Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Motociclista ferido em acidente morre no Hospital Regional de Ponta Porã





O motociclista Fernando André Recalde, de 35 anos, morreu na madrugada deste sábado (28) no Hospital Regional de Ponta Porã, após não resistir aos ferimentos sofridos em um acidente de trânsito ocorrido na tarde do dia anterior.

O acidente aconteceu na Rua 13 de Setembro, nas proximidades da Receita Federal, em Ponta Porã. De acordo com informações, André foi atingido por um veículo Subaru, com placas do Paraguai. Com o impacto, ele sofreu traumatismo craniano grave e foi socorrido em estado crítico ao hospital, onde permaneceu internado, mas acabou falecendo horas depois.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Marçal Filho declara situação de emergência em Dourados por causa da Chikungunya


Fábio Dorta

O prefeito Marçal Filho (PSDB) decretou “Situação de Emergência nas áreas do Município de Dourados – MS afetadas por Doenças Infecciosas Virais”. O decreto foi publicado no final da tarde de ontem (27) em edição extraordinária do Diário Oficial do Município. A decisão destrava trâmites burocráticos e agiliza as ações de combate ao avanço epidemiológico da doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 03 e 26 de março já são 1.915 notificações, 1.455 casos prováveis, 785 casos confirmados, 900 casos em investigação, 39 internações de casos suspeitos/confirmados na área urbana e
1.396 notificações, 539 casos em investigação, 629 casos confirmados, 1.168 casos prováveis, 07 internações, 428 casos com atendimento hospitalar e 05
óbitos confirmados nos grupos vulneráveis (povos originários).

Conforme o decreto, “a taxa de positividade é de 77.33% com registro de 05 óbitos causados pela arborvirose e que são necessárias as seguintes ações para o restabelecimento da normalidade: fortalecimento da assistência nas áreas de higiene coletiva, saneamento, assistência alimentar, social, econômica e de saúde coletiva”.

Em entrevista ao site Dourados News, o secretário municipal de saúde Márcio Grei DE Figueiredo disse que com parte dos pacientes chegando à próxima fase da doença, enquanto novos casos surgem, a perspectiva é de mais pressão em uma rede hospitalar que já possui uma alta taxa de ocupação de leitos e aumento no fluxo de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

“O município de Dourados por ser sede de região, já sofre uma pressão na rotina dos leitos. A gente tem os leitos hospitalares com mais de 89%, 90% de ocupação. Com o advento da questão da Chikungunya, a pressão aumenta”, explicou o secretário. Ele acrescentou ainda: “entendemos que teremos aqui ainda mais 8 a 10 semanas de aumento de casos, então é preciso que a gente organize os nossos serviços, a nossa grade hospitalar, para que a gente consiga passar por isso atendendo as pessoas”.

Marçal em reunião recente com o médico infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, que acompanha a Força Nacional do SUS em Dourados nas ações contra a epidemia de chikungunya.(Divulgação/Assecom)



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Foragido por furto e roubo é encontrado morto na fronteira


Um homem foi encontrado morto na madrugada deste sábado (28) no assentamento San Francisco, em Pedro Juan Caballero.

A vítima foi identificada como Cesar Daniel Valdez Ferreira, de 30 anos, conhecido como “Javier”. De acordo com informações preliminares, ele apresentava múltiplas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo na cabeça, no peito e no braço direito.

No local do crime, as autoridades encontraram pelo menos 16 cápsulas de pistola. Ainda não há informações sobre a autoria ou motivação do homicídio.

Segundo registros, Cesar Daniel era foragido do sistema penitenciário do Paraguai e possuía antecedentes criminais por furto e roubo.

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, onde passará pelos procedimentos legais.

As autoridades seguem investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Homem é assassinado durante a madrugada na região de fronteira





Um homem foi encontrado morto na madrugada deste sábado (28) no assentamento San Francisco, em Pedro Juan Caballero.

A vítima foi identificada como Cesar Daniel Valdez Ferreira, de 30 anos, conhecido como “Javier”. De acordo com informações preliminares, ele apresentava múltiplas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo na cabeça, no peito e no braço direito.

No local do crime, as autoridades encontraram pelo menos 16 cápsulas de pistola. Ainda não há informações sobre a autoria ou motivação do homicídio.

Segundo registros, Cesar Daniel era foragido do sistema penitenciário do Paraguai e possuía antecedentes criminais por furto e roubo.

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, onde passará pelos procedimentos legais.

As autoridades seguem investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis.




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Procurado por roubo, homem é achado no Paraguai com corpo crivado de balas


O corpo de um homem foi encontrado por volta das 2h deste sábado (28), no Assentamento San Francisco da Fração Mangal em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ao atender o caso, a polícia identificou a vítima como Cesar Daniel Valdez Ferreira, paraguaio de 30 anos, solteiro e com ficha criminal extensa e estava com mandado de prisão por rolubo qualificado.

O caso foi comunicado ao Ministério Público, e o Promotor de Justiça esteve presente no local , e sob as instruções do Promotor de Plantão, o corpo foi levado ao necrotério, onde foi examinado pelo Médico Legista Lucas Riveros, que diagnosticou a provável causa da morte como choque neurogênico causado por ferimento de bala na nuca, cabeça e braço direito.

Dezesseis cápsulas de munição calibre 9 milímetros foram encontradas no local e o corpo permanece no necrotério aguardando familiares. Policiais seguem na região tentando localizar envolvidos na execução.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Sábado de sol na fronteira





A previsão do Instituto Climatempo para este sábado (28) em toda a região de fronteira é de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.

Em Ponta Porã a temperatura mínima fica em 22 graus centígrados e a máxima em 29 graus centígrados.




Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Defron prende homem por tráfico de drogas e apreende cocaína e pistola


A Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) prendeu em flagrante um homem de 38 anos suspeito de tráfico de drogas, durante uma ação realizada em Dourados.
Segundo a Defron, o suspeito vinha sendo monitorado e foi flagrado utilizando um veículo para realizar a entrega de drogas no bairro Canaã I. Após a transação, os policiais tentaram abordar o homem que recebeu o material, mas ele fugiu a pé e abandonou um pacote contendo cerca de 350 gramas de cocaína.
Diante da constatação do crime, a equipe retornou e abordou o investigado em frente à sua residência, localizada no bairro Parque das Nações I. Durante a abordagem, o homem confessou a prática criminosa e indicou onde armazenava o restante da droga.
Em buscas no imóvel, os policiais encontraram mais 650 gramas de cocaína, totalizando aproximadamente um quilo do entorpecente apreendido. Também foram localizados uma balança de precisão e uma pistola calibre 9 milímetros, de origem estrangeira, com numeração intacta, além de dois carregadores e 26 munições.
O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/06, e por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no artigo 16 da Lei nº 10.826/03. Ele foi encaminhado, junto com o material apreendido, à sede da DEFRON para os procedimentos legais.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Ponta Porã realiza hoje o Dia D de vacinação contra a influenza


A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 28 de março, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacinação será realizada das 8h às 12h nas Unidades Básicas de Saúde e das 8h às 16h no Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Brasil. A campanha seguirá nas unidades de saúde até o dia 31 de maio.

No sábado, o atendimento das 8h às 12h estará disponível nas seguintes unidades: José Bataglin, Dr. Nery Alves de Azambuja, Leonor Coelho Batista, CIS, Dra. Nislaine Colman Benites, Anderson Luiz Monteiro Godoy, Dr. Rodrigo Lima Vilhanueva, Rosangela Pereira da Silva e Audelina de Campos.

A imunização é destinada aos grupos prioritários, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e quilombolas, além de pessoas com doenças crônicas ou comorbidades, como enfermidades respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, obesidade e condições de imunossupressão.

Também fazem parte do público-alvo pessoas com deficiência permanente, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção, especialmente com a proximidade do período de maior circulação de vírus respiratórios. A imunização contribui diretamente para a redução de casos graves, internações e óbitos causados pela influenza.



Veja a matéria Completa

Categorias
policia

Prefeitura leva alegria ao Ceim Professor Guilherme para celebrar Dia do Circo


O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professor Guilherme Gomes, no Jardim Água Boa, em Dourados, se transformou em um verdadeiro picadeiro nesta sexta-feira (27) para celebrar o Dia do Circo. A unidade promoveu uma programação especial repleta de cores, fantasia e diversão para cerca de 160 crianças atendidas pela instituição. O prefeito Marçal Filho foi o mágico da festa.

Organizada pela coordenadora Angelita Barros, com apoio de educadores, pais e empresas parceiras, a festa encantou desde a decoração temática até a participação ativa de toda a comunidade escolar. As crianças mergulharam no universo lúdico ao se fantasiarem de personagens como super-heróis e palhaços, enquanto os professores também entraram no clima e participaram caracterizados.

Um dos momentos mais aguardados foi o passeio de trenzinho, que percorreu a frente do Ceim e levou ainda mais alegria aos pequenos. A atividade arrancou sorrisos e reforçou o clima festivo que tomou conta do espaço.

A celebração contou ainda com a presença do prefeito Marçal Filho, que surpreendeu ao participar caracterizado como mágico. Com capa e varinha, ele interagiu com as crianças, entrou nas brincadeiras e até participou de momentos de dança.

“Celebrar o Dia do Circo é valorizar a infância, a imaginação e a alegria de ser criança. Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento, porque unem aprendizado e diversão de forma leve e significativa”, destacou o prefeito Marçal Filho.

Para a coordenadora Angelita Barros, a ação vai além do entretenimento. “Preparamos tudo com muito carinho para proporcionar uma experiência inesquecível. O circo desperta a criatividade, a socialização e fortalece os vínculos entre as crianças, os professores e as famílias”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da unidade com uma educação que valoriza o brincar, o acolhimento e o desenvolvimento integral das crianças, transformando datas comemorativas em momentos de aprendizado e encantamento. O Ceim promove outras festas no decorrer do ano como Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças e Junina, que reúne os pais e familiares.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Audiência Pública sobre violência contra a Mulher: “combate se faz a cada segundo”


A Câmara Municipal de Ponta Porã sediou na manhã desta sexta-feira, 27, Audiência Pública ´Ações de Enfrentamento ao Combate da Violência contra a Mulher”, tendo como pauta central os altos índices de casos em Ponta Porã e em todo o país.

O evento simbolizou a luta de toda a sociedade contra todo tipo de violência, seja verbal, física ou mental. A iniciativa, mediada pela vereadora Anny Espínola — que também preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Ponta Porã — marcou efetivamente maior conscientização quanto a necessidade de políticas públicas efetivas e eficazes.

“Esta audiência é um instrumento de relevância para o debate de um tema que precisa ser abordado com forte conscientização junto à sociedade, visando reduzir os índices de violência contra a mulher”, destacou o presidente da Câmara, vereador Jelson Bernabé.

A Mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Jelson Bernabé, prefeito Eduardo Campos, vereadora e presidente da Audiência Pública, Anny Espínola, vereador Carlos Bordão, 1º vice-presidente da Câmara Municipal, Paula Consalter Campos, secretária de Governo, Tatiana Colombo, delegada titular da DEAM em Ponta Porã, TCBM Cláudia Caroline, ex-comandante do Bombeiros em Ponta Porã e no cargo hoje na unidade em Dourados, advogada Nina Negri Schneider, presidente do Conselho de Defesa da Mulher da 5ª OAB em Ponta Porã. Representantes dos mais diversos segmentos da sociedade marcaram presença.

A abertura foi feita com mensagem cristã apresentada pela pastora Mara Dalila Rojas, presidente do Conselho Municipal de Pastores de Ponta Porã. Posteriormente, a vereadora Anny Espínola fez a abertura oficial da Audiência Pública, reiterando a relevância e objetivos.

Na sequência, o músico Eduardo Souza Benites apresentou duas canções enfocando o papel da mulher na sociedade.

Vídeo institucional apresentou casos de violência e números relativos ao alto índice de casos registrados em várias partes do país, no Estado e em Ponta Porã contra a mulher.

A vereadora e proponente da Audiência Pública, vereadora Anny Espínola fez uso da palavra, agradeceu a presença enfatizando a importância

de constantemente a comunidade estar atenta e trabalhar efetivamente em defesa da mulher.

Ela destacou a vulnerabilidade como principal caminho para o aumento significativo dos índices de todo tipo de violência contra a mulher.

A primeira-dama e secretária de Governo, Paula Campos falou sobre as ações desencadeadas no trabalho de garantir proteção às mulheres, afirmando que a rede de enfrentamento possui mecanismos de trabalho preventivo.

A Cabo PM Silvana Morato, integrante da equipe do Promuse de combate a violência contra a Mulher no 4º Batalhão de Polícia Milita em Ponta Porã falou emocionada sobre o trabalho de combate, citando principalmente o caso de Liliane em Ponta Porã, morta com golpes de marreta.

A vereadora Anny Espínola anunciou durante a Audiência a inauguração da Sala Rosa na Câmara Municipal de Ponta Porã, a ser realizada no próximo dia 15 de abril.

A Tenente-Coronel Cláudia Carolina, comandante do 2º CBM em Dourados falou sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, falando sobre a importância da prevenção como política pública efetiva, citando o caso do feminicídio envolvendo um integrante do Corpo de Bombeiros em Ponta Porã.

Citou sobre sua passagem na unidade em Ponta Porã e o olhar para as pessoas “mas que não evita uma tragédia”. A Bombeiro Militar mencionou que falava “enquanto mulher, cidadã e bombeiro”, citando sobre a importância de proteger vidas de forma constante e frequente.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DAM), em Ponta Porã, Tatiana Colombo apresentou dados sobre números da violência contra a mulher, falou sobre o baixo efetivo da unidade policial por ela comandada, afirmando que os números estão aumentado em 2026 em torno de 40% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Posteriormente a advogada e presidente do Conselho de Defesa da Mulher da 5ª OAB de Ponta Porã Nina Negri Schneider falou sobre o trabalho da instituição no tocante a conscientização perante a sociedade, especialmente junto aos jovens, estudantes quanto a importância da prevenção no combate à violência contra a mulher. Falou sobre a ´Sala Lilás´ na sede da OAB de Ponta Porã disponível para atendimento e atenção a toda sociedade.

Na etapa final da Audiência Pública, foi aberto espaço para perguntas do público às autoridades.

O presidente da Câmara, vereador Jelson Bernabé agradeceu a presença das autoridades e de todos os representantes dos segmentos da sociedade civil na Audiência Pública, deixando reflexão de que o combate

deve ser efetivamente feito a cada segundo por parte de todos, indistintamente.

Durante a audiência foi distribuído material com números de atendimento dos órgãos voltados à defesa da Mulher: 100 (disque denúncia), 180 (Central de Atendimento da Mulher), 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal), 67.99645-8824 (CREAS) e 67.3431-3771 (DAM).

As participantes palestrantes receberam certificados entregues pelo presidente vereador Jelson Bernabé e vereadora Anny Espínola como forma de agradecimento pela contribuição.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.