Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Prazo para adesão ao PSA Conservação é prorrogado em Mato Grosso do Sul





Produtores rurais de Mato Grosso do Sul ganharam mais tempo para aderir ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – subprograma Conservação. O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 30 de abril de 2026, ampliando a oportunidade de participação no programa voltado à preservação do bioma Pantanal.

O PSA Conservação remunera produtores que mantêm áreas de vegetação nativa além do mínimo exigido por lei, reconhecendo a importância da atividade rural aliada à preservação ambiental. O incentivo financeiro pode chegar a O incentivo fianceiro é de R$55,47, com limite de até R$100 mil por CPF ou até R$300 mil para grupo econômico ao ano.

Segundo o coordenador de projetos da Funar/MS, Pedro Cristofori, reforça seu papel no apoio técnico e na orientação aos produtores interessados em acessar a iniciativa. A Fundação, também responsável pelos pagamentos, tem atuado diretamente na disseminação de informações e no suporte para adesão ao programa, contribuindo para que mais propriedades rurais possam se beneficiar da política pública.

“A prorrogação do prazo é uma oportunidade estratégica para ampliar a participação dos produtores do Pantanal, fortalecendo práticas sustentáveis e valorizando quem já adota medidas de conservação em suas propriedades”.

Podem participar proprietários de imóveis rurais localizados no bioma Pantanal, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital, como inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e regularidade ambiental.

A Funar/MS orienta que os produtores interessados busquem informações com antecedência para garantir a participação dentro do novo prazo. Entre em contato pelo WhatsApp: (67) 99731-9086 ou (67) 3320-9759.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Shopping China anuncia ofertas especiais para o feriado prolongado





O feriado prolongado deve impulsionar o movimento de consumidores na fronteira, com destaque para a promoção anunciada pelo Shopping China Importados.

Entre os dias 17 e 21 de abril, o centro de compras realiza uma campanha especial com ofertas em diversos produtos, apostando no aumento da circulação de visitantes, especialmente de cidades brasileiras da região sul-mato-grossense.

A expectativa é de que o período atraia consumidores em busca de preços mais competitivos e variedade de itens, característica que tradicionalmente movimenta o comércio de Pedro Juan Caballero em datas estratégicas.

Com a proximidade geográfica, moradores de municípios como Dourados e Ponta Porã costumam aproveitar feriados para atravessar a fronteira e concentrar compras, principalmente em segmentos como eletrônicos, perfumes e utilidades.

A promoção segue até o dia 21, com atendimento ao público durante todo o período.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Brasil e Espanha assinam acordos sobre big techs e tecnologia digital


Brasil e Espanha firmaram nesta sexta-feira (17), em Barcelona, acordos na área de big techs, tecnologia digital, minerais raros e combate à desigualdade social, aos diversos tipos de discriminação e ao crime organizado.

Os documentos, assinados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Sánchez durante 1ª Cúpula Brasil-Espanha, confirmam os posicionamentos compartilhados pelos dois países tanto do ponto de vista internacional quanto relativo aos direitos de seus povos.

Houve ainda reuniões setoriais, com autoridades dos dois países, que concluíram negociações de acordos sobre:

cooperação em tecnologias da informação e telecomunicações;

políticas públicas para pequenas e médias empresas;

intercâmbio cultural e sustentabilidade,

transportes aéreos;

previdência social.

Lula destacou que, há décadas, a Espanha tem sido um dos maiores investidores no Brasil, com destaque para os setores de telecomunicações, finanças, energia e infraestrutura.

“As empresas espanholas arremataram 50 projetos no Programa de Parcerias e Investimentos brasileiro, somando mais de US$ 10 bilhões em investimentos.”

Setores estratégicos

Segundo Lula, que faz uma série de visitas a países europeus, Brasil e Espanha compartilham preocupações semelhantes sobre a necessidade de se estabelecer regras que regulamentem a atividade das chamadas big techs – as grandes empresas de tecnologia digital que exercem poder econômico político e social em escala global.

“Sem regras, as big techs vão instituir a era do colonialismo digital”, disse Lula, ao afirmar que essas empresas extraem e monetizam dados das pessoas, concentrando poder “nas mãos de um punhado de bilionários”.

Diante desse cenário, o presidente brasileiro destacou que Brasil e Espanha têm investido em capacidades próprias para garantir a soberania digital dos dois países, e que os diálogos estão sendo promovidos pelo Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica.

“Essa colaboração vai permitir o desenvolvimento de projetos conjuntos em inteligência artificial e outras áreas.”

As parcerias preveem ainda cooperação em setores importantes para a economia, como o de minerais estratégicos.

“Assumimos o compromisso de cooperar em diferentes etapas da cadeia de minerais estratégicos, gerando conhecimento e agregando valor”, acrescentou.

Países motores

Pedro Sánchez disse que Brasil e Espanha são “países motores” que aproximam ainda mais a União Europeia da América Latina e do Caribe – regiões que, segundo ele, têm valores comuns.

De acordo com ele, a parceria entre os dois países é relevante do ponto de vista da política internacional, diante da fragmentação por que passa o mundo.

“No âmbito do Mercosul, queremos transmitir uma mensagem totalmente diferente: de cooperação, de abertura, de confiança mútua e de prosperidade compartilhada.”

Sánchez acrescentou que, além de visões comuns sobre paz e multilateralismo, Brasil e Espanha mantêm o objetivo comum de avançar no combate às desigualdades.

“Avançamos também em compromissos sociais, voltados à luta contra a violência de gênero, à promoção da igualdade racial e à economia solidária.”



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Oscar Schmidt, maior ídolo do basquete brasileiro, morre aos 68 anos


O basquete brasileiro perdeu um de seus maiores nomes nesta sexta-feira (17). Aos 68 anos, Oscar Schmidt morreu no Hospital Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba, após ter um mal-estar.

Em nota, a assessoria do atleta se pronunciou: “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial e uma figura de imenso significado humano e esportivo. Ao longo de mais de 15 anos, Oscar enfrentou com coragem, dignidade e resiliência a sua batalha contra um tumor cerebral, mantendo-se como exemplo de determinação, generosidade e amor à vida.”

Conhecido como Mão Santa, Oscar construiu uma trajetória histórica no esporte. Ao longo de mais de 25 anos como profissional, tornou-se o maior pontuador da história do basquete, com mais de 49 mil pontos marcados em competições oficiais.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu em 16 de fevereiro de 1958, em Natal, e se destacou mundialmente pela precisão nos arremessos e pela capacidade ofensiva. Sua carreira inclui passagens por clubes no Brasil e no exterior, além de uma atuação marcante com a seleção brasileira.

Pelo Brasil, disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos e se tornou o maior cestinha da história da competição, com mais de mil pontos anotados. Entre os momentos mais emblemáticos está a atuação nos Jogos de Seul, quando marcou 55 pontos em uma única partida, estabelecendo um recorde olímpico.

Além disso, Oscar conquistou o bronze no Mundial de 1978 e encerrou a trajetória pela seleção com milhares de pontos em centenas de partidas, se consagrando como um dos maiores atletas da história do país.

A família do jogador ainda não se pronunciou publicamente. Informações sobre o estado de saúde de Oscar, bem como detalhes sobre velório e sepultamento, não foram divulgadas.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

4ª Feijoada Solidária será realizada dia 27 de junho em Ponta Porã


A 4ª edição da Feijoada Solidária já tem data, horário e local definidos: será no dia 27 de junho, a partir das 12h, no Majestic Hall Eventos, em Ponta Porã. O anúncio foi feito durante o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2026, realizado na quinta-feira (16), no Parque Tecnológico Internacional (PTIn).

Promovidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, as ações têm como objetivo fortalecer a mobilização da sociedade em prol das famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período de frio.

Em 2025, a campanha alcançou resultados expressivos, com a arrecadação de mais de 13 mil agasalhos, atendendo integralmente a rede municipal. A expectativa para este ano é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa.

Durante o lançamento, a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, destacou o caráter humano da campanha. “Mais do que eventos, essas ações representam cuidado, empatia e compromisso com o próximo. É uma mobilização que transforma solidariedade em esperança para quem mais precisa”, afirmou.

O prefeito Eduardo Campos também participou do evento e ressaltou a importância da união da sociedade. “Essa campanha demonstra a capacidade de mobilização da nossa população. Cuidar das pessoas é a nossa maior missão, e iniciativas como essa reforçam valores como solidariedade e cidadania”, declarou.

A primeira-dama Paula Consalter Campos reforçou a importância da participação popular. Segundo ela, cada contribuição faz a diferença e ajuda a transformar a solidariedade em ações concretas. A arrecadação da Feijoada Solidária será revertida para fortalecer a Campanha do Agasalho.

A iniciativa busca envolver toda a comunidade fronteiriça em uma grande corrente do bem, levando mais dignidade, acolhimento e calor humano às pessoas que mais necessitam.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

UCP e Interamericana levam ação socialpara assentamento em Pedro Juan





É mais uma atividade voltada a atender Pedro Juan Caballero com atenção médica básica e entrega de medicamentos da lista primária

A UCP e a Universidade Interamericana de Pedro Juan Caballero realizam neste sábado, 18, mais uma ação comunitária voltada à promoção da saúde gratuita.
A ação social será desenvolvida das 8h às 12h, no assentamento San Gabriel, com atendimento aberto à população da referida comunidade.
É mais uma atividade voltada a atender Pedro Juan Caballero com atenção médica básica e entrega de medicamentos da lista primária.
A atividade faz parte de um conjunto de ações que buscam ampliar o acesso da comunidade a serviços básicos de saúde, ao mesmo tempo em que proporcionam aos futuros médicos experiências práticas fundamentais para a formação acadêmica e profissional.
A UCP e Universidade Interamericana destacam que o projeto reforça o compromisso social da universidade ao preparar futuros médicos com atuação ética e responsabilidade social, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
CEO da UCP e Interamericana, Carlos Bernardo lembra que esse tipo de atendimento sempre foi realizado visando levar e garantir atendimento médico a comunidades que muitas vezes têm dificuldade ou mesmo não tem acesso ao serviço público de saúde.
Somente em 2025, a UCP e Universidade Interamericana realizaram mais de 40 mil atendimentos em várias regiões de Pedro Juan Caballero e de todas as localidades do Departamento (Estado) de Amambay.
Nesta ação de sábado (18) novamente o atendimento será totalmente gratuito, contemplando moradores da região que necessitam de orientação e cuidados básicos de saúde.
A expectativa é de que a ação beneficie dezenas de famílias, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade local.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Conab estima produção de cana-de-açúcar em 673,2 milhões de toneladas


A produção de cana-de-açúcar no país está estimada em 673,2 milhões de toneladas na safra 2025/2026, o que representa uma redução de 0,5% em relação à temporada anterior, como mostra o 4º Levantamento da Safra de Cana-de-açúcar no ciclo 2025/2026. Divulgado nesta sexta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o documento mostra que, mesmo com a queda, o país registra a maior fabricação de etanol e a 2ª maior produção de açúcar na série da Conab, ainda que a colheita de cana seja menor em relação ao ciclo passado. Os dados do levantamento também revelam que esta é a terceira maior safra de cana registrada na série histórica, atrás das temporadas de 2022/2023 e de 2024/2025.

De acordo com o levantamento da Conab, somando as origens cana-de-açúcar e milho, a fabricação do etanol deve atingir 37,5 bilhões de litros, aumento de 0,8% em relação à safra passada. A alta é influenciada pela maior produção do etanol de milho. O combustível com origem no cereal, avaliado em 10,17 bilhões de litros, registra aumento de 29,8% em relação à safra passada e representa pouco mais de 27% da produção total do combustível. Já o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar está estimado em 27,33 bilhões de litros, redução de 6,9% em comparação ao ciclo 2024/2025.

A fabricação de açúcar, por sua vez, é estimada em 44,2 milhões de toneladas, aumento de 0,1% em relação à safra anterior. A menor disponibilidade de matéria-prima limitou o aumento na produção do adoçante inicialmente previsto pela Companhia. Ainda assim, esta é a segunda maior fabricação do produto já registrada na série histórica da Companhia, perdendo apenas para a safra 2023/2024.

Cenário agrícola

A queda na safra da cana é influenciada pela diminuição em 2,6% da produtividade média nacional, resultando em 75.184 quilos por hectares, diante das condições climáticas desfavoráveis registradas durante as fases de desenvolvimento das lavouras após a colheita em 2024, principalmente na Região Centro-Sul. A perda registrada foi compensada pelo aumento da área destinada à colheita nesta safra, estimada em 8,95 milhões de hectares, 2,1% superior à área colhida no ciclo anterior.

Para o Sudeste, principal região produtora de cana-de-açúcar do país, a Conab estima uma produção de 430,1 milhões de toneladas, redução de 2,2% em relação à safra anterior. Essa diminuição é atribuída às condições climáticas adversas registradas em 2024, com a presença de períodos de estiagem, altas temperaturas e incêndios, que comprometeram a rebrota e o desenvolvimento das lavouras.

As regiões Norte e Nordeste também registram queda na produção na safra 2025/2026. No Norte, mesmo com o aumento de área colhida, as condições climáticas mais restritivas resultaram em redução de 7,1% na colheita, totalizando 3,8 milhões de toneladas. Já a produção do Nordeste é estimada em 53,3 milhões de toneladas, redução de 2% em relação à safra passada, diante de uma queda de 1,2% na produtividade média, projetada em 59.860 quilos por hectare.

A região Centro-Oeste, segunda principal região produtora de cana do país, apresenta crescimento de 3,4% na produção, estimada em 150,2 milhões de toneladas. O aumento é reflexo da maior área colhida, saindo de 1,85 milhão de hectares para 1,96 milhão de hectares, uma vez que a produtividade média apresentou uma redução de 2,2% em razão das condições climáticas menos favoráveis durante o desenvolvimento das lavouras, resultando em 76.820 kg/ha.

Alta também para a colheita registrada na região Sul. Com crescimento estimado de 1,9% na área destinada ao setor sucroenergético, a produção da região alcançou 36 milhões de toneladas, resultado favorecido pela recuperação da produtividade diante das precipitações superiores às observadas no ciclo anterior.

Mercado

Na safra 2025/2026, a Conab verificou o maior direcionamento da cana para a fabricação de açúcar, que contribuiu para sustentar a produção do adoçante, aumentando ligeiramente a disponibilidade em relação à safra anterior, ao passo que a produção total de etanol registrou retração em relação ao ciclo anterior, porém contrabalançada pelo avanço da produção do etanol de milho.

Para o curto prazo, a transição para a nova safra tende a manter o mercado de etanol relativamente sustentado, sobretudo no segmento anidro. No caso do açúcar, o cenário internacional de maior oferta limita movimentos mais consistentes de alta, embora ainda haja suporte pontual decorrente de prêmios de exportação positivos e de eventuais incertezas no mercado externo.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Expojardim 2026 reforça força do agro e promete movimentar a região com programação diversificada


A 21ª edição da Expojardim 2026 promete consolidar ainda mais o evento como um dos principais encontros do agronegócio, cultura e entretenimento do sudoeste de Mato Grosso do Sul. Realizada no Parque de Exposições Edito Martins, em Jardim, a feira acontece entre os dias 20 e 26 de abril, com abertura oficial dos leilões a partir do dia 21.

Tradicional no calendário regional, a Expojardim reúne produtores, empresários e a comunidade em uma programação ampla, que inclui leilões de gado, exposição de animais, demonstrações de tecnologia agropecuária, feira de negócios e uma praça de alimentação voltada para toda a família. O evento também contará com etapa nacional da Copa MD Bulls de rodeio profissional, reforçando o vínculo com a cultura do campo.

Com centenas de animais em pistas a programação de leilões marca para terça-feira as 18 horas o 21º Leilão da Fazenda Nova Vitrine. Já na quarta-feira as 19 horas acontece o 2 º Leilão Aliança CEIP, na quinta-feira também as 19 horas o 6º Leilão Show de Produção onde dezenas de fêmeas estarão em pista para arremate, na sexta-feira os machos estão sendo ofertados no 6º Leilão de Produção e fechando a agenda de leilão da Expojardim, no sábado as 19 horas, o 23º Leilão Show da Terra.

Na área artística, a feira traz shows confirmados que prometem atrair grande público. Entre as atrações estão as duplas Alberto & Onofre (23/4) e Althair & Alexandre (24/4), além da cantora Fiorella (25/4). A entrada é gratuita, com a proposta de ingresso solidário — mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível entre quinta-feira e sábado.

Para o presidente do Sindicato Rural de Jardim, Hélio Tadeu Ruiz, a Expojardim representa mais do que uma feira agropecuária. “A Expojardim é um momento de união do setor produtivo com a comunidade. É onde mostramos a força do nosso agro, geramos oportunidades de negócios e valorizamos quem trabalha no campo. Estamos preparando uma edição ainda mais estruturada e acolhedora para todos”, destacou.

Além de impulsionar o agronegócio, a feira também tem papel importante no fortalecimento da economia local, atraindo visitantes de diversas regiões e fomentando o turismo, o comércio e os serviços.
Com expectativa de grande público, a Expojardim 2026 reafirma sua relevância como vitrine do desenvolvimento regional, aliando tradição, inovação e lazer em um só espaço.

A Expojardim 2026 é uma realização do Sindicato Rural de Jardim, com organização da Opa Organização e Eventos, com apoio da Senadora Soraya Thronicke, da Prefeitura de Jardim, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Cultura, Setesc, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Famasul e SENAR.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home matogrossodosul politica

Estado presente: Governo de MS percorre nove municípios e reforça desenvolvimento na região norte.


Agenda alcança cerca de 128 mil habitantes, com diálogo direto com lideranças e acompanhamento de obras que chegam a cidades de todos os tamanhos

Estado presente: Governo de MS percorre nove municípios e reforça desenvolvimento na região norte.

A presença do Estado nos municípios e o fortalecimento do diálogo direto com as lideranças locais marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul na região Norte do Estado, ao longo de dois dias de trabalho, na quarta (15) e quinta-feira (16). A iniciativa percorreu nove municípios — Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão e Camapuã, além do distrito de Pontinha do Cocho, consolidando o compromisso da gestão estadual com o municipalismo e com a construção conjunta de políticas públicas.

Conduzida pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a agenda institucional reforçou um modelo de governança baseado na proximidade, na escuta ativa e na articulação direta com prefeitos, vereadores, secretários municipais e a população. Em cada localidade, além das reuniões nas prefeituras e câmaras municipais, foram realizadas visitas a obras concluídas e em andamento, permitindo o acompanhamento in loco dos investimentos e das demandas prioritárias de cada município.

Ao todo, os nove municípios visitados somam aproximadamente 128 mil habitantes, número que evidencia a diversidade de realidades atendidas pela agenda e reforça o compromisso da administração estadual em levar desenvolvimento a todas as regiões, independentemente do porte das cidades. A presença institucional nesses territórios demonstra que, mesmo nas localidades menores, a atuação do Estado é constante e estruturante.

A dinâmica das agendas evidencia a estratégia do Governo do Estado de estar presente nos 79 municípios sul-mato-grossenses, compreendendo as particularidades de cada região e promovendo soluções alinhadas às realidades locais. O diálogo direto com as lideranças municipais tem sido um dos pilares para garantir maior eficiência na execução das políticas públicas e ampliar o alcance das ações governamentais.

Ao longo do roteiro, o volume de investimentos reforça a presença do Estado em diferentes áreas, com destaque para infraestrutura urbana e logística, saneamento básico, habitação, saúde e educação. Entre as ações, estão obras de pavimentação asfáltica e drenagem em áreas urbanas, restauração e implantação de rodovias estratégicas, construção de pontes em regiões rurais, ampliação de redes de esgoto e abastecimento de água, além de investimentos em unidades escolares, equipamentos de saúde e projetos habitacionais em diversos municípios.

Esse conjunto de iniciativas demonstra a capilaridade das ações do Governo de Mato Grosso do Sul, com obras já entregues, outras em execução e novos projetos em fase de planejamento, garantindo continuidade administrativa e avanço no desenvolvimento regional.

Um dos exemplos que simbolizam esse modelo de atuação é o distrito de Pontinha do Cocho, em Camapuã, onde mais de R$ 11,5 milhões foram investidos em pavimentação asfáltica e drenagem, levando infraestrutura e qualidade de vida à população local. A obra, já concluída, reflete o compromisso do Estado em atender também comunidades menores e áreas rurais, promovendo inclusão e desenvolvimento.

Durante visita ao distrito, o vice-governador destacou a importância dos investimentos para a permanência das famílias no campo e para o desenvolvimento equilibrado do Estado. “Se nós queremos fixar o homem do campo no campo, a gente precisa levar qualidade de vida. E o asfalto representa exatamente isso. Governo municipalista é isso: onde tem gente, tem o cuidado do Governo”, afirmou.

O reconhecimento por parte dos gestores municipais reforça o impacto das ações. Em Camapuã, o prefeito Manoel Eugênio Nery destacou a transformação promovida pelos investimentos no distrito. “Hoje, 90% do distrito da Pontinha do Cocho está asfaltado. É a maior obra que o Governo do Estado já realizou no município, levando mais qualidade de vida para a população”, ressaltou, ao agradecer à gestão estadual e lembrar da continuidade das ações iniciadas em administrações anteriores.

Ao final da agenda, o vice-governador destacou a receptividade nos municípios e a importância do contato direto com as comunidades.

“Foi um dia de muito trabalho. Quero agradecer aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e toda a população que nos recebeu com tanto carinho. É muito bom ver o Governo do Mato Grosso do Sul presente na vida dessas comunidades. Saímos dessa agenda ainda mais motivados a continuar trabalhando por todo o Estado”, afirmou.

A agenda na região Norte reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão municipalista, baseada na cooperação entre Estado e municípios, na presença ativa no interior e na construção de políticas públicas que gerem resultados concretos na vida da população.



Veja a matéria completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Casos de dengue no Brasil caem 75% em 2026


Dados do Ministério da Saúde indicam que os casos de dengue registrados no Brasil ao longo dos primeiros meses de 2026 caíram 75% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a 11 de abril, foram notificados 227,5 mil casos prováveis da doença contra 916,4 mil identificados no mesmo período de 2025. A queda, segundo a pasta, segue uma tendência observada desde o ano passado, quando o total de casos chegou a 1,7 milhão após o pico de 6,6 milhões registrado em 2024.

Em nota, o ministério avalia que o resultado reflete o fortalecimento de ações coordenadas junto a estados e municípios, incluindo estratégias como a ampliação do uso de ovitrampas (armadilhas de monitoramento para combater o Aedes aegypti), presente em 1,6 mil municípios, com previsão de chegar a 2 mil até o fim deste ano.

“Também avançam o uso de insetos estéreis irradiados e a expansão do método Wolbachia, prevista para 72 municípios prioritários”, destacou a pasta.

Vacinação

Ainda segundo o ministério, 1,4 milhão de doses de vacina contra a dengue foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo que recebe o imunizante desde 2024.

Em 2026, a pasta passou a ofertar a vacina nacional de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em três municípios-piloto, para a faixa etária de 12 a 59 anos. Profissionais de saúde também recebem a vacina, somando mais de 300 mil doses aplicadas.

Outras doenças infecciosas

O ministério também divulgou números relacionados a outras doenças infecciosas registradas no país.

Em 2025, o Brasil contabilizou o menor número de casos de malária desde 1979, com queda de 15% em relação ao ano anterior. Os casos recuaram, ao todo, 30%, com redução, principalmente em territórios indígenas. As mortes caíram 28%, passando de 54 para 39. Na Terra Indígena Yanomami, a redução foi 22% nos casos e de 80% nos óbitos.

Para a pasta, o resultado está associado à ampliação do diagnóstico e do tratamento, já que mais de 25 mil pacientes foram tratados com tafenoquina. “Também houve intensificação da busca ativa e aumento na oferta de testes rápidos”.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.