A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que ele possa realizar uma cirurgia no ombro direito na próxima sexta-feira (24).
Segundo o pedido, a cirurgia tem como objetivo corrigir lesões no manguito rotador, conjunto de músculos e tendões que envolve o ombro. Os advogados alegam que o procedimento pode se estender também ao sábado (25).
Alegando razão médica, os advogados solicitaram urgência na análise do caso. A defesa pediu ainda que a autorização abarque todo o tratamento, incluindo atos preparatórios, pré-operatório, internação, realização da cirurgia, pós-operatório e reabilitação.
A autorização de Moraes, que deve em seguida ser confirmada pela Primeira Turma do Supremo, é necessária por ele ser o relator da execução penal de Bolsonaro.
Em setembro do ano passado, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. Ele foi considerado culpado de liderar uma tentativa de golpe de Estado para se perpetuar no poder.
Em março, Moraes concedeu a Bolsonaro prisão domiciliar por motivos humanitários, após o ex-presidente ter sido internado às pressas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular de Brasília, com broncopneumonia.
Ele cumpria pena em uma cela especial no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. O local é conhecido como Papudinha, devido à sua proximidade ao Complexo Penitenciário da Papuda.
A PMR (Polícia Militar Rodoviária) encerrou nesta terça-feira (21/4), a operação Tiradentes 2026, realizada em todas as rodovias estaduais durante o feriado prolongado. A ação teve como foco o reforço do policiamento ostensivo e a intensificação da fiscalização de trânsito, visando ampliar a segurança viária.
Ao longo dos quatro dias de operação, foram mobilizados 130 policiais militares e 42 viaturas. Como resultado, 3.277 pessoas foram abordadas, além da fiscalização de 2.374 veículos e 280 motocicletas em diferentes regiões do Estado.
A ação também resultou em seis prisões em flagrante e na lavratura de três TCO (Termos Circunstanciados de Ocorrência). Outras seis pessoas foram conduzidas à delegacia, e um mandado judicial foi cumprido durante o período.
No combate a ilícitos, os policiais apreenderam cerca de 20 gramas de skunk, além de mercadorias relacionadas a contrabando e descaminho. Ao todo, foram registradas três ocorrências envolvendo produtos como perfumes, celulares, cigarros eletrônicos, cigarros convencionais, eletrônicos diversos, pneus, antenas de internet via satélite e videogames.
Na fiscalização de trânsito, 365 veículos foram autuados por infrações diversas. Além disso, quatro veículos foram apreendidos e um foi recuperado. A operação também registrou três casos de embriaguez ao volante, reforçando a atuação da Polícia Militar Rodoviária no enfrentamento a comportamentos de alto risco nas estradas.
Durante a operação Tiradentes, foram atendidos seis acidentes de trânsito, que resultaram em uma vítima fatal e cinco pessoas feridas. Os dados evidenciam a importância da intensificação das ações preventivas, especialmente em períodos de maior fluxo nas rodovias.
Veículos e mercadorias apreendidas; Foto: Divulgação/PM
Na madrugada desta quarta-feira (22/4), por volta de 0h30, equipe da Rádio Patrulha da PM (Polícia Militar), realizava patrulhamento ostensivo na região dos bairros Kamel Saad e São Vicente de Paula, em Ponta Porã, quando, ao utilizar o acesso pela Avenida da Flora, nas proximidades do Jardim das Flores, visualizou veículo VW Gol, de cor branca, transitando em alta velocidade e com vidros de baixa visibilidade, motivando a abordagem.
Durante a fiscalização, foi constatado que o automóvel transportava mercadorias oriundas do Paraguai, caracterizando o crime de descaminho. Na sequência, um segundo carro, Chevrolet Astra, também foi abordado, sendo verificado que igualmente transportava grande quantidade de produtos da mesma natureza.
Diante dos fatos, os veículos e as mercadorias foram encaminhados ao 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) para conferência detalhada, sendo identificados diversos itens eletrônicos, equipamentos e ferramentas de origem estrangeira sem regularização fiscal.
Após contato com a autoridade competente, foi realizada a apreensão das mercadorias e dos automóveis, que serão encaminhados à Receita Federal para as providências cabíveis.
O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), entregou um conjunto de novos equipamentos ao HRPP ( Hospital Regional de Ponta Porã). O investimento contempla a incorporação de um arco cirúrgico, cinco carrinhos de emergência, quatro desfibriladores, dois ventiladores pulmonares, três bisturis eletrônicos e um aparelho de anestesia completo com monitor multiparâmetro.
O arco cirúrgico é um equipamento que funciona como os “olhos” do médico durante uma operação. Ele gera imagens em tempo real que são exibidas em monitores, permitindo que o cirurgião visualize o interior do corpo do paciente — como ossos, vasos sanguíneos e instrumentos — sem a necessidade de grandes cortes.
Seu formato em “C” é estratégico: ele se move ao redor da mesa de cirurgia para capturar diversos ângulos, sendo indispensável em procedimentos ortopédicos, cardiológicos e até neurológicos. Na prática, o uso dessa tecnologia torna as cirurgias mais rápidas, seguras e minimamente invasivas, o que reduz o tempo de internação e acelera a recuperação do paciente, elevando o padrão de eficiência e segurança da gestão hospitalar.
Os demais equipamentos são utilizados como acessórios nos procedimentos cirúrgicos e clínicos e servem como suporte para o trabalho médico. Com a modernização do parque tecnológico, o objetivo é melhorar a qualidade e a precisão, aumentando a resolutividade e a agilidade dos atendimentos.
Equipamentos ampliam acesso a serviços especializados
Reconhecido pelo serviço de ortopedia, o hospital amplia agora sua capacidade de atuação. Com a chegada do arco cirúrgico e do novo aparelho de anestesia, a unidade passa a fortalecer também a realização de partos e procedimentos ginecológicos, melhorando o acesso da população a serviços especializados.
Atualmente, o HRPP realiza, em média, 330 cirurgias mensais em três salas de centro cirúrgico.
De acordo com o diretor técnico Antônio Martinussi, o investimento representa um ganho direto na qualidade dos serviços prestados. “Os novos equipamentos vão facilitar o fluxo do centro cirúrgico, proporcionando mais segurança e qualidade nos procedimentos. É fundamental contar com materiais modernos para atender bem a população”, destacou.
Para o engenheiro clínico João Victor dos Santos Campos, a atualização tecnológica eleva o padrão de atendimento da unidade. “Estamos trabalhando com equipamentos de última geração, o que impacta positivamente na precisão dos diagnósticos e na segurança dos pacientes”, afirmou.
Os equipamentos foram entregues ao hospital no dia 10 de abril e atualmente estão em fase final de implantação.
O Hospital Regional de Ponta Porã conta atualmente com 117 leitos e cerca de 100 profissionais no corpo clínico. A unidade oferece atendimentos de urgência e emergência, serviços ambulatoriais e especializados, consolidando-se como um importante polo de saúde pública para a população da região de fronteira.
Comunicação SES *com informações do HRPP Fotos: HRPP
Sol com muitas nuvens durante esta quarta-feira (22/4), em Ponta Porã, e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Segundo o Climatempo, mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.
De acordo com o Instituto Climatempo, a terça-feira (21) em Ponta Porã deve ser de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.
A temperatura mínima deve ficar em 22 graus centígrados e a máxima em 28 graus centígrados.
Durante agenda em Jardim neste domingo, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) voltou a demonstrar a atenção que tem dedicado ao município ao longo do mandato. A cidade já recebeu mais de R$600 mil em emendas parlamentares indicadas pela deputada. Só neste ano, o volume chega a R$350 mil, com recursos voltados à saúde e a ações que ajudam a fortalecer o atendimento à população.
A passagem por Jardim incluiu participação no almoço beneficente da Equoterapia Passo a Passo, entidade que desenvolve um trabalho importante com famílias atípicas no município. Na ocasião, a parlamentar reforçou que a instituição deve receber R$50 mil em emenda parlamentar, valor destinado à compra de materiais permanentes. O gesto se soma a uma atuação que tem buscado manter o mandato próximo das demandas reais do município, com presença, escuta e apoio a iniciativas que alcançam diretamente a comunidade.
A Passo a Passo desenvolve um trabalho interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O atendimento oferecido pela entidade se soma a outros acompanhamentos e representa um suporte importante para crianças atípicas e para as famílias que enfrentam, todos os dias, uma rotina intensa de cuidados.
Ao longo da agenda, a deputada também se reuniu com representantes da Associação TEAcolher, que atua no apoio, na inclusão e na defesa dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No encontro, Lia Nogueira reforçou a importância de acompanhar de perto essa realidade. “Quando a gente escuta as famílias e entende o que elas enfrentam no dia a dia, fica ainda mais claro onde o poder público precisa estar. Nosso trabalho é esse, manter atenção ao que realmente importa e ajudar a levar resposta onde a necessidade é mais urgente”, afirmou.
Como mãe atípica, a parlamentar também destacou o peso que esse tipo de apoio tem para quem vive uma rotina marcada por terapias, deslocamentos e busca constante por acompanhamento. “A gente sabe que nenhuma família passa por essa caminhada sozinha. Cada apoio faz diferença. Fortalecer um espaço sério, que acolhe e contribui com o desenvolvimento de quem precisa, também é uma forma de estender a mão a mães, pais e responsáveis que travam essa luta todos os dias”, disse.
A agenda contou com a presença do vice-prefeito Thiago Monteiro (PSD), da primeira-dama Raquel Stragliotto e de secretários municipais. Em Jardim, a presença de Lia Nogueira reforçou não apenas a parceria com o município, mas também um mandato que tem mantido atenção constante às necessidades da cidade e buscado contribuir com ações que fazem diferença concreta na vida das pessoas.
O vereador Agnaldo Pereira Lima solicitou à prefeitura de Ponta Porã a realização e serviços para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro Manuel Padial Urel (Gui Vilela) e Residencial Ponta Porã II.
O parlamentar apresentou, na sessão de 14 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita a implantação de rede de iluminação pública com instalação de postes e luminárias em LED, em toda a extensão da Rua Mangueira, localizada no Bairro Residencial Ponta Porã II.
Agnaldo Pereira Lima justificou o pedido expondo que “a presente solicitação faz-se necessária tendo em vista que a referida via recebeu recentemente pavimentação asfáltica, porém ainda não conta com nenhum tipo de iluminação pública. A ausência de iluminação adequada tem gerado insegurança aos moradores e transeuntes, especialmente no período noturno, além de aumentar o risco de ocorrências e dificultar a circulação na região. A instalação de postes com luminárias em LED proporcionará maior visibilidade, segurança, eficiência energética e melhor qualidade de vida à população local”.
Também na sessão, o parlamentar apresentou indicação a realização de manutenção na Rua Travessa Remanso, localizada entre as Ruas Galileu Galilei e Juazeiro, no bairro Residencial Manoel Padial Urel, incluindo serviço de cascalhamento, patrolamento com compactação e limpeza do mato que está cobrindo a via.
“A presente solicitação faz-se necessária devido ao acúmulo excessivo de mato na via, o que tem contribuído para o surgimento de insetos e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores. Além disso, a referida Rua encontra-se intransitável, em condições precárias, especialmente em períodos de chuva. Diante disso, é de extrema importância a realização dos serviços solicitados, visando garantir melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida à população local”, afirmou o Vereador Agnaldo Pereira Lima, justificando o pedido.
As duas indicações contendo as solicitações do parlamentar, foram encaminhadas ao Prefeito Eduardo Campos, com cópia ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.
A programação de leilões da 21ª Expojardim tem início nesta terça-feira (21), no parque de exposições do Sindicato Rural de Jardim, com a oferta de aproximadamente 2 mil animais. A agenda é um dos principais atrativos da feira e destaca a qualidade genética e o potencial produtivo da pecuária regional.
Abrindo o calendário, o 21º Leilão da Fazenda Nova Vitrine traz à pista cerca de 1.200 animais da raça Caracu, entre machos e fêmeas de cruzamento industrial, reconhecidos pela rusticidade e desempenho produtivo. Também serão ofertados aproximadamente 800 exemplares da raça Nelore, consolidada como base da pecuária de corte no Brasil.
A programação segue ao longo da semana com uma série de remates que devem movimentar o setor e atrair investidores, produtores e compradores de diferentes regiões:
Quarta-feira (22), às 19h: 2º Leilão Aliança CEIP
Quinta-feira (23), às 19h: 6º Leilão Show de Produção (fêmeas), com mais de 1.500 animais
Sexta-feira (24): 6º Leilão Show de Produção (machos), também com mais de 1.500 animais
Sábado (25), às 19h: 23º Leilão Show da Terra, com oferta de 25 touros PO, 25 novilhas prenhas e cerca de 750 animais da Fazenda Camponesa
Os leilões são parte fundamental da Expojardim 2026, consolidando o evento como uma vitrine de negócios e genética de alto padrão. A expectativa é de forte movimentação econômica, com negociações que impactam diretamente a cadeia produtiva do agronegócio regional.
A Expojardim 2026 é uma realização do Sindicato Rural de Jardim, com organização da Opa Organização e Eventos, com apoio da Senadora Soraya Thronicke, Rodolfo Nogueira, da Câmara Municipal de Vereadores, da Prefeitura de Jardim, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Cultura, Setesc, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Famasul e SENAR.
Homem de 34 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (21/4), suspeito de furtar objetos de dois veículos estacionados na região central de Dourados. A prisão aconteceu após uma atitude considerada suspeita por uma equipe da Patrulha Maria da Penha.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 3h50, os agentes faziam rondas pela Rua Major Capilé quando perceberam que o homem mudou bruscamente de direção ao notar a aproximação da viatura e tentou se esconder atrás de um poste.
Ao ser abordado e revistado, os guardas encontraram diversos itens na camiseta do indivíduo, improvisada como uma espécie de bolsa. Questionado, ele não conseguiu explicar a origem dos objetos e acabou admitindo que havia ingerido bebida alcoólica antes de cometer os furtos.
Ainda conforme o registro policial, o homem relatou que havia passado pelo local e retirado objetos de dois veículos estacionados, um Ford Maverick e uma Volkswagen Saveiro.
Nas proximidades, acontecia uma festa em um salão, o que ajudou os policiais a localizar rapidamente os proprietários dos veículos. As vítimas confirmaram o furto e reconheceram os itens recuperados.
Entre os objetos estavam dois óculos de marcas de alto valor, avaliados em mais de R$ 5 mil, perfumes, roupas, acessórios, carregadores de celular e duas carteiras — uma delas avaliada em R$ 4,2 mil — com documentos pessoais e cartões bancários.
Durante a abordagem, os policiais também encontraram duas chaves do tipo estrela com o suspeito. Ele acabou preso em flagrante e levado para a Delegacia de PC (Polícia Civil).
As vítimas foram até a delegacia para formalizar a ocorrência. O caso segue sob investigação.