Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Agetran, Guarda Municipal e Defesa Civil mantém plantão 24 horas durante feriado





A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã informou que o atendimento à população no setor operacional será mantido normalmente com os plantões 24 hora durante o feriado prolongado da Semana Santa.

As equipes, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, estão escaladas para fiscalização no trânsito com os agentes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), e também com os serviços de rondas desenvolvidos pela GCMFron (Guarda Civil Municipal de Fronteira). A Defesa Civil mantém equipe de prontidão 24 horas.

Em caso de emergência durante o feriadão de Semana Santa, a Agetran poderá ser acionada pelo telefone 153 ou celular (67) 99841-7927, Guarda Civil Municipal Fronteira pelo telefone 153 ou celular (67) 99800-2899 ou Defesa Civil pelo telefone 199 ou (67) 99841-8575.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Veja onde procurar atendimento de saúde durante o feriado em Ponta Porã





A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os serviços públicos de saúde serão mantidos durante o feriadão da Semana Santa. A população poderá buscar atendimento no Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), das 7h às 23h, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Nova Itamarati, com funcionamento 24 horas.

O horário especial entra em vigor nesta quinta-feira, dia 2 de abril, e segue até domingo, dia 5. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida tem como objetivo garantir assistência à população durante o período de feriado, quando as demais unidades básicas estarão fechadas. O atendimento normal será retomado na segunda-feira, dia 6 de abril.

Além desses serviços, o Hospital Regional “Dr. José de Simone Neto” seguirá com atendimento ininterrupto para casos de maior gravidade.

Demais setores

Nesta quinta-feira (2), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) funcionará das 7h às 12h para atender contribuintes que desejarem esclarecer dúvidas sobre o IPTU 2026. O atendimento será retomado na segunda-feira (6), no mesmo horário.

A Guarda Civil Municipal e a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) manterão suas atividades normalmente durante o feriado. Já os setores administrativos da Prefeitura voltam a atender na segunda-feira, a partir das 7h.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Operário volta a vencer Bataguassu e é tricampeão sul-mato-grossense


O Campeonato Sul-Mato-Grossense termina alvinegro pela terceira vez seguida. Nesta quinta-feira (2), pela rodada de volta da fase final, o Operário FC venceu mais uma vez AA Bataguassu, agora por 2 a 1, de virada, e conquistou o tricampeonato estadual. Pato abriu o placar para o time do interior, mas Robinho, cobrado pênalti, e Léo Fenga, em uma cobrança de falta, definiram a vitória e o título do Galo. Na ida, o placar havia sido 3 a 1.

Os dois finalistas vão representar o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027. O time campo-grandense, por ser o campeão, joga também a Copa Verde.

Gols

Os 3.170 torcedores que compareceram ao Estádio Jacques da Luz viram um bom primeiro tempo, porém, sem gols. A obrigação de vitória fez o Bataguassu tomar as ações, enquanto o Operário estava armado para o contra-ataque. O goleiro Lucas Covolan foi mais acionado que Mandela e fez boas defesas, evitando que o Tucunaré fosse para o intervalo em vantagem.

Na etapa final, a pressão do Bata em busca do gol seguiu e, desta vez, com resultado. Aos nove minutos, Breno Chaves cruzou da esquerda e a zaga cortou parcialmente. A bola sobrou para Alex Choco, ainda na grande área que tentou o chute e a bola bateu no zagueiro e sobrou para Pato, pero da meia-lua. O camisa 10 teve espaço para ajeitar o chute e acertar o canto direito alto de Lucas Covolan, sem chances de defesa.

No prejuízo, a resposta do Operário foi quase imediata. Aos 11 minutos, Luizinho dá o toque para Danilinho na área e o atacante foi mais rápido que o goleiro Mandela, que tentou o corte, e foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro Marcos Mateus Pereira que Robinho assumiu a responsabilidade da cobrança. Mandela buscou a bola no seu canto direito, mas no rebote, o próprio camisa 10 do Galo aproveitou para igualar o placar.

A bola parada funcionou também no gol da virada alvinegra. Aos 31 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Arthur Manoel recebeu na meia-lua e, ao fazer o giro, foi derrubado por Juan. Falta que Léo Fenga cobrou com precisão no canto esquerdo de Mandela que, desta vez, não teve reação para alcançar a bola e evitar o gol da virada e vitória operariana por 2 a 1.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz


O número de casos de influenza A permanece em crescimento no Brasil. De acordo com a nova edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maior parte dos estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste está em alerta por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que representa risco ou alto risco com sinal de crescimento.

O Boletim alerta que a influenza A, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus são as causas na maioria dessas ocorrências de SRAG e podem resultar em morte nos casos mais graves.

Conforme os registros do InfoGripe, divulgados nesta quarta-feira (1º), nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 27,4% foram casos positivos de influenza A; 1,5% de influenza B; 17,7% de vírus sincicial respiratório; 45,3% de rinovírus; e 7,3% de Sars-CoV-2 (covid-19).

Nas anotações de óbitos em igual período, entre os registros positivos houve a presença destes mesmos vírus com 36,9% de influenza A, de 2,5% influenza B, 5,9% de vírus sincicial respiratório, 30% de rinovírus e 25,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19). “O estudo é referente à Semana Epidemiológica 12, período de 22 a 28 de março”, acrescentou a Fiocruz no texto de divulgação do Boletim.

Vacinação

Para os pesquisadores, diante desse quadro, a imunização contra a influenza se torna ainda mais necessária, o que pode ser facilitado pela Campanha Nacional de Vacinação que teve início no sábado passado (28), nessas regiões onde vem sendo registrado o avanço dos casos.

A ação, que é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, continua até 30 de maio e a população pode procurar a imunização gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“É fundamental que pessoas dos grupos prioritários como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e da educação estejam em dia com a vacina contra a influenza”, afirmou a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella.

Ela chama atenção ainda para a importância das gestantes a partir da 28ª semana se vacinarem contra o VSR, para garantir proteção aos bebês desde o nascimento.

A pesquisadora recomendou também que as pessoas dos estados onde ocorrem evolução de SRAG usem máscaras em locais fechados e com maior aglomeração, principalmente, as que integram os grupos de risco. Tatiana Portella ressaltou, ainda, a importância de manter a higiene, como lavar sempre as mãos.

“Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é manter o isolamento. Se isso não for possível, a orientação é sair de casa usando uma máscara de boa qualidade, como PFF2 ou N95”, sugeriu.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar





O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.

O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Primeiro título

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.

Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.

Janela Eleitoral

Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato.

Desincompatibilização

Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções.

A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Câmara de Ponta Porã celebra Protocolo de Intenções com Unila


A Câmara Municipal de Ponta Porã acaba de celebrar importante e fundamental mecanismo de consolidação da modernização institucional. Delegação oficial do Poder Legislativo de Ponta Porã, liderada pelo presidente, vereador Jelson Bernabé, cumpriu nesta extensa e estratégica agenda institucional em Foz do Iguaçu entre os dias 30 e 31 de março.

O objetivo central da missão foi a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), visando consolidar a cooperação técnica, acadêmica e institucional no coração da integração fronteiriça entre Brasil e Paraguai.

A jornada teve início na segunda-feira (30) com uma visita técnica ao Projeto de Museologia do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), sob orientação de Marcos Mendonça.

O grupo conheceu o trabalho de catalogação e preservação de acervos documentais, uma experiência de profunda importância histórica. Para a diretora da Escola do Legislativo de Ponta Porã, Edilene Bernabé, este conhecimento técnico será fundamental para fortalecer as atividades da Escola, permitindo que a instituição atue com excelência na preservação da memória da fronteira e ofereça subsídios sólidos para a valorização do patrimônio cultural local.

A comitiva da Câmara de Ponta Porã reuniu-se na sede da Majlis Consultoria Internacional para o acompanhamento do Plano de Internacionalização de Ponta Porã.

Na manhã de terça-feira (31), a delegação cumpriu agenda no Centro Executivo da Itaipu Binacional, onde foi recebida por Newton Almeida, Assessor Executivo do Diretor Geral Brasileiro, e Henrique Palermo do Vale.

Na ocasião, o Legislativo Municipal, através do presidente Jelson Bernabé agradeceu os investimentos da binacional em Ponta Porã e realizou uma visita institucional completa ao complexo da Itaipu, reforçando os laços de cooperação entre as instituições.

O marco histórico da viagem ocorreu na tarde de terça, com a celebração do Protocolo de Intenções na UNILA, assinado pela Reitora Dra. Diana Araujo Pereira e pelo presidente Jelson Bernabé.

O acordo estabelece um compromisso de colaboração mútua para o desenvolvimento sustentável da faixa de fronteira, reconhecendo a importância de construir redes institucionais permanentes.

O protocolo é um passo decisivo para a Câmara Municipal de Ponta Porã e sua Escola do Legislativo, pois fundamenta a construção de políticas públicas de fronteira em conhecimento acadêmico rigoroso e estudos técnicos especializados fornecidos pela UNILA.

Esta união estratégica garante que as decisões legislativas e as ações de integração regional sejam pautadas por dados e pesquisas de ensino e extensão, elevando o nível da gestão pública na região. Através da Escola do Legislativo, essa cooperação permitirá a formação de quadros técnicos preparados para os desafios do desenvolvimento binacional, articulados pelo Parlamento Internacional Municipal (PARLIM).

A agenda foi encerrada com uma visita ao Campus Integração da UNILA. Na ocasião, a delegação foi honrada com um convite especial para participar e prestigiar a banca de mestrado de Henrique Palermo do Vale, servidor da Itaipu Binacional e colaborador ativo dos projetos de integração regional.

Para o presidente Jelson Bernabé, a missão une a força política de Ponta Porã ao conhecimento acadêmico da universidade em prol da população.

Além do presidente, a comitiva foi composta pelo 1º vice-presidente Carlos Bordão; pelos vereadores Agnaldo Pereira Lima e Marcelino Nunes de Oliveira; pelo diretor legislativo Cássio de Almeida Costa; pela diretora da Escola Legislativa Edilene Bernabé; e pelo diretor de patrimônio e compras Jesoelson Paim da Cruz.

A missão contou com o acompanhamento institucional de Jihad Ahmad Abu Ali, CEO da Majlis Consultoria Internacional.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Judoca de Ponta Porã conquista título no Brasileiro Regional de Judô em Mato Grosso


Os atletas de Ponta Porã tiveram papel importante na conquista de Mato Grosso do Sul como campeão geral do Campeonato Brasileiro Regional IV de Judô, realizado entre os dias 27 e 29 de março, no Ginásio Joubert Isaias Romancini, em Campo Verde (MT).

O grande destaque foi o judoca pontaporanense Marcelo Machado Calonga, da categoria Sub-15 até 60 kg. Em uma chave com 17 atletas, ele teve desempenho impecável, vencendo quatro lutas e garantindo o título de campeão regional com atuações consistentes. Agora está classificado para disputar o Campeonato Brasileiro marcado para os dias 22 e 23 de maio deste ano em Aracaju, no Estado de Sergipe.

Marcelo integra o Projeto Municipal de Judô, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), em parceria com o Instituto Nico Judô Banzai. Ele iniciou sua trajetória na Escola Municipal Orlando Mendes, sob orientação da sensei Priscila Arce, e atualmente treina em alto rendimento com a sensei Rosileide Bernal Barrozo.

Além dele, outros dois atletas representaram o município. Nicolas Matheus de Souza Villalba, que é campeão estadual da sua categoria Sub-15, até 45 kg, enfrentou uma chave com 15 competidores, conquistou duas vitórias em quatro lutas e terminou na 7ª colocação. Nicolas começou no judô pela Funcespp, também sob orientação da sensei Rosileide.

Já Luiz Otávio Duarte Antenor, igualmente campeão estadual na categoria Sub-15 até 45 kg, disputou seu primeiro campeonato nacional. Ele realizou duas lutas e teve boa participação, demonstrando potencial para futuras competições. Luiz Otávio iniciou no projeto da Escola Municipal Orlando Mendes Gonçalves com a sensei Priscila e seguiu seus treinamentos na SEMEL com a sensei Rosileide.

Após a competição, os atletas, acompanhados da sensei Rosileide Bernal Barrozo e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, foram recebidos pelo prefeito Eduardo Campos, que parabenizou a equipe pelos resultados alcançados e pelo destaque levado ao nome de Ponta Porã no cenário esportivo nacional.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Golpistas se passam por juiz e advogado e causam prejuízo de R$ 6,9 mil





Douradense de 52 anos procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) nesta quarta-feira (1/4), após ser vítima de golpe e perder quase R$ 7 mil em mais um golpe do falso advogado.

Conforme o boletim de ocorrência, o homem recebeu mensagem de um suposto advogado informando que uma ação judicial, no valor de R$ 15 mil teria sido julgada procedente. Na sequência, o golpista orientou que um “juiz” entraria em contato para explicar os procedimentos necessários para a liberação do dinheiro.

Pouco tempo depois, a vítima foi procurada por outra pessoa, que se apresentou como magistrado. Durante a conversa, foram solicitados dados pessoais e pagamentos sob a justificativa de custas processuais e taxas obrigatórias para a liberação da indenização.

Convencido pela abordagem e pela promessa de receber o valor da ação, o homem seguiu as orientações repassadas. Ao final, acabou tendo a conta bancária acessada, resultando na retirada de R$ 6,9 mil.

O caso só foi percebido como golpe após a movimentação financeira, momento em que a vítima buscou a delegacia para registrar boletim de ocorrência, e agora segue em investigação.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Suspeito é detido ao sair de supermercado sem pagar carnes para churrasco





Ladrão identificado como Flaiston dos Santos Martins, de 52 anos, foi preso nesta quarta-feira (1/4), após ser flagrado tentando furtar peças de picanhas e fraldinha em um supermercado em Dourados.

Segundo o boletim de ocorrência, a ação foi percebida por seguranças e pela equipe de monitoramento do estabelecimento, que acompanharam a movimentação do suspeito dentro do local.

Ao tentar sair sem passar pelo caixa, ele foi abordado já na área externa, ainda com os produtos.

A PM (Polícia Militar) foi acionada e realizou a prisão em flagrante de Flaiston. Em seguida, o ladrão foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde o caso foi registrado.

As carnes foram recuperadas e devolvidas ao supermercado. O caso segue para os procedimentos legais.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Boletim aponta mais de 3,6 mil casos prováveis de Chikungunya em MS





O avanço da Chikungunya em Mato Grosso do Sul acende alerta das autoridades de saúde. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (1/4), pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), o estado já contabiliza 3.657 casos prováveis da doença em 2026.

Em Dourados, o boletim estadual afirma que são 759 casos prováveis registrados no período, contudo, segundo o informe divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, são 2.233 suspeitas e 1.113 confirmações.

No ranking estadual, municípios como Fátima do Sul, Jardim e Sete Quedas apresentam as maiores taxas de incidência, todos em nível elevado de transmissão.

O boletim também registra óbitos confirmados por Chikungunya em 2026, incluindo casos em Dourados, com cinco vítimas de diferentes faixas etárias.

Outro ponto destacado é a confirmação de 37 casos em gestantes em Mato Grosso do Sul, com registros também em Dourados, distribuídos entre os três trimestres da gestação.

Apesar dos números expressivos, a Secretaria Estadual de Saúde reforça que os dados são parciais e podem ser atualizados conforme novas notificações sejam inseridas no sistema oficial.

Diante do cenário, autoridades reforçam a importância das medidas de prevenção e do combate ao mosquito transmissor, principal forma de conter o avanço da doença.




Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.