Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Entenda a lei que define guarda compartilhada de pets no Brasil


Decidir o futuro do animal de estimação quando o casamento ou a união chega ao fim é um momento de angústia.

Esse desgaste pode ser abrandado a partir desta sexta-feira (17), com a publicação da lei que institui a guarda compartilhada de pets.

A norma estabelece regras, inclusive, caso não haja acordo. Situações em que o juiz determinará o compartilhamento da custódia e das despesas do animal de forma equilibrada entre as partes.

Para isso, o animal deve ser “de propriedade comum”, ou seja, ter passado a maior parte de sua vida de forma conjunta, com o casal.

Manutenção

Os gastos com alimentação e higiene serão de responsabilidade de quem tiver o animal em sua companhia.

As demais despesas, como consultas veterinárias, internações e medicamentos, serão divididas igualmente entre as partes.

Indenização

A parte que renunciar ao compartilhamento da custódia perderá a posse e a propriedade do animal de estimação em favor da outra, sem direito a indenização.

Não cabe reparação econômica também em casos de perda definitiva da custódia causada por descumprimento imotivado do acordo.

Em caso de decisão judicial, não será deferida a custódia compartilhada do animal se o juiz identificar:

histórico ou risco de violência doméstica e familiar;

ocorrência de maus-tratos contra o animal.

Nessas situações, o agressor perderá a posse e a propriedade do animal para a outra parte, sem direito a indenização.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

ASSISTA: Casal é identificado e indiciado por roubar idoso em plena luz do dia





Casal identificado pelas iniciais S.R e M.J.S.P. foi indiciado pela PC (Polícia Civil) nesta quinta-feira (16/4), por roubar idoso de 86 anos, em plena luz do dia, no município de Iguatemi.

Imagens de câmera de segurança registraram toda a ação. É possível ver a vítima caminhando por uma rua e, logo em seguida, abordado pela dupla de ladrões. O primeiro a conversar com o homem é a mulher, enquanto o outro indivíduo está montado em uma bicicleta – assista o vídeo acima.

O crime, conforme a polícia, ocorreu no final da tarde de terça-feira (14/4), quando o idoso retornava do supermercado. Aos agentes, ele que foi agredido pelos autores.

Após o registro dos fatos, foi iniciada diligências para identificação da dupla e após consulta a sistema de monitoramento próximo ao local, foi verificada toda dinâmica dos fatos registrados com imagens localizadas.

A partir dessas imagens, a Polícia Civil através da colaboração da população, localizou os dois suspeitos que praticaram o crime e ambos foram levados para a delegacia de Iguatemi.

Depois de prestarem depoimento, homem e mulher foram liberados por não estarem presentes as situações flagrâncias previstas no artigo 302 do CPP.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Homem é preso em Bataguassu com 368 quilos de maconha que buscou em Ponta Porã





Homem que não teve a identidade divulgada, foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) transportando 368 quilos de maconha, na BR-267, em Bataguassu. A ocorrência foi na quarta-feira (15/4).

Conforme o registro policial, os agentes fiscalizavam na referida rodovia, quando abordaram um veículo Jeep/Renegade. Ao ser questionado sobre a viagem, o motorista confessou que levava maconha.

A droga foi encontrada no assoalho do veículo e apreendida. O indivíduo disse que levaria a maconha de Ponta Porã até São Paulo. Ele foi preso e encaminhado à PC (Polícia Civil) em Bataguassu.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Deputados votam campanha contra adultização de crianças nas redes sociais





Os deputados votam na sessão ordinária desta quinta-feira (16), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), proposta que cria campanha de enfrentamento da adultização e da sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais. Além desse projeto, pautado em segunda discussão, estão previstas outras duas proposições. 

De autoria da deputada Mara Caseiro (PL), o Projeto de Lei 205/2025, institui a Semana Estadual de Combate à Adultização, à Exploração, à Sexualização e à Exposição Precoce de Crianças e Adolescentes nas Redes Sociais. A campanha será realizada, anualmente, na segunda semana do mês de agosto. Aprovado, o projeto seguirá para votação da redação final.

Em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 246/2025, da deputada Gleice Jane (PT). A proposta trata sobre o direito de os servidores públicos ativos, que registrarem boletim de ocorrência como vítimas de crime, de contravenção penal ou de ato infracional, de informar o endereço funcional em substituição ao endereço residencial.

Está pautado, em discussão única, o Projeto de Lei 03/2026, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A matéria declara a utilidade pública da Associação Espiritualista De Religiões De Matrizes Afroíndio-Brasileiras (AERMAB), com sede no município de Coxim.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

UCP-Interamericana sediarãoAtividades Integradas 2026.1


Ponta Porã News – Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

O formato com estações simuladas e avaliações por semestre reforça a ideia de formação integral, estimulando raciocínio, trabalho em equipe e vivência prática A Universidade Central do Paraguai (UCP) e a Universidade Interamericana, em Pedro Juan Caballero, realizarão as atividades acadêmicas integradoras da área médica, com programação prevista a partir de 27 de abril no […]

(UCP-Interamericana sediarãoAtividades Integradas 2026.1)



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

OLIGRAN celebra três décadas com expectativa de alto nível técnico


Faltando menos de um mês para a abertura oficial, os organizadores seguem em ritmo acelerado com os preparativos para a realização da 30ª OLIGRAN. As Olimpíadas da UNIGRAN é um evento consolidado como uma das principais iniciativas de integração acadêmica e promoção do esporte universitário. A abertura acontece no dia 8 de maio, com programação aberta ao público, reunindo apresentações culturais e o tradicional desfile do Garoto e Garota OLIGRAN.

Organizado pelo curso de Educação Física, o evento reúne acadêmicos de todos os cursos em diversas modalidades esportivas, como futsal, voleibol, basquetebol, handebol, atletismo, natação, judô, xadrez, beach tênis e cross training, modalidade incorporada recentemente e que retorna nesta edição.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, professor Robson Barbosa, a edição comemorativa de 30 anos traz novidades que reforçam o alcance institucional do evento. “Neste ano, além da continuidade de modalidades como o cross training, teremos a participação inédita de alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio UNIGRAN. A expectativa é de um número de atletas superior ao das edições anteriores, especialmente porque muitos estudantes que já eram atletas no Ensino Médio agora ingressaram na faculdade e demonstram grande interesse em competir”, destaca.

O coordenador também projeta elevação no nível técnico das disputas. “Acreditamos que o nível das competições será ainda mais qualificado, considerando que muitos acadêmicos já possuem experiência esportiva e seguem em atividade. Isso contribui diretamente para o desempenho e para a qualidade dos jogos”, avalia.

Em edições anteriores, a OLIGRAN mobilizou centenas de participantes e promoveu mais de 200 disputas esportivas, evidenciando seu papel como ação estratégica de ensino e extensão. Para 2026, a expectativa é ampliar esse engajamento, fortalecendo o protagonismo acadêmico e a vivência prática dos estudantes.

As inscrições seguem abertas nas coordenações de cursos até o dia 27 de abril. Segundo o professor Robson, cada curso recebeu as fichas de inscrição, que devem ser preenchidas com os dados dos atletas, incluindo assinatura de termo de responsabilidade. “Após o preenchimento, as equipes e atletas devem encaminhar a ficha à coordenação de Educação Física para efetivação da inscrição”, orienta.

Nas modalidades coletivas, como futsal, voleibol, basquetebol, handebol, futebol suíço e cross training, a taxa de inscrição é de R$ 100,00, destinada à cobertura de custos com arbitragem. Já nas modalidades individuais, a participação é gratuita.

As inscrições para o concurso Garoto e Garota OLIGRAN seguem até o dia 24 de abril, integrando a programação de abertura, que reforça o caráter cultural e comunitário do evento.

Ao completar três décadas, a OLIGRAN reforça sua relevância como ferramenta de formação acadêmica e social, promovendo a prática esportiva, e também competências essenciais como trabalho em equipe, organização e liderança, pilares que se estendem também para a trajetória profissional dos acadêmicos.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Entrega de propostas na licitação de publicidade de MS moderniza, confere lisura e transparência ao processo


O Governo do Estado realizou a primeira sessão pública da licitação destinada à contratação de serviços de publicidade por meio de agências especializadas. Nesta etapa inicial, as empresas apresentaram suas propostas, considerando critérios técnicos e de preço, em uma programação que se estendeu por dois dias. O processo foi destacado pela transparência, lisura e agilidade na condução dos trabalhos.

Sob coordenação da Comissão de Licitações da SAD (Secretaria Estadual de Administração), a concorrência pública reuniu 26 agências de publicidade, que compareceram ao auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para protocolar suas propostas.

As atividades tiveram início na quarta-feira (15), em dois períodos, e foram concluídas às 11h30 da quinta-feira (16). Todos os procedimentos previstos no edital, referentes à primeira sessão, foram integralmente cumpridos e registrados em vídeo, reforçando o compromisso com a transparência.

Nesta fase, as empresas apresentaram propostas organizadas em quatro lotes. O primeiro atende à Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o segundo ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e o terceiro à Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).

O quarto lote contempla a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica). Durante a sessão, também foi instituída uma comissão formada pelos próprios licitantes, responsável por acompanhar e validar todos os procedimentos realizados.

A próxima etapa do processo prevê a convocação de uma subcomissão técnica, que ficará encarregada de avaliar os planos de comunicação publicitária e a capacidade de atendimento das agências participantes. Na sequência, será realizada a segunda sessão pública, destinada à análise dos demais critérios, até a definição do resultado final da licitação.

Com a participação dos representantes das empresas, a sessão transcorreu de forma organizada e transparente. Ao longo dos dois dias de atividades, não houve registros de incidentes ou questionamentos quanto à lisura do processo.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home matogrossodosul politica

Governo do Estado fortalece municipalismo na região Norte e amplia diálogo direto com lideranças locais


Vice-governador percorreu cinco municípios reforçando parcerias, ouvindo demandas e alinhando novos investimentos para o desenvolvimento regional

Governo do Estado fortalece municipalismo na região Norte e amplia diálogo direto com lideranças locais

Com foco na consolidação de uma gestão orientada pela proximidade institucional e pela construção conjunta de políticas públicas, o Governo de Mato Grosso do Sul cumpriu, nesta quarta-feira (15), uma agenda estratégica na região Norte do Estado, promovendo uma série de encontros com lideranças municipais e reforçando o alinhamento entre Estado e municípios como eixo estruturante do desenvolvimento regional.

Ao longo do dia, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, conduziu reuniões institucionais nos municípios de Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em agendas realizadas nas câmaras municipais. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do municipalismo, por meio da escuta ativa, da pactuação de prioridades e da construção de soluções integradas para cada realidade local.

Em cada município, o foco esteve na atualização de demandas, no acompanhamento de projetos em andamento e no planejamento de novos investimentos em áreas estratégicas como infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento econômico. A dinâmica das reuniões evidencia um modelo de governança que valoriza o diálogo direto com os gestores locais, promovendo maior eficiência na execução das políticas públicas.

Inserida em um contexto de crescimento econômico e fortalecimento das cadeias produtivas, a região Norte de Mato Grosso do Sul tem se destacado pelo dinamismo e pela capacidade de atrair investimentos. Nesse cenário, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido fundamental para consolidar avanços e ampliar oportunidades.

Para o vice-governador Barbosinha, a agenda representa o compromisso contínuo do Governo do Estado com a construção de soluções compartilhadas e com a presença ativa nos municípios.

“Essa agenda reafirma a diretriz do Governo do Estado de atuar de forma próxima e integrada com os municípios, ouvindo as demandas locais, alinhando prioridades e construindo soluções conjuntas. O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa, necessariamente, pelo fortalecimento das cidades, pelo diálogo permanente com as lideranças e pela presença efetiva do Estado em todas as regiões”, destacou.

A agenda institucional reforça o modelo de gestão adotado em Mato Grosso do Sul, pautado pela cooperação entre os entes federativos, pela eficiência na aplicação dos recursos públicos e pelo compromisso em promover desenvolvimento regional equilibrado, com resultados concretos para a população.



Veja a matéria completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Ponta Porã sedia 1º Congresso Sul-Fronteira de Regimes Próprios de Previdência Social


Evento reúne gestores e especialistas de vários municípios de Mato Grosso do Sul segue com programação até esta sexta-feira, dia 17

Foi aberto na noite de quarta-feira (15), no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, o 1º Congresso Sul-Fronteira de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Promovido pela Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul (ADIMP/MS), o evento segue até sexta-feira, dia 17 de abril, com o objetivo de fortalecer a integração entre os poderes e aprimorar a gestão previdenciária.

A cerimônia de abertura reuniu representantes de institutos municipais de previdência de diversas regiões do Estado, além de autoridades como a senadora Soraya Tronicke; o presidente da Associação dos Regimes Próprios de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, Michel Vaz Morrison; e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ponta Porã (Previporã), Rafael Fração de Oliveira; o secretário municipal de Administração da Prefeitura de Ponta Porã, Wesley José Tolentino de Souza, entre outros convidados.

Durante os três dias de programação, Ponta Porã recebe conselheiros, membros de comitês de investimentos e gestores de RPPS de vários municípios sul-mato-grossenses. Na abertura, o Centro de Convenções ficou completamente lotado, reunindo centenas de participantes.

Além de promover a qualificação técnica, o congresso também contribui para o fortalecimento da economia local, com impacto direto nos setores de hotelaria, bares, restaurantes e serviços. A presença de visitantes ainda amplia a visibilidade de Ponta Porã como destino turístico, permitindo que os participantes conheçam os atrativos históricos, culturais e naturais da região de fronteira.

De acordo com a ADIMP/MS, o evento foi idealizado como um espaço estratégico para capacitação, troca de experiências e fortalecimento dos regimes próprios de previdência social, reunindo especialistas e profissionais da área em todo o Estado.

O congresso conta com o apoio da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev-MS), do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ponta Porã, além do Previporã.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Polícia Militar Rodoviária inicia “Operação Tiradentes 2026” nas rodovias estaduais


O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), dará início à “Operação Tiradentes 2026” a partir da 00h deste sábado (18), em todas as rodovias estaduais do Estado, com término previsto para as 23h59 do dia 21 de abril.

A operação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo e a fiscalização de trânsito, diante do aumento no fluxo de veículos durante o feriado prolongado, visando à preservação da vida, à redução de sinistros e ao enfrentamento de infrações e ilícitos penais nas rodovias estaduais.

Durante o período, o BPMRv atuará com reforço no policiamento em pontos estratégicos, especialmente nos trechos com maior incidência de acidentes e nas vias de acesso aos municípios, além de estradas vicinais da área de atuação da Unidade.

As ações incluem a realização de abordagens, implantação de barreiras policiais e intensificação da fiscalização voltada às principais infrações de trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e condução de veículo sob efeito de álcool, condutas que estão entre as maiores causas de sinistros graves.

Também haverá emprego de etilômetro para coibir a embriaguez ao volante, além do reforço nas ações de combate a crimes nas rodovias, especialmente em regiões de divisa, contribuindo para a segurança pública e a ordem nas estradas.

O BPMRv destaca que a intensificação das ações preventivas e repressivas é fundamental para garantir maior segurança aos usuários das rodovias estaduais durante o feriado, período em que há aumento significativo no deslocamento de veículos e pessoas.

Orientações de segurança

O BPMRv orienta os condutores a realizarem a revisão preventiva do veículo antes de viajar, verificando itens essenciais como pneus, freios e iluminação, além de planejarem o trajeto com antecedência.

Durante a viagem, é fundamental respeitar a sinalização, manter distância segura do veículo à frente, evitar ultrapassagens em locais proibidos e não dirigir sob efeito de álcool.

Para denúncias e informações, ligue 198.

Ao trafegar pelas rodovias estaduais, conte com o BPMRv.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.