Categorias
policia

BC decreta liquidação do Banco Pleno, presidido por ex-sócio do Master


Agência Brasil*

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno. Anunciada nesta quarta-feira (18), em Brasília, a medida inclui nesse regime especial a Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliários – integrante do conglomerado prudencial Pleno.

Segundo a autoridade monetária, trata-se de conglomerado de porte pequeno, enquadrado no segmento S4 da regulação prudencial, tendo como instituição líder o Banco Pleno. Este conglomerado detém, de acordo com o BC, 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional.

Banco Master

Anteriormente conhecido como Banco Voiter, o Banco Pleno integrava, até meados de 2025, o conglomerado financeiro do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro, alvo da Operação Compliance Zero.

A operação investiga a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal. Segundo as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.

Pleno

O Banco Pleno é comandado por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio do Banco Master.

“A liquidação extrajudicial [do Banco Pleno e de sua distribuidora] foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez, bem como por infringência às normas que disciplinam a sua atividade e inobservância das determinações do Banco Central do Brasil”, justificou, em nota, o BC.

Outras medidas podem ser tomadas pela autoridade monetária para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. Caso as suspeitas de irregularidades se confirmem, serão adotadas medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes.

Entre as medidas previstas está a indisponibilidade dos bens de controladores e administradores do conglomerado prudencial Pleno.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

CBF confirma data da estreia do Operário na Copa do Brasil


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última segunda-feira (16) a tabela detalhada referente à segunda fase da Copa do Brasil 2026. Esta etapa do torneio será disputada entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março. O Operário FC é uma das 74 equipes que ingressam nesta fase e se juntam aos 14 times que avançarem da primeira fase. Os confrontos são definidos em jogo único e os vencedores seguem na disputa. Em caso de empate, o classificado sai na disputa de pênaltis.

O adversário do Galo, definido por sorteio, é o ASA-AL e o time sul-mato-grossense não deu sorte na definição do mando do confronto e vai decidir a vaga na terceira fase em Arapiraca (AL). Segundo a tabela, a partida acontece na próxima quarta-feira (25), às 19h (MS), no Estádio Coaracy Fonseca.

Antes da viagem para Alagoas, o Operário joga pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense. Domingo (22), às 15h, encara, no Estádio Virotão, o CE Naviraiense. O vencedor garante vaga antecipada na fase semifinal da competição.

Ivinhema FC e FC Pantanal são os outros times sul-mato-grossenses que podem estar na segunda fase da Copa do Brasil. Os dois entram em campo nesta quarta (18), às 19h30. O Azulão do Vale recebe o Independente-AP no Estádio Saraivão e o Tricolor visita o Ji-Paraná-RO, no Estádio Biancão.

Se avançar, o Pantanal volta a jogar na quarta-feira (25), às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, contra o Ypiranga-RS. No caso do Ivinhema, se passar a primeira fase, joga mais uma vez em casa, contra o Volta Redonda-RJ, no dia 4 de março, às 18h.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Unidos do Viradouro, a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro


O resultado foi confirmado na tarde desta quarta-feira (18), após a apuração das notas do Grupo Especial da Cidade do Samba, situada na Gamboa, região portuária do Rio. A escola da Zona Sul de Niterói homenageou em vida um dos maiores nomes da folia carioca, o Mestre Ciça. Com o enredo Pra cima, Ciça!, relembrou os 50 anos de carnaval de Moacyr da Silva Pinto, de 69 anos.

Terceira escola a desfilar na última segunda-feira (16), a Viradouro teve apresentação composta por surpresas. Além de emocionar o público, levou muitos dos componentes às lágrimas. A conquista mais recente vem apenas dois anos da última. Em 2024, a vermelho e branco de Niterói venceu o terceiro título da própria história com um enredo sobre uma serpente mística.
Como já esperado, a votação na corrida pela taça foi acirrada. O título da Viradouro veio com apenas um décimo de diferença. A escola de Niterói somou exatos 270 pontos. Em segundo, veio a 15 vezes campeã, Beija-Flor, com 269.9 pontos. Mesma pontuação da também tri-campeã Unidos de Vila Isabel. Em quarto, veio Salgueiro, com 269.7 pontos.

Maiores campeões do carnaval carioca, Mangueira (20 títulos) e Portela (22 títulos) foram 6ª e 10ª colocadas, respectivamente. Com 264.6 pontos, a rebaixada da vez foi a Acadêmicos de Niterói. A escola que disputará a divisão de acesso em 2027 contou com enredo responsável por homenagear o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026.

Os jurados avaliaram nove quesitos para definir as colocações das 12 escolas na busca pelo posto de campeã. Eles foram, em ordem: Comissão de frente; Bateria; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Alegorias e Adereços; Harmonia; Fantasia; Enredo; Evolução; e Samba Enredo. O corpo de jurados contou com 54 integrantes votantes.

As seis agremiações mais bem colocadas voltarão à Marquês de Sapucaí neste sábado (21). O tradicional Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro colocará na avenida Mangueira as escolas em ordem crescente. Pimeiro, desfilará a sexta colocada, Mangueira. Em seguida, a quinta, Imperatriz, e assim por diante. A campeã, Unidos do Viradouro, encerrará o desfile, já na madrugada de domingo (22).

O carnaval do Rio de Janeiro 2026:

1ºlugar- Viradouro, 270.0 pontos (campeã)

2º lugar – Beija-Flor, 269.9 pontos
3º lugar – Vila Isabel, 269.9 pontos
4º lugar – Salgueiro, 269.7 pontos
5º lugar – Imperatriz, 269.4 pontos
6º lugar – Mangueira, 269.2 pontos
7º lugar – Unidos da Tijuca, 268.7 pontos
8º lugar – Grande Rio, 268.7 pontos
9º lugar – Tuiuti, 268.5 pontos
10º lugar – Portela, 267.9 pontos
11º lugar – Mocidade, 267.4 pontos
12º lugar – Acadêmicos de Niterói, 264.6 pontos (rebaixada)



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Tarde de caos: tempestade provoca estragos e assusta moradores em Ponta Porã





O que era para ser apenas mais uma tarde de quarta-feira terminou em susto, prejuízo e correria no centro de Ponta Porã. Uma forte tempestade atingiu a região central do município nesta quarta-feira (18/2), trazendo ventos intensos, chuva forte e queda de granizo, deixando um rastro de destruição.

Em poucos minutos, ruas ficaram tomadas por galhos e árvores arrancadas pela força da ventania. O temporal também provocou interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos do centro, deixando comerciantes e moradores no escuro.

Uma das situações mais graves ocorreu quando parte de um poste de energia foi arrancada e caiu sobre um veículo. O carro ficou bastante danificado. Em outro ponto da cidade, uma placa foi derrubada pelo vento e atingiu um automóvel estacionado, que praticamente ficou destruído com o impacto.

Motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar, já que algumas vias ficaram parcialmente bloqueadas por árvores e destroços. O cenário foi de apreensão e alerta, especialmente por conta do risco de fios energizados espalhados pelas ruas.

Apesar do susto e dos prejuízos materiais, até o momento não há confirmação oficial de vítimas graves. Equipes trabalham na remoção das estruturas comprometidas e no restabelecimento da energia elétrica.

A orientação das autoridades é para que a população evite circular por áreas com postes danificados, fios caídos ou árvores instáveis, mantendo atenção redobrada até que a situação seja completamente normalizada.




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Motociclista atropelado por empresário que estava embriagado morre no Hospital da Vida


Luiz Henrique Oliveira Rosa, de 29 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (18/2), no HV (Hospital da Vida). Ele foi atropelado por uma caminhonete S10, conduzida pelo empresário do ramo imobiliário de Dourados, Ricardo Boschetti Medeiros, de 40, na noite de segunda (16/2), na BR-163, saída para Caarapó.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MOTO_S10-990x557.jpgO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MOTO_S10-990x557.jpg
Traseira da moto ficou presa na S10; Foto: Arquivo/Leandro Holsbach

O rapaz pilotava uma motocicleta, quando foi praticamente “engolido” pela caminhonete. Ele foi socorrido em estado gravíssimo para o Hospital da Vida, com traumatismo craniano, conforme apurou a reportagem no local do acidente.

Ricardo que estava embriagado e tentou fugir, foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e nesta terça-feira (17/2), ganhou a liberdade após audiência de custódia, devendo cumprir medidas cautelares, como “1) comparecer todas vezes que for intimado para atos do inquérito e da instrução criminal e julgamento; 2) não mudar de residência, sem prévia autorização judicial e não se ausentar da Comarca por mais de 8 dias, sem comunicar o Juízo, 3) recolhimento domiciliar no período noturno, entre as 22h00 e 6h00, finais de semana e feriados, períodos em que poderá colocar em risco a população com o uso desequilibrado de bebida alcoólica”.

Após ser detido na noite do acidente, o empresário foi autuado em flagrante e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). Ele responderá por homicídio culposo na direção de veículo automotor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é RICARDO-990x745.jpgO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é RICARDO-990x745.jpg



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (18), em Brasília, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2026, com o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14).

Com o tema “Fraternidade e Moradia”, a Igreja católica trata da realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada.

A CNBB esclarece que esta edição da campanha foi inspirada em uma sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas. O objetivo é provocar uma reflexão sobre a habitação como um direito fundamental e a “porta de entrada” para outros direitos, como saúde, segurança, educação e dignidade.

Na abertura, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, destacou que ter moradia segura não é um privilégio.

“Não podemos naturalizar que alguém viva sem teto e aceitar que crianças cresçam em áreas de risco. Não podemos considerar inevitável que a desigualdade determine quem tem direito a morar com dignidade. A moradia não é privilégio, é condição básica para o exercício de outros direitos”, defendeu o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers.

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre da Diocese da Campanha (MG), Jean Poul Hansen, leu a mensagem do Papa Leão XIV para a campanha. Ele recordou que a Sagrada Família viveu o drama da falta de abrigo em Belém e o menino Jesus nasceu em uma manjedoura presépio, o que o identifica com aqueles que não têm um teto digno.

O padre Jean Poul Hansen também convocou a sociedade e o poder público a debater e garantir o direito à habitação, não apenas em períodos de campanha. “Deve ser uma atitude constante que nos compromete a ir ao encontro de Cristo presente naqueles que não tem onde morar.”

Durante a cerimônia, também foi apresentada a experiência da comunidade católica de Trindade em Salvador (BA) de conquista da moradia digna para pessoas em situação de rua. O responsável pela iniciativa local, Irmão Henrique Peregrino, destacou os avanços obtidos.

“Não é apenas oferecer muros e teto, mas é oferecer o aconchego de um lar, um sentir-se em casa, em família; de poder continuar a acompanhar a saúde, ajudar a pessoa a administrar seus recursos, estar presente na geração de renda, ajudar a pessoa a se encontrar.”

Números do déficit habitacional

A Campanha da Fraternidade de 2026 chama atenção para a realidade habitacional, sendo que cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Os dados são de 2022.

O sacerdote Jean Poul Hansen, cobrou o cumprimento do papel do Estado na redução do déficit habitacional brasileiro.

“A política é a forma mais excelente da caridade. […] Nós devemos também fazer ações sociopolíticas em todos os âmbitos de governo e da sociedade, no município, no estado, na nação. O Brasil espera de nós ações que promovam políticas públicas de habitação em todos os âmbitos.”

O secretário-geral Dom Hoerpers também reforçou que as políticas públicas habitacionais não são concessões, mas deveres do Estado.

“A crise habitacional deve mobilizar a sociedade com um todo. Primeiro as autoridades públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, que a moradia digna seja prioridade nas agendas e nos orçamentos.”

Dados do Ministério das Cidades apontam que, entre 2022 e 2023, houve recuo de 3,8% na quantidade de famílias sem imóvel próprio para morar. Com isso, o déficit habitacional absoluto teria baixado de 6,21 milhões de domicílios para 5,97 milhões, no período.

O governo federal destaca que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) contratou mais de 1,9 milhão de unidades desde 2023, com investimento público superior a R$ 300 bilhões.

Atualmente a meta do programa é chegar a 3 milhões de moradias contratadas no fim de 2026, 50% a mais que a meta original.

Programação em Aparecida

Após a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) de 2026 para todo o país, nesta quarta-feira, a programação segue no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Neste sábado (21), às 19h30, será realizada a bênção de instalação da escultura “Cristo Sem Teto”, obra do artista canadense Timothy Schmalz.

A obra retrata Jesus identificado com as pessoas em situação de rua, com a intenção de fazer um apelo à solidariedade e ao compromisso concreto com os mais vulneráveis.

A celebração será conduzida pelo presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler; pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, pelo padre Jean Poul, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e pelo padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB.

Na manhã de domingo (22), será rezada a missa de abertura no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O presidente da CNBB, o cardeal e arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler, presidirá a celebração.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

PM do Rio prende 458 suspeitos de crimes


Agência Brasil*

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta quarta-feira (18), o balanço das ações realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro durante o carnaval. Segundo a PM, 458 suspeitos foram presos, número 15% superior ao anotado em 2025. Também foram apreendidos 74 adolescentes por atos infracionais, representando aumento de 28% em relação ao ano anterior.

Foram recuperados 97 telefones celulares – número recorde – diretamente das mãos de suspeitos, crescimento de 169% na comparação com o carnaval passado.

Ao longo do período, mais de 12.500 policiais militares foram empregados em um esquema de policiamento ostensivo e ininterrupto.

“As ações de revista nos acessos aos blocos e megablocos integraram a estratégia preventiva da corporação para reduzir delitos oportunistas e combater a economia do crime, retirando de circulação objetos utilizados para intimidação e furtos rápidos, especialmente de celulares – produtos que alimentam cadeias ilegais de revenda”, explica a Polícia Militar.

Durante o período carnavalesco, recursos de tecnologia empregados no policiamento auxiliaram na localização de um indivíduo com mandado de prisão em aberto durante evento na região do Cacuia, Ilha do Governador. Após alerta do sistema de reconhecimento facial, equipes do 17º BPM realizaram a abordagem e confirmaram a identidade do foragido do sistema prisional.

Defesa do Consumidor

O combate a bebidas falsificadas, a venda de produtos sem procedência, a oferta de alimentos vencidos e a falta de acessibilidade estiveram entre as ações dos agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ que, durante os desfiles das escolas de samba, multaram sete camarotes.

Para o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a ausência de estrutura adequada representou uma falha grave. “A acessibilidade não é um diferencial, é uma obrigação legal. Quando um espaço não garante condições adequadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, ele fere direitos básicos do consumidor como a igualdade, a segurança e a adequada prestação do serviço. Estamos falando de dignidade, inclusão e respeito à lei”, avaliou.

Além da acessibilidade, a fiscalização também analisou a qualidade e a procedência das bebidas, bem como a comercialização de alimentos. Alguns estabelecimentos descumpriram normas básicas como a exposição clara de preços e a afixação do cartaz do Procon 151.

Blocos de rua

O Laboratório Itinerante do Consumidor também esteve presente em blocos de rua no centro do Rio e na zona sul. Ao todo, até ontem (17), foram apreendidos cerca de 50 litros de bebidas com indícios de falsificação ou sem procedência, entre elas whisky, cachaça e vodka.

“A bebida falsificada não é apenas uma fraude: é uma ameaça à vida. Nosso trabalho foi retirar esses produtos de circulação e alertar a população sobre os riscos desse consumo”, finalizou Gutemberg.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Novela: Dois dias após deixar a cadeia, “Microfone” volta a ser preso em Dourados


Prende e solta. Lucas Matheus Santos de Carvalho, de 27 anos, o “Microfone”, foi preso nesta quarta-feira (18/2), dois dias após deixar a cadeia depois de passar por audiência de custódia. A novela envolvendo a polícia e o criminoso, que acumula quase 60 passagens, principalmente por furto, teve mais um capítulo após ele arrombar um açougue no cruzamento das ruas Cafelândia e Josué Garcia Pires, no Jardim Água Boa, em Dourados.

O crime aconteceu por volta das 4h de hoje, e o ladrão levou R$ 200 do caixa, sendo a ação gravada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. E através delas os policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) identificaram o “Microfone” como o autor.

Já sabendo onde ele mora, os agentes foram até o Bairro Vila Almeida, onde foram recebidos pela mãe, que afirmou que o filho não estava em casa, mas estaria machucado, pois durante o furto foi atacado por um cachorro.

A equipe foi até unidades de saúde à procura de Lucas Matheus, mas ele não foi encontrado. Contudo, ele foi preso tempo depois, quando chegava em casa, com ferimentos nos testículos provocados por mordida de cachorro. Ele foi levado para a delegacia e, de novo, autuado por furto qualificado.

No domingo (15/2), “Microfone” havia sido preso por arrombar uma farmácia na área central, uma semana depois de ser solto pela Justiça. Mesmo com dezenas de reincidências, ele foi mais uma vez colocado em liberdade na segunda-feira (16/2), e hoje voltou para a cadeia. Agora, resta saber se, de novo, o juiz o soltará durante audiência de custódia.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Dois dias após deixar a cadeia, “Microfone” volta a ser preso em Dourados


Prende e solta. Lucas Matheus Santos de Carvalho, de 27 anos, o “Microfone”, foi preso nesta quarta-feira (18/2), dois dias após deixar a cadeia depois de passar por audiência de custódia. A novela envolvendo a polícia e o criminoso, que acumula quase 60 passagens, principalmente por furto, teve mais um capítulo após ele arrombar um açougue no cruzamento das ruas Cafelândia e Josué Garcia Pires, no Jardim Água Boa, em Dourados.

O crime aconteceu por volta das 4h de hoje, e o ladrão levou R$ 200 do caixa, sendo a ação gravada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. E através delas os policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) identificaram o “Microfone” como o autor.

Já sabendo onde ele mora, os agentes foram até o Bairro Vila Almeida, onde foram recebidos pela mãe, que afirmou que o filho não estava em casa, mas estaria machucado, pois durante o furto foi atacado por um cachorro.

A equipe foi até unidades de saúde à procura de Lucas Matheus, mas ele não foi encontrado. Contudo, ele foi preso tempo depois, quando chegava em casa, com ferimentos nos testículos provocados por mordida de cachorro. Ele foi levado para a delegacia e, de novo, autuado por furto qualificado.

No domingo (15/2), “Microfone” havia sido preso por arrombar uma farmácia na área central, uma semana depois de ser solto pela Justiça. Mesmo com dezenas de reincidências, ele foi mais uma vez colocado em liberdade na segunda-feira (16/2), e hoje voltou para a cadeia. Agora, resta saber se, de novo, o juiz o soltará durante audiência de custódia.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Ex-presidente do BRB aguarda para prestar novo depoimento à PF


A defesa do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, aguarda que a Polícia Federal (PF) convoque o executivo para um novo depoimento no inquérito que apura fraudes financeiras envolvendo a instituição pública e o Banco Master.

Segundo o advogado Cleber Lopes, o agendamento da oitiva de Costa foi solicitado à delegada federal Janaína Palazzo em 30 de dezembro de 2025, dia em que o ex-presidente do BRB e o banqueiro Daniel Vorcaro foram submetidos à acareação, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Determinada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, então relator do inquérito que apura fraudes no Banco Master e a tentativa de compra de ativos do banco de Vorcaro pelo BRB, a acareação é usada para confrontar diferentes versões de um fato sob investigação. Toffoli deixou a relatoria do processo na semana passada, sendo substituído pelo ministro André Mendonça.

“Após a audiência realizada no STF, solicitamos à delegada que preside a investigação que fosse designada uma data para o depoimento, já que naquela ocasião, o objetivo era apenas esclarecer eventuais contradições”, informou o advogado do executivo, em nota divulgada nesta quarta-feira (18).

“A delegada concordou com isso e estamos apenas esperando que ela marque a data”, afirmou Lopes, negando que o ex-presidente do BRB cogite fazer um acordo de colaboração premiada com a Justiça. De acordo com a defesa, tal hipótese não passam de especulações.

Consultada pela reportagem, a PF ainda não se manifestou sobre o assunto.

Costa, Vorcaro e outros acusados foram alvos da chamada Operação Compliance Zero, que a PF deflagrou em novembro de 2025, para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal. De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.