Categorias
agro destaque_home

RS lança rastreabilidade individual de bovinos para acesso a mercados mais exigentes; entenda



A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul deu início durante a semana à implantação de um projeto piloto inédito de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos.

A iniciativa visa modernizar o controle sanitário do estado e, principalmente, ampliar o acesso dos produtores gaúchos a mercados nacionais e internacionais mais exigentes em termos de segurança alimentar.

O projeto funciona mediante a adesão voluntária dos produtores rurais. O formulário para participar pode ser preenchido diretamente no portal da Seapi. O objetivo do piloto é testar e aperfeiçoar o sistema de identificação individual, que servirá de base para a futura e definitiva implantação do modelo em todo o território gaúcho.

A rastreabilidade individual oferece mais segurança e confiabilidade às informações sanitárias do rebanho, o que melhora a capacidade de resposta do estado em situações de emergência sanitária.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Rosane Collares, destacou em comunicado à imprensa que o sistema funcionará como uma ferramenta de gestão para os produtores, além de ser uma chancela de origem e confiabilidade para o produto gaúcho.

Dispositivos gratuitos e suporte técnico até 2026

Durante a execução do projeto piloto, a Seapi garantirá total suporte ao produtor rural participante. A Secretaria fornecerá os dispositivos oficiais de identificação individual de forma gratuita, que incluem brincos e botons eletrônicos.

Além dos dispositivos, a Seapi disponibilizará:

  • Orientação técnica: suporte para a correta aplicação dos brincos e botons eletrônicos.
  • Acompanhamento e registro: ajuda no registro e uso adequado dos dispositivos no sistema informatizado de rastreabilidade.
  • Acesso a dados: o produtor terá acesso direto ao sistema informatizado para gerenciar as informações do seu rebanho.

A previsão é que as atividades do projeto piloto sejam concluídas até maio de 2026, com acompanhamento técnico permanente das equipes regionais da Seapi durante todo o processo. Essa iniciativa é um passo crucial para o avanço da pecuária gaúcha, alinhando a produção à excelência sanitária e às demandas globais por carne rastreada.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
policia

PRF apreende carreta com 300 caixas de vinho da Argentina, França e Portugal


Em fiscalização de rotina, na BR 163, município de Caarapó, equipe da Polícia Rodoviária Federal – PRF apreendeu um grande contrabando de vinho transportado em uma carreta com placas do Rio Grande do Sul. No que seria uma simples abordagem para fiscalização, os policiais abordaram a carreta Scania.

Ao solicitar a documentação ao condutor, este informou que havia saído do Rio Grande do Sul com destino a Cuiabá, Mato Grosso. Ao fazer a vistoria na carroceria, os policiais encontraram diversas caixas de vinhos de origem argentina, francesa e portuguesa.

Questionado, o condutor disse ter sido contratado para carregar os vinhos na Argentina, e que o contrabando, seria entregue em Cuiabá e que pelo transporte receberia R$ 15 mil. Foram apreendidas 300 caixas de vinho, sendo o condutor preso e encaminhado com carreta e carga para a Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Jovem é assassinado no Altos da Glória em Ponta Porã





Fernando Gustavo Rios Rivas de 28 anos, o Fredy, foi assassinado no final da deste domingo em uma residência no bairro Altos da Glória em Ponta Porã. A Polícia foi acionada para atender a ocorrência e quando chegaram o rapaz já estava morto.

Peritos da Polícia Civil estão no local e ainda não há informações sobre como o homicídio ocorreu. Pessoas que estavam no local na hora do crime estão sendo ouvidas. O caso está em andamento.

Fredy foi assassinado nesta tarde em Ponta Porã.(Foto: Divulgação)




Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

Casa Branca vê baixo risco de derrota na Suprema Corte sobre tarifas



O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que não acredita que a Suprema Corte vá derrubar a autoridade presidencial usada para impor tarifas durante o governo de Donald Trump. A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas. Segundo Bessent, o tribunal não deve criar um precedente que obrigue Washington a reembolsar importadores.

“Quero dizer isso da forma mais forte possível: esta é uma das políticas de assinatura do presidente Trump. Tradicionalmente, a Suprema Corte não interfere em políticas de assinatura”, afirmou Bessent em entrevista ao programa Sunday Morning Futures, da Fox News, neste domingo (16).

Ele usou a expressão “política de assinatura” para se referir às medidas consideradas marca registrada de governo, aquelas que um presidente adota como pilares de atuação.

O caso em análise na Suprema Corte trata do uso, por Trump, de poderes emergenciais previstos no Iepa, a lei norte-americana que permite ao presidente impor tarifas e outras medidas econômicas sempre que declara existir uma ameaça externa à segurança nacional. Essa é a base legal que o governo usa para justificar parte da política tarifária adotada por Trump.

Bessent afirmou que as tarifas foram determinantes para avanços em acordos comerciais recentes, citando negociações com a China sobre terras raras e medidas contra o tráfico de precursores químicos usados na produção de fentanil. “Ninguém havia conseguido levar a China à mesa nesses temas”, disse.

O secretário questionou a viabilidade de um eventual reembolso bilionário a empresas importadoras caso a Suprema Corte decida contra o governo. Ele argumentou que parte dos exportadores estrangeiros já concedeu descontos para compensar as tarifas, e uma devolução poderia gerar ganhos duplos para importadores.

“Se o tribunal fizesse isso, como esse dinheiro chegaria ao consumidor? E se os exportadores já deram grandes descontos? Então você daria um reembolso sobre a tarifa. Eles estariam ganhando dos dois lados”, afirmou.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
policia

Homem é ferido com várias facadas na região da Ferroviária em Ponta Porã


Um homem ainda não identificado foi ferido com várias facadas quando estava na região da Vila Ferroviária em Ponta Porã. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e não há muitas informações sobre o ocorrido. Pouco antes um jovem conhecido como Fredy foi assassinado no Bairro Altos da Glória. Os dois casos estão em andamento.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Homem é ferido com várias facadas na região da Ferroviária





Um homem ainda não identificado foi ferido com várias facadas quando estava na região da Vila Ferroviária em Ponta Porã. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e não há muitas informações sobre o ocorrido. Pouco antes um jovem conhecido como Fredy foi assassinado no Bairro Altos da Glória. Os dois casos estão em andamento.




Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

temporais avançam pelo Sul e MS com chuva forte e ventania



Uma frente fria com intensidade acima do normal para novembro avança sobre o Rio Grande do Sul neste domingo (16), criando um cenário de forte instabilidade em toda a região Sul do país. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a combinação do ar frio com o fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia mantém alto potencial para temporais, com chuva intensa, rajadas de vento e grande quantidade de raios.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Durante a manhã, as nuvens mais carregadas se concentraram na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no oeste do estado. Porém, ao longo da tarde e da noite, a previsão indica que as tempestades ganham força e se espalham por todas as regiões gaúchas, alcançando também Santa Catarina e Paraná.

As áreas da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai estão igualmente sob alerta, devido à aproximação da frente fria.

Sul de Mato Grosso do Sul em alerta

A Climatempo reforça que o sul de Mato Grosso do Sul permanece sob risco de temporais, resultado da interação entre o ar muito quente e úmido e o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil e pelo Paraguai.

Entre o fim da tarde e a noite, a região pode registrar vento forte, chuva volumosa e descargas elétricas, exatamente como previsto no boletim divulgado na madrugada.

Cenário já é crítico no Rio Grande do Sul

De acordo com as informações colhidas por Josélia Pegorim, por volta das 12h, o tempo seguia bastante instável no centro, sul, sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram rajadas de 75 km/h em Quaraí e 71 km/h em Dom Pedrito, mostrando a intensidade da ventania já no período da manhã.

Leituras do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam acumulados expressivos em poucas horas: entre 8h e 11h, choveu 55 mm em Uruguaiana, 25,8 mm em Alegrete, 20,2 mm em Santana do Livramento e 35,6 mm em Quaraí, segundo dados complementares do Inmet.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
policia

Polícia investiga morte de jovem em Ponta Porã


Fernando Gustavo Rios Rivas de 26 anos, foi assassinado no final da deste domingo em uma residência no bairro Altos da Glória em Ponta Porã. A Polícia foi acionada para atender a ocorrência e quando chegaram o rapaz já estava morto.

Peritos da Polícia Civil estão no local e ainda não há informações sobre como o homicídio ocorreu. Pessoas que estavam no local na hora do crime estão sendo ouvidas. O caso está em andamento.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro destaque_home

EUA apostam em cortes de tarifas e impostos para aliviar custo de vida em 2026



O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o governo trabalha com alívio gradual do custo de vida a partir de 2026, combinando redução de tarifas sobre alimentos importados e cortes de impostos para trabalhadores. Ele também disse que a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de enviar pagamentos de US$ 2 mil aos norte-americanos depende de aprovação do Congresso. “Vamos ver. Precisamos de legislação para isso”, afirmou ao programa Sunday Morning Futures, da Fox News.

As declarações foram dadas dois dias depois de Trump anunciar cortes tarifários para carne, café, cacau e frutas.

A medida afeta exportadores brasileiros que haviam sido atingidos pelas tarifas recíprocas de 10% em abril e por uma sobretaxa adicional de 40% em agosto. O tarifaço é apontado pela imprensa americana como um dos fatores de desgaste político do governo em eleições estaduais recentes.

Trump afirmou que pretende usar a arrecadação tarifária para financiar os cheques de US$ 2 mil. A viabilidade é contestada. O Comitê para um Orçamento Federal Responsável estima custo de cerca de US$ 600 bilhões, o dobro da receita tarifária projetada para 2025. Até setembro, os Estados Unidos haviam arrecadado US$ 195 bilhões em tarifas; economistas esperam cerca de US$ 300 bilhões no próximo ano.

Bessent rebateu críticas de que os cortes seriam uma resposta emergencial à alta de preços. Segundo ele, as reduções anunciadas na sexta-feira (14) são resultado de meses de negociações com países da América Central e do Sul. “Isso não surgiu do nada. Estamos trabalhando nisso desde o primeiro dia”, disse.

O secretário também comentou a previsão de que o preço da carne moída possa chegar a US$ 10 por libra (cerca de R$ 110 o quilo) até o terceiro trimestre de 2026. Ele afirmou que parte da pressão vem do reaparecimento de uma enfermidade já eliminada nos Estados Unidos. Para evitar risco sanitário, o governo suspendeu importações de carne bovina do México. Bessent vinculou o problema à entrada de animais trazidos por imigrantes vindos da América do Sul.

Ao tratar da inflação, Bessent afirmou que o governo Trump “herdou uma inflação terrível”, mas disse ver sinais de desaceleração. Segundo ele, preços de energia e juros já recuaram. A estratégia agora é combinar queda gradual dos índices com aumento da renda disponível.

O secretário destacou isenção de imposto sobre gorjetas, horas extras e benefícios da Previdência Social norte-americana, além da possibilidade de deduzir juros de financiamentos de carros produzidos nos Estados Unidos. “Eu esperaria que nos dois primeiros trimestres a curva da inflação se incline para baixo e a renda real acelere substancialmente”, afirmou.

Ele disse que, quando essas duas linhas se cruzarem, os americanos devem sentir melhora no orçamento doméstico.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
agro destaque_home

Boi gordo: preços se estabilizam apesar das escalas de abate mais curtas



O mercado do boi gordo registrou nesta semana um movimento de acomodação nos preços, apesar de as escalas de abate nos frigoríficos permanecerem mais curtas.

De acordo com o analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, o mercado avaliou o posicionamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, que afastou rumores sobre a presença do carrapaticida Fluazuron em carne brasileira destinada à China. “Esse boato impactou fortemente a B3 ao longo da primeira quinzena de novembro”, explica.

Outro ponto de atenção, segundo Iglesias, é a investigação conduzida pela China sobre os efeitos das importações brasileiras na produção local. A expectativa é que o país anuncie os resultados até 26 de novembro. Até lá, o mercado deve seguir em estado de alerta.

Preços do boi gordo

O balanço da semana apontou para preços de estáveis a levemente mais altos nas principais praças de comercialização do Brasil, na modalidade a prazo, conforme levantamento de 14 de novembro:

  • São Paulo (Capital): R$ 330,00 a arroba – estável
  • Goiás (Goiânia): R$ 325,00 a arroba – alta de 1,56%
  • Minas Gerais (Uberaba): R$ 315,00 a arroba – alta de 1,61%
  • Mato Grosso do Sul (Dourados): R$ 330,00 a arroba – estável
  • Mato Grosso (Cuiabá): R$ 310,00/@ a arroba – estável
  • Rondônia (Vilhena): R$ 295,00 a arroba – estável

Mercado atacadista

No atacado, Iglesias destaca que os preços apresentaram alta consistente ao longo da semana. O cenário é impulsionado pelo aumento do consumo doméstico, com a chegada do décimo terceiro salário, criação de postos temporários de trabalho e as confraternizações típicas do período.

  • Quarto traseiro do boi: R$ 26,00/kg – alta de 4%
  • Quarto dianteiro do boi: R$ 19,50/kg – alta de 4%

Exportações

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil atingiram, até o momento em novembro (5 dias úteis), US$ 554,034 milhões, com média diária de US$ 110,806 milhões. O volume total exportado chegou a 100,536 mil toneladas, com média diária de 20,107 mil toneladas. O preço médio da tonelada ficou em US$ 5.510,80.

Na comparação com novembro de 2024, houve crescimento de 89,4% no valor médio diário exportado, alta de 67,5% na quantidade média diária e avanço de 13,1% no preço médio, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.