Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Vereadores aprovam dezenas de projetos Lei Orçamentária 2026 é pautada


Os vereadores de Ponta Porã promoveram na manhã de terça-feira (25/11), uma sessão marcada por pauta extensa. Diversos assuntos foram discutidos e os parlamentares votaram e aprovaram dezenas de projetos, requerimentos e indicações.

Durante a sessão, foram apreciadas e votadas em regime de urgência várias matérias, entre elas:

Projetos de Lei Complementar

PLC nº 13/2025/CM – Altera a Lei Complementar nº 208, de 7 de julho de 2021, que institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano do Município de Ponta Porã, revogando a Lei Complementar nº 71, de 17 de dezembro de 2010, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo.

Projetos de Lei Ordinária

• PL nº 47/2025/CM – Institui o “Dia Municipal do Metodista” no âmbito do Município de Ponta Porã e dá outras providências. Autor: Vereador Agnaldo Pereira Lima.

• PL nº 48/2025/CM – Declara a festa “Os Sons do Brasil”, realizada anualmente pela Escola Magsul, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ponta Porã-MS, e inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos do Município. Autora: Vereadora Anny Espínola.

• PL nº 49/2025/CM – Altera a Lei nº 4.548, de 17 de fevereiro de 2023, e dá outras providências. Autoria: Mesa Diretora.

Projetos de Decretos Legislativos

• PDL nº 85/2025/CM – Concede Medalha do Mérito Legislativo à Senhora Elenir Alves Ximenes.

• PDL nº 86/2025/CM – Concede Medalha do Mérito Legislativo ao Senhor Waldir Brasil do Nascimento Junior. • PDL nº 87/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Aral Mattoso.

• PDL nº 88/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Antônio de Oliveira Machado.

• PDL nº 89/2025/CM – Concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Senhor Rodolfo Nogueira.

• PDL nº 90/2025/CM – Concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Senhor Marcio Ivan Mascarenha de Melo.

• PDL nº 92/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Vlasmir Pache.

• PDL nº 93/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Genesio de Melo.

• PDL nº 94/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Marcelo Alexandre Mosqueira Gonçalves.

• PDL nº 95/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Juarez Durex.

• PDL nº 96/2025/CM – Concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Senhor Eduardo Rocha.

• PDL nº 97/2025/CM – Concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Senhor Valdecir Bezerra Cavalcante.

• PDL nº 98/2025/CM – Concede Medalha do Mérito Legislativo ao Senhor Martim Andrada.

• PDL nº 99/2025/CM – Concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Senhor Luciano Lemos dos Santos.

• PDL nº 100/2025/CM – Concede Medalha do Mérito Legislativo à Senhora Daiane Samara Lopes Nogueira.

• PDL nº 101/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao Senhor Renan Cabreira Vieira de Jesus.

• PDL nº 102/2025/CM – Concede Comenda Fronteira de Economia ao projeto “Tereré sem Fronteiras”, representado pelas Senhoras Lilian Rios e Márcia Lia Florentim Rios.

Todos os projetos e requerimentos apresentados durante a sessão foram aprovados por unanimidade.

Os parlamentares também apresentaram dezenas de indicações, solicitando obras e serviços para diversos setores do Município.

Orçamento será discutido

Na reta final dos trabalhos do ano legislativo, os vereadores iniciam a análise de uma das principais matérias do período: a Lei Orçamentária Anual, que estabelece o Orçamento do Município para o próximo ano.

O Projeto de Lei começará a ser discutido a partir da próxima semana. Antes disso, no dia 27 de novembro, os parlamentares realizarão uma audiência pública para apresentação e debate do Orçamento.

O encontro permitirá que a população de Ponta Porã conheça o conteúdo da proposta e apresente sugestões sobre as áreas que devem receber investimentos no próximo ano.



Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

ONU alerta que 2025 pode ser o 2º ano mais quente da história



A Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, alerta que 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado. Mesmo com sinais de leve redução nas médias globais, o planeta continua batendo recordes de calor mês após mês, reforçando projeções já conhecidas pela ciência.

O meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller explica que a tendência atual confirma cenários há décadas apontados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Ele lembra que ainda no século 19 o químico sueco Svante Arrhenius, vencedor do Nobel, alertou que dobrar a concentração de CO₂ na atmosfera elevaria a temperatura média global em cerca de 5 °C.

Emissões sobem apesar de décadas de alertas

Ao analisar a evolução histórica das emissões desde a era pré-industrial, Müller destaca um crescimento acelerado principalmente após as décadas de 1930 e 1960, impulsionado pelo boom automobilístico e pelo uso intensivo de combustíveis fósseis.

Mesmo com a criação de organismos e acordos internacionais, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (1988), a ECO-92, o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015), a curva das emissões segue subindo. “Muito pouco foi feito. O agro contribui, mas o cerne da questão está na queima de combustíveis fósseis”, afirma.

Tendência aponta para 3,5 °C no futuro

Segundo Müller, os registros já mostram que o mundo ultrapassou 1,5 °C acima da média pré-industrial, marco crítico estabelecido pelo Acordo de Paris. A projeção para as próximas décadas indica que a temperatura pode atingir 3,5 °C, ampliando a frequência e intensidade de eventos extremos como tempestades severas, chuvas irregulares, secas prolongadas, episódios intensos de granizo e maior instabilidade atmosférica.

“Quando há mais calor, a atmosfera fica mais caótica e para ela tentar consertar, porque sempre está querendo buscar esse equilíbrio, ela responde na forma de eventos extremos”, explica.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Biro Biro solicita melhorias na estrutura física da Escola Manoel Martins


O vereador Biro Biro apresentou um pedido à prefeitura de Ponta Porã para que seja feito o serviço de pintura nas paredes e estruturas da Escola Municipal Manoel Martins.

A solicitação foi feita por meio de uma indicação apresentada na sessão de 18 de novembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, e encaminhada ao prefeito Eduardo Campos com cópias à secretária de Educação, Eliane Aparecida Araújo Fernandes, e ao secretário de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.

Segundo ele, “a escola é um local de aprendizado e convivência, e a pintura é fundamental para criar um ambiente agradável e saudável para todos. A atual situação das paredes e estruturas da escola apresenta sinais de desgaste e a pintura da escola trará benefícios significativos, incluindo, melhoria do ambiente de aprendizado e convivência, valorização da escola e do patrimônio público, prevenção de danos e deterioração das estruturas”.

Bairro Nossa Senhora de Fátima

O parlamentar também apresentou indicação solicitando ao prefeito Eduardo Campos, com cópia ao secretário de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos, a realização dos serviços de patrolamento e cascalhamento no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

“Acreditamos que a realização desses serviços melhorará significativamente a qualidade de vida dos residentes e contribuirá para o desenvolvimento do bairro, a realização desses serviços é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos residentes e contribuir para o desenvolvimento do bairro. Além disso, o patrolamento e cascalhamento das ruas também trarão benefícios econômicos, ao facilitar o acesso às empresas e comércios locais, por isso, solicitamos que se providencie a realização desses serviços o mais breve possível”.



Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

Adiamento das possíveis restrições chinesas à carne eleva apreensão do mercado



A China prorrogou as investigações sobre os possíveis impactos das importações de carne bovina em sua produção local por mais dois meses. Agora, o tema segue sob análise até 26 de janeiro de 2026.

O Ministério do Comércio do gigante asiático justificou o adiamento com base na complexidade do caso, em apuração desde dezembro de 2024.

De acordo com a analista de Mercado Beatriz Bianchi, da consultoria Datagro, a decisão reforça um tom de incerteza e apreensão no mercado. “Temos um horizonte que eventualmente aguarda possíveis medidas restritivas, sejam elas tarifas, cotas ou questões sanitárias”, detalha.

Segundo ela, nos últimos meses a China tem importado volumes substanciais de proteína bovina brasileira, sendo que em setembro, outubro e novembro os patamares foram recordes, acima de 180 mil toneladas mensais.

“Nesse contexto, nós temos uma China muito bem ofertada internamente, somada a uma produção local ainda bem robusta. Assim, ao final do ano, é de se esperar sazonalmente que a China tire o pé do acelerador e reduza as importações de carne bovina”, conta Beatriz.

A analista lembra que, em contrapartida, os Estados Unidos anunciaram a retirada de tarifa adicional sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo a carne bovina. “Esse fator traz um cenário e um horizonte construtivo para o Brasil que materializa uma oportunidade para o mercado brasileiro, tirando a pressão da China”, conclui.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Homem de 59 anos é preso acusado de estupro de vulnerável em Iguatemi





Homem de 50 anos foi preso pela PC (Polícia Civil) na manhã desta terça-feira (25/11), em Iguatemi, acusado de estupro de vulnerável ocorrido em 2020.

A época dos fatos, o autor foi denunciado na Delegacia de Polícia daquela cidade por cometer o crime em desfavor de uma criança de nove anos. Após instrução do procedimento policial com indiciamento do autor, ele foi condenado a 22 anos e dois meses de prisão em regime fechado.

Após comunicação da condenação, investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) iniciaram diligências e capturaram o indivíduo hoje.

O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia de Iguatemi, estando à disposição do Poder Judiciário local.




Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

Arnaldo Borges liderará gestão 2026–2028



A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) definiu, nesta terça-feira (25), sua nova liderança para o triênio 2026–2028. Em uma eleição marcada por alta participação dos associados, o pecuarista e médico-veterinário Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges foi eleito presidente da entidade, uma das mais influentes da pecuária brasileira.

A votação ocorreu das 9h às 18h, durante Assembleia Geral Ordinária. Após o lacre das urnas, a comissão eleitoral iniciou imediatamente a contagem dos votos.

A chapa “ABCZ em Ação”, liderada por Borges, recebeu 762 votos, somando os registros presenciais e por correspondência. A nova diretoria tomará posse no dia 1º de janeiro de 2026.

Com quase cinco décadas de atuação dentro da ABCZ, Arnaldo Borges já ocupou diversos cargos estratégicos, como conselheiro, superintendente técnico, jurado e presidente da entidade entre 2016 e 2019. Agora, ele retorna ao comando da maior associação de pecuária zebuína do mundo.

Segundo o presidente eleito, o foco será manter e fortalecer o trabalho técnico que consolidou a reputação da ABCZ.

“Sabemos da responsabilidade que envolve conduzir uma gestão. Buscamos montar uma diretoria com 108 membros, com renovação de 50%. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho, especialmente no avanço do melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil e no exterior. A ABCZ tem papel fundamental na pecuária e conta com um corpo técnico altamente qualificado”, afirmou.

O atual presidente, Gabriel Garcia Cid, celebrou o resultado, destacando a experiência do sucessor. “A volta do Arnaldo traz confiança e assegura a continuidade de um trabalho sério, dedicado ao associado e aos criadores de todas as raças”, disse.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Advogada é presa por exercício ilegal da profissão em Dourados


Mulher de 42 anos foi presa por policiais civis da 2ª DP (Delegacia de Polícia) na tarde desta terça-feira (25/11), por exercer ilegalmente a profissão de advogada, já que está suspensa dos quadros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Dourados.

Segundo a ocorrência, a investigada compareceu à unidade policial acompanhando uma cliente e atuou como se estivesse regularmente habilitada, tendo orientado depoimentos, participado de atos formais do inquérito policial e assinado documentos oficiais como advogada.

As práticas foram constatadas durante procedimentos internos da própria Delegacia.

Após consulta oficial, foi verificado que a conduzida se encontra suspensa pela OAB/MS e que responde a ações penais e cíveis, incluindo ocorrências relacionadas ao crime de apropriação indébita praticada contra clientes, envolvendo valores que ultrapassam R$ 200 mil.

Os agentes constataram ainda que, em vários desses processos, houve dificuldade em localizá-la para citação e intimação, indicando possível ocultação voluntária de paradeiro.

Diante das circunstâncias, a autoridade policial realizou a autuação em flagrante pelos crimes de: Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal); e Exercício de Atividade com Infração de Decisão Administrativa (art. 205 do Código Penal).

Considerando o histórico de processos, a reiteração de condutas ilícitas, os indícios de evasão para evitar a aplicação da lei penal e a necessidade de assegurar sua regular localização, a autoridade policial também representou ao Poder Judiciário pela aplicação de monitoração eletrônica, medida cautelar prevista no art. 319 do Código de Processo Penal.



Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

Adiamento das possíveis restrições chinesas à carne elevam apreensão do mercado



A China prorrogou as investigações sobre os possíveis impactos das importações de carne bovina em sua produção local por mais dois meses. Agora, o tema segue sob análise até 26 de janeiro de 2026.

O Ministério do Comércio do gigante asiático justificou o adiamento com base na complexidade do caso, em apuração desde dezembro de 2024.

De acordo com a analista de Mercado Beatriz Bianchi, da consultoria Datagro, a decisão reforça um tom de incerteza e apreensão no mercado. “Temos um horizonte que eventualmente aguarda possíveis medidas restritivas, sejam elas tarifas, cotas ou questões sanitárias”, detalha.

Segundo ela, nos últimos meses a China tem importado volumes substanciais de proteína bovina brasileira, sendo que em setembro, outubro e novembro os patamares foram recordes, acima de 180 mil toneladas mensais.

“Nesse contexto, nós temos uma China muito bem ofertada internamente, somada a uma produção local ainda bem robusta. Assim, ao final do ano, é de se esperar sazonalmente que a China tire o pé do acelerador e reduza as importações de carne bovina”, conta Beatriz.

A analista lembra que, em contrapartida, os Estados Unidos anunciaram a retirada de tarifa adicional sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo a carne bovina. “Esse fator traz um cenário e um horizonte construtivo para o Brasil que materializa uma oportunidade para o mercado brasileiro, tirando a pressão da China”, conclui.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Caminhões carregados com quase R$ 3 mi em cigarros contrabandeados são apreedidos





Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (25/11), em uma chácara próxima à BR-163, em Mundo Novo, dois caminhões Mercedes-Benz e um caminhão Iveco carregados com 45 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Os militares faziam patrulhamento pela zona rural do município quando receberam informações sobre a movimentação de veículos suspeitos no local. Em deslocamento, a equipe chegou até a propriedade.

Ao se aproximarem dos veículos, um grupo de homens que estava na chácara fugiu a pé em direção a uma área de mata. Diligências foram realizadas, mas nenhum suspeito foi localizado.

Durante vistoria nos utilitários, os agentes encontraram diversas caixas de cigarros. Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 2,8 milhões, foram encaminhados à Receita Federal de Mundo Novo.




Veja a matéria Completa

Categorias
agro destaque_home

JBS e grupo VIVA se unem e criam gigante global no setor de couros



A JBS Couros e o grupo VIVA anunciaram nesta terça-feira (25) a criação da JBS VIVA, nova empresa que nasce como líder mundial no processamento de couros.

A companhia resultante da união entre os dois grupos terá capacidade para processar mais de 20 milhões de peles por ano, ampliando presença em mercados estratégicos e competitivos.

Com 31 fábricas e mais de 11 mil colaboradores distribuídos no Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, México e Vietnã, a JBS VIVA atuará desde o processamento de peles até a comercialização para os mercados mais exigentes do mundo.

Experiência somada e foco em expansão global

Para o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, a nova empresa fortalece o posicionamento mundial do grupo. “A união com a VIVA abre novas oportunidades para todos os mais de 7 mil colaboradores da JBS Couros, que agora passam a fazer parte de um negócio ainda mais robusto e preparado para competir globalmente. A JBS VIVA significa a união de mais de 70 anos de experiência e reconhecimento internacional”, afirmou.

A JBS Couros consolidou-se ao longo das últimas décadas pela inovação, lançamento de mais de 2 mil SKUs e forte investimento em pesquisa e desenvolvimento. A empresa também se destacou no setor de sustentabilidade com o conceito KindLeather, modelo produtivo que reduz impactos ambientais e aumenta valor em toda a cadeia.

“Temos muito orgulho do que construímos — ampliando mercados, investindo em inovação e redefinindo o padrão de sustentabilidade do setor. Agora, com a criação da JBS VIVA, poderemos levar essa excelência a um patamar ainda mais elevado”, reforçou Tomazoni.

Estrutura societária e governança compartilhada

A nova companhia terá participação acionária dividida igualmente: 50% JBS e 50% grupo VIVA, formado pelas acionistas Vanz e Viposa. O conselho também será compartilhado, com composição equilibrada entre os dois grupos. A JBS indicará o presidente do conselho e o CFO, enquanto o grupo VIVA indicará o CEO e o COO.

A conclusão definitiva do negócio dependerá do cumprimento de condições usuais para esse tipo de operação e da aprovação dos órgãos reguladores.

Couro como pilar estratégico e sustentável

O líder da JBS Couros, Guilherme Motta, destaca que o setor segue estratégico para o grupo. “A cadeia do couro permanece estratégica, reforçando a visão da JBS de que sustentabilidade e rentabilidade caminham juntas”, disse.

Segundo ele, o couro — coproduto natural da cadeia da proteína bovina — ganha novo valor ao ser transformado em itens como calçados, bolsas, revestimentos automotivos e móveis.



Veja a matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.