asiático e outras regiões, no contexto de aproximação da China com a América Latina e outros blocos.

Brasil, Argentina e Chile estão entre as cinco maiores economias da região. Desde 2024, a maioria dos países europeus, bem como Japão e Coreia do Sul, não precisam de visto para viajar para a China.

Os portadores de passaportes comuns válidos desses países, são isentos da exigência de visto ao entrarem na China para fins de negócios, turismo, visita a familiares ou amigos, intercâmbios e trânsito. Eles podem permanecer no país por no máximo 30 dias sem visto.

Telefonema

O telefonema entre Lula e Xi Jinping durou cerca de 45 minutos. Os dois líderes conversaram sobre o adensamento das relações bilaterais desde a visita do presidente Xi ao Brasil e a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, em novembro de 2024. A iniciativa eleva a pareceria estratégica entre os dois países.

“A esse respeito, destacaram as sinergias entre os respectivos projetos nacionais de desenvolvimento, em especial nas áreas de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia”, diz a nota da presidência do Brasil sobre a conversa.

Com relação ao cenário global, segunda a nota, Lula destacou que Brasil e China são países que detêm “papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio”.

“Nesse contexto, os presidentes Lula e Xi reiteraram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo.”

A agência de notícias estatal da China, a Xinhua, também divulgou informações sobre o telefonema e acrescentou que Xi Jinping disse a Lula que China e Brasil devem salvaguardar os interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel central das Nações Unidas em meio à “situação internacional turbulenta”.

“A China está comprometida em ser sempre uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe (ALC), e em avançar juntos na construção da comunidade China-ALC com um futuro compartilhado, destacou [Xi]”, diz a Xinhua.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Parcerias ampliam diagnóstico e vigilância de doenças infecciosas em MS


Com foco no fortalecimento da vigilância em saúde e na ampliação do acesso a exames especializados, a SES mantém uma parceria estratégica com a UFMS para o desenvolvimento de diagnósticos laboratoriais e pesquisas voltadas às doenças infecciosas e parasitárias.

A cooperação envolve o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias e o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que atuam no apoio à rede estadual de saúde, especialmente em áreas onde ainda não há exames disponíveis na rotina do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a integração entre gestão pública e universidade é essencial para fortalecer a rede de diagnóstico no Estado. “Essa parceria com a UFMS é estratégica para qualificar a vigilância em saúde em Mato Grosso do Sul. Ao integrar pesquisa, inovação e assistência, conseguimos ampliar o acesso a exames especializados, fortalecer o diagnóstico de doenças negligenciadas e oferecer uma resposta mais eficiente à população”, destacou Maymone.

Diagnóstico de doenças negligenciadas e apoio à vigilância

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, Anamaria Paniago, a parceria permite transformar pesquisa em benefício direto para a população.

“Essa cooperação é fundamental para a pesquisa aplicada à saúde pública, especialmente no diagnóstico de doenças negligenciadas, para as quais ainda não existem exames disponíveis no SUS. Com o apoio da SES, os laboratórios da universidade contribuem diretamente para o diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias no Estado, beneficiando principalmente os pacientes em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou Paniago.

Parceria iniciada em 2019 e ampliada na pandemia

A parceria entre a SES e a UFMS foi formalizada em 2019, por meio de um acordo de cooperação voltado inicialmente à realização de exames desenvolvidos no próprio laboratório da universidade para a vigilância das micoses sistêmicas, ampliando a capacidade diagnóstica do Estado.

Durante a pandemia de covid-19, a cooperação foi ampliada com a atuação direta do laboratório no apoio à testagem da população. Com apoio do Governo Federal, a equipe participou do atendimento em sistema de drive-thru e realizou mais de 45 mil exames, fortalecendo a integração entre a universidade e a Secretaria de Estado de Saúde.

Atualmente, um novo acordo de cooperação prevê investimentos em tecnologias voltadas ao diagnóstico de doenças negligenciadas e o planejamento de novas ações para os próximos anos, com foco na vigilância contínua e no fortalecimento permanente da rede estadual de diagnóstico.

Para o biólogo e professor responsável pelo Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, James Venturini, a parceria tem papel decisivo na consolidação da vigilância em saúde no Estado. “Desde 2019, essa cooperação tem permitido ampliar a realização de exames especializados, apoiar a resposta em momentos críticos como a pandemia e investir em novas tecnologias para o diagnóstico de doenças negligenciadas. Agora, estamos planejando os próximos passos para fortalecer ainda mais a vigilância dessas doenças nos próximos anos”, concluiu Venturini.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Primeira rodada do Campeonato Estadual tem 5 jogos neste sábado


Cinco jogos neste sábado (24) movimentam a primeira rodada da 48ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Todos os dez clubes entram em campo, incluindo os dois que subiram da Série B. A primeira fase segue até o dia 1º de março, quando serão definidos os classificados para as fases eliminatórias e os dois rebaixados.

Oficialmente, o Campeonato Estadual começou no último domingo (18), com a vitória do Operário FC sobre o FC Pantanal por 3 a 0, em partida válida pela sétima rodada e antecipada a pedido dos clubes. Agora, a competição tem a estreia de todos os outros participantes.

A rodada começa com dois jogos às 16h. No Estádio Mário Pinto (Noroeste), o CR Aquidauana estreia na Série A recebendo o Costa Rica EC com arbitragem de Guilherme Augusto Hickmann, auxiliado pelos assistentes Marcelo Grando e Fabiana Nunes Fabrão. O quarto árbitro é Willian Arakaki Antunes. O primeiro jogo do CRA na primeira divisão ter transmissão com imagens no canal oficial do clube no YouTube.

Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o Pantanal mira reabilitação e tem pela frente o EC Águia Negra, mais campeão do interior, com quatro títulos. O time campo-grandense, semifinalistas nas duas últimas edições, pode ter novidades em relação ao time do último fim de semana. O árbitro da partida é Paulo Henrique Salmázio e tem nas laterais os assistentes Cláudio Henrique Verão e Adanclei Neves Barros. O quarto árbitro é Fábio Silva de Oliveira.

No Estádio Arthur Marinho, às 17h, o Corumbaense FC estreia na competição recebendo o atual bicampeão, Operário. O confronto de alvinegros deve atrair um grande público, mas pode ser acompanhada também pelo canal do Carijó da Avenida no YouTube. A arbitragem será comandada por Marcos Mateus Pereira, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Renan Faustino Corrêa. O quarto árbitro é Josué Aires Graúna.

Os dois últimos jogos acontecem às 18h. No Estádio Pereirão tem a estreia do campeão da Série B Estadual ano passado. AA Bataguassu manteve técnico e a base que colocou o time na primeira divisão e agora recebe o CE Naviraiense com transmissão no canal oficial do Bata no YouTube. A arbitragem é de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Elita Maria e Wescley da Silva Marques. O quarto árbitro é Carlos Henrique Linhares Martins.

No Estádio Saraivão, duelo entre dois clubes da região sul do Estado. Vice-campeão ano passado, o Ivinhema FC começa a competição recebendo o Dourados AC em jogo com arbitragem de Raphael de Souza Cosmo, junto com os assistentes Luiz Felipe de Oliveira e Ana Paula dos Santos. O quarto árbitro é Maicon Alex Ristof.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Polícias Civil e Militar fecham “bocas de fumo” que funcionavam em condomínio; 4 pessoas são presas


Quatro pessoas foram presas durante ação conjunta da PC (Polícia Civil) e PM (Polícia Militar) contra o tráfico de drogas ocorrida na manhã desta quinta-feira (22/1), no condomínio Ema, em Três Lagoas, no leste do estado.

Segundo a polícia, no residencial, funcionavam três “bocas de fumo” que foram desmanteladas após várias denúncias recebidas por outros moradores do local.

Os condôminos relataram intensa circulação de usuários de drogas nas passarelas do condomínio, principalmente para a aquisição de crack.

Ontem, durante as diligências, as equipes policiais identificaram três apartamentos distintos. Apesar de localizados em imóveis diferentes, as drogas apreendidas apresentavam características semelhantes de embalagem e forma de acondicionamento, o que indica, em tese, que os pontos de venda possam estar vinculados a um mesmo responsável.

No primeiro imóvel, localizado no Bloco C, dois homens foram flagrados no interior do apartamento manipulando entorpecentes. Após tentativa de fuga, ambos foram contidos e, no local, foi apreendida grande quantidade de crack, cocaína e maconha, além de dinheiro em espécie, balanças de precisão, aparelho celular, liquidificador utilizado no preparo de drogas e diversos materiais destinados ao fracionamento e embalagem dos entorpecentes.

Constatou-se que o imóvel não era utilizado como residência, funcionando exclusivamente como ponto de venda de drogas.

No segundo ponto, situado no Bloco P, outro indivíduo foi abordado na entrada do apartamento, sendo encontradas com ele porções de crack e cocaína. Durante buscas no interior do imóvel, os agentes localizaram outras porções das mesmas substâncias, todas prontas para comercialização, além de materiais utilizados para o embalo da droga.

Já no terceiro apartamento, localizado no Bloco O, uma mulher foi abordada e flagrada com porções de crack. Após autorização para buscas no imóvel, os policiais localizaram mais entorpecentes ocultados no interior do apartamento, além de dinheiro, aparelhos celulares e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.

Ao todo, quatro pessoas foram presas e conduzidas, juntamente com as drogas e materiais apreendidos, à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permaneceram à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para apurar a eventual ligação entre os pontos de venda e identificar outros envolvidos.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. De acordo com a Anvisa, o produto foi proibido por ter origem desconhecida, sendo vendido pela loja online Shopee. Além disso, explicou a agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua importadora, foi extinta. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Doce de leite e sal grosso

A agência impôs restrições de comercializações do sal grosso da marca Marfim e do doce de leite da São Benedito.

Fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, o lote 901124 do sal grosso Marfim foi suspenso por ter reprovado no teste de teor de iodo, que foi considerado insatisfatório. De acordo com a Anvisa, o lote deve ser recolhido. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.

Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, da empresa JF Indústria Comercio de Doces e Laticínios, com data de fabricação de 25 de junho de 2025, não poderá ser comercializado, distribuído e nem consumido. De acordo com a Anvisa, o lote desse produto não estava identificado. Além disso, foi reprovado no teste de ácido sórbico, conforme publicado no DOU. O ácido sórbico é um conservante que tem o propósito de evitar que microrganismos causem deterioração dos alimentos.

A Agência Brasil procurou as empresas responsáveis pelas marcas Marfim e São Benedito, mas elas ainda não se manifestaram sobre as decisões da Anvisa. Já a empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi encontrada.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.