Categorias
brasil destaque_home

Sintomas e causas da dermatite atópica nos dias de frio


Entenda por que a queda das temperaturas agrava o ressecamento da pele e saiba o que fazer para recuperar a barreira natural de proteção do corpo

Divulgação / FreepikAlergia
Dermatite atópica é uma doença crônica e inflamatória da pele que provoca irritação profunda, ressecamento extremo e feridas pelo corpo

A dermatite atópica é uma doença crônica e inflamatória da pele que provoca irritação profunda, ressecamento extremo e feridas pelo corpo. A condição ocorre devido a uma dificuldade natural que o organismo tem em reter a umidade, deixando a superfície da pele desprotegida contra agressores externos. Embora essa sensibilidade se manifeste ao longo de todo o ano, é durante os meses de outono e inverno que a maioria dos pacientes enfrenta o pico das crises, exigindo adaptações rápidas na rotina para conter o desconforto e evitar infecções secundárias.

Sintomas que exigem atenção na pele

Durante uma crise de exacerbação, o corpo emite sinais claros de inflamação. Diferente de um ressecamento passageiro ocasionado apenas pelo clima, o paciente atópico sofre com um quadro que frequentemente prejudica a qualidade de vida e a rotina de sono. Os sinais mais habituais incluem:

  • Coceira persistente e incontrolável, que tem a característica de se tornar muito mais intensa durante o período noturno;
  • Placas avermelhadas ou escurecidas, surgindo especialmente em áreas de dobras, como pescoço, atrás dos joelhos e na parte interna dos cotovelos;
  • Descamação excessiva e esbranquiçada em extensas áreas dos braços, costas e pernas;
  • Formação de pequenas bolhas de água que vazam fluidos transparentes ao serem coçadas, transformando-se em crostas grossas;
  • Pele espessa e com rachaduras, fruto do atrito constante das unhas contra a região já machucada;

Por que as temperaturas baixas pioram a condição

O ciclo inflamatório não é intensificado pelo inverno de forma acidental. O agravamento ocorre porque a combinação implacável de ar seco e baixas temperaturas ambientais ataca o já frágil escudo protetor da pele. Essa proteção, também chamada de manto hidrolipídico, funciona como uma película de gorduras naturais e água que impermeabiliza o corpo. Com as temperaturas menores, suamos menos e a umidade do ar despenca, ressecando rapidamente os tecidos expostos.

Para piorar esse cenário ambiental, as nossas escolhas de conforto também agem como gatilhos. Os banhos prolongados com a água muito quente removem a oleosidade natural da pele de forma agressiva. Além disso, o uso de casacos e suéteres feitos de lã ou fibras sintéticas cria um forte atrito contra as pernas e braços, esquentando a região de maneira abafada e deflagrando o reflexo imediato de coceira.

O caminho para confirmar o diagnóstico

A constatação da dermatite atópica é feita de maneira essencialmente clínica, o que significa que o paciente raramente precisará passar por biópsias ou grandes exames laboratoriais na etapa inicial. O dermatologista ou alergista treinado analisa visualmente o padrão das placas na pele e a textura das áreas afetadas.

A conversa no consultório, no entanto, é o elemento mais decisivo. O especialista investiga todo o histórico familiar de alergias respiratórias, avaliando se a pessoa já convive com asma alérgica ou rinite, condições que caminham lado a lado com a atopia. O médico também mapeia a frequência das feridas e a relação de piora com o clima local para descartar problemas parecidos, como a psoríase ou infecções provocadas por fungos.

Opções seguras de tratamento e prevenção diária

Mesmo não tendo uma cura definitiva estipulada pela medicina, o controle prolongado das lesões apresenta altíssimas taxas de sucesso. A base central desse cuidado contínuo é a restauração da hidratação natural diária, que age quebrando o ciclo crônico entre a inflamação e a coceira.

Hidratação no primeiro minuto pós-banho: É fundamental aplicar cremes de alta espessura enquanto o corpo não secou por completo. Isso retém a água nos tecidos antes da evaporação para o ambiente;

Mudança no formato dos banhos: Diminua a temperatura do chuveiro para morna e restrinja o tempo debaixo da água para menos de dez minutos;

Seleção rigorosa de sabonetes: Produtos em barra convencionais são agressivos para pessoas atópicas. Recomenda-se lavar o corpo com sabonetes líquidos de limpeza suave, limitando a espuma às axilas, região íntima e pés;

Contato agradável com roupas: Tire as malhas grossas do contato direto com a pele. Prefira sempre uma camada de roupas de tecido cem por cento algodão como isolante contra os casacos mais ásperos;

Abordagens medicamentosas em consultório: Nas crises descontroladas, o médico especialista traça estratégias utilizando cremes anti-inflamatórios, imunossupressores locais e até mesmo terapias biológicas injetáveis avançadas para domar o processo autoimune;

Pesquisar de forma proativa sobre como aliviar a coceira e os sintomas da dermatite que pioram na época do frio é o primeiro passo para resgatar a qualidade de vida, porém, os pacientes nunca devem aplicar pomadas por conta própria. Cremes à base de corticoide que trazem alívio mágico e rápido também carregam o risco de criar dependência da pele e o temido efeito rebote, fazendo com que a inflamação volte muito pior do que estava. Este material não substitui, em nenhuma circunstância, a avaliação presencial minuciosa com um médico dermatologista, que definirá os produtos corretos e a estratégia clínica ideal para o grau de sensibilidade da sua pele.





Veja a Matéria Completa

Categorias
economia

Preços da indústria avançam 2,37% em março, influenciados pelas indústrias extrativas


Os preços da indústria brasileira avançaram 2,37% em março em relação a fevereiro (-0,16%), influenciados, em especial,…



Veja matéria completa!

Categorias
agro destaque_home

CNA e Aprosoja comemoram ação do STF que viabiliza a Ferrogrão

Entidades do agronegócio brasileiro comemoram a decisão do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) de reconhecer, nesta quinta-feira (21), a constitucionalidade da lei que alterou a área do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para viabilizar a construção da Ferrogrão, ferrovia projetada para ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA) e ampliar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste.

Esta ferrovia é vista como “chave” do setor para melhorar o transporte de produtos agrícolas do campo aos portos, um dos principais gargalos do setor. 

Para a  CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a ferrovia será “protagonista na solução de gargalos de infraestrutura e transporte” 

 “A ferrogrão é passo essencial para a consolidação da atividade agrícola nessa região do País, garantindo o crescimento da produção, a redução da pressão de transporte pelas rodovias federais”, afirmou a entidade em nota. 

A Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) também comemorou a aprovação e considera a ferrovia essencial para o futuro do agro nacional

“Após quase 10 anos finalmente temos uma decisão que permitirá o Brasil tirar essa ferrovia estratégica do papel”, comemorou o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon.

Veja matéria completa aqui!

Categorias
brasil destaque_home

No AM, Lula busca fechar palanque e anuncia investimentos na BR-319


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveita a viagem ao Amazonas — a primeira à região Norte neste ano — para fazer entregas, anunciar investimentos nas obras da BR-319 e articular a composição da chapa estadual na eleição deste ano.

O diretório do PT tenta emplacar Marcelo Ramos (PT), ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, como candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD), que disputa o governo estadual.

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, já integra a chapa como candidato à reeleição na Casa Alta. Ramos tenta garantir a segunda vaga.

Nos bastidores, porém, Braga demonstra cautela em declarar apoio ao ex-deputado do PT e tem indicado que a decisão deve ser tomada após a visita de Lula ao Amazonas.

A avaliação no PT é de que Lula precisa de um palanque consolidado e de um porta-voz no Amazonas para enfrentar a direita bolsonarista — papel que nem Braga nem Aziz devem assumir, de olho no eleitorado de centro.

No MDB, há ressalvas à entrada de Ramos. Parte da bancada avalia que a candidatura do petista pode dividir os votos da centro-esquerda com Braga, favorecendo um candidato da direita na disputa pela segunda vaga.

Na noite de terça, Lula participou de jantar com prefeitos do Amazonas, organizado por Omar Aziz no Rio Negro Clube, no centro de Manaus. O convite foi feito pessoalmente pelo senador, e 58 dos 62 prefeitos do estado confirmaram presença.

No AM, Lula busca fechar palanque e anuncia investimentos na BR-319 - destaque galeria


Força no Amazonas

  • No segundo turno das eleições de 2022, Lula recebeu 51,1% dos votos válidos no Amazonas contra 49,8% recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
  • Apesar da vitória no estado, o petista perdeu para Bolsonaro em Manaus. A capital deu 250 mil votos a mais para o então presidente.
  • No último pleito, a frente apoiada pelo PT emplacou o Omar Aziz (PSD) no Senado, vencendo Coronel Menezes (PL). As duas suplências do líder do PSD são ocupadas por petistas.
  • Nas eleições deste ano, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem Maria do Carmo Seffair na disputa pelo governo do estado e o deputado federal Alberto Neto ao Senado. Além dele, a direita ainda conta com o senador Plínio Valério (PSDB), que deverá tentar a reeleição, e o ex-governador Wilson Lima (União Brasil) na disputa à Casa Alta.

Investimentos na BR-319

Nesta quarta-feira (27/5), Lula participa, em Iranduba (AM), do anúncio de investimentos do Sistema Petrobras no estado e da assinatura de atos nas áreas de infraestrutura, energia e logística.

Na ocasião, o presidente também deve autorizar intervenções no chamado “trecho do meio” da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), além de lançar oficialmente a construção do Novo Porto da Manaus Moderna.

A pavimentação da BR-319 enfrenta, há décadas, entraves ambientais, econômicos e jurídicos por atravessar uma área sensível da Amazônia.

Enquanto autoridades locais defendem a obra como eixo estratégico de integração terrestre da região, ambientalistas cobram licenciamento rigoroso para mitigar impactos à biodiversidade. Especialistas apontam que mudanças recentes nas regras ambientais buscaram destravar o avanço do projeto.

Inaugurada em 1976, a rodovia é a única ligação terrestre entre Amazonas e Rondônia com o restante do país, ao longo de 885,9 km — sendo 821 km em território amazonense e 64,9 km em Rondônia.

Após nova reviravolta judicial, o Ministério dos Transportes retomou, em abril, o processo licitatório de trechos da estrada, com quatro pregões. O primeiro lote foi homologado na segunda-feira (25/5), véspera da viagem presidencial. Lula deve assinar, nesta quarta, a ordem de serviço correspondente.

Segundo o governo federal, os atos incluem a construção de pontes, contratação de melhorias na rodovia e medidas socioambientais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê a construção de três pontes de concreto no trecho entre Humaitá e Manaus, com investimento de R$ 19,4 milhões. Também será autorizada a melhoria do Lote 4, estimada em R$ 362 milhões, com foco em ampliar as condições de tráfego em um dos segmentos considerados mais estratégicos.

Sobre as medidas socioambientais a serem anunciados, Lula afirmou, nessa terça-feira, que a BR-319 “não é uma estrada qualquer” e admitiu que “ela está situada em um lugar muito sensível da Amazônia”. 

“A gente, para autorizar a fazer essa estrada, nós estamos discutindo há meses qual é o sistema de segurança ambiental mais seguro”, disse o petista. “Porque a gente não quer que as pessoas, sem nenhum critério, desmatem a floresta para ganhar dinheiro vendendo madeira, sem levar em conta o prejuízo que a gente pode causar no meio ambiente, que é uma coisa muito importante para nós”, completou o presidente durante evento em Manaus.

Ao se referir ao ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o titular do Planalto disse que “não quer errar” e que a estrada será “modelo de qualidade e de preservação ambiental”, sendo uma obra feita “com o maior cuidado ambiental de qualquer estrada já feita”.



Veja a Matéria Completa

Categorias
economia

Confiança da indústria volta a subir em maio e tem maior nível em um ano, diz FGV


A confiança da indústria no Brasil ⁠voltou a subir em maio depois de ‌queda no mês anterior, diante da melhora na percepção atual e cautela sobre os próximos meses, ‌informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (27).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,1 ponto na comparação com o mês anterior, chegando a 97,1 pontos, nível mais elevado em um ano, de ⁠acordo ‌com os dados da FGV.

Leia também: Confiança da construção se mantém estável em maio; perspectiva piora

O Índice de ⁠Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, avançou 2,2 pontos, a 98,7 pontos, maior patamar também desde maio de 2025, segundo a ​FGV.

“Nas avaliações sobre o presente, notam-se sinais de melhora no nível da demanda e ​de normalização dos estoques após um mês dos primeiros impactos dos conflitos no Oriente Médio na maioria dos setores”, explicou Stéfano Pacini, economista do FGV/Ibre.

O Índice de Expectativas (IE), indicador da ‌percepção sobre os próximos meses, ​subiu 0,1 ponto, para 95,6 pontos.

Continua depois da publicidade

“Para os próximos meses, o sinal de alerta segue ligado entre os empresários, refletindo um ⁠ambiente de ​incerteza e possíveis ​impactos negativos sobre a produção e o ambiente dos negócios, ⁠sobretudo nos segmentos relacionados a ​bens de consumo não duráveis”, completou Pacini.

‘Enquanto persistirem as tensões no Oriente Médio, a indústria brasileira seguirá ​sensível ao preço do petróleo e a possíveis desarranjos nas cadeias de produção. Esse ​cenário externo ⁠dificulta a flexibilização da política monetária, importante para a atividade industrial”, ⁠disse.

O Banco Central volta a se reunir em junho depois de reduzir a taxa básica Selic em 0,25 ponto percentual, a 14,50%, pregando cautela quanto aos passos adiante.



Veja matéria completa!

Categorias
agro destaque_home

Demanda chinesa impulsiona avanço tecnológico na pecuária brasileira

A pecuária brasileira acelera a modernização dentro das fazendas e confinamentos para atender uma demanda cada vez mais exigente por qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade da carne bovina. O avanço da tecnologia no campo busca aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir maior padronização da produção.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, com mais de 238,1 milhões de cabeças, e ocupa posição de liderança nas

exportações globais de carne bovina. Nos últimos anos, o crescimento da demanda internacional, especialmente da China, acelerou ainda mais a modernização da atividade.

Veja matéria completa aqui!

Categorias
brasil destaque_home

IPCA-15 desacelera para 0,62% em maio, aponta IBGE


Prévia da inflação ficou abaixo do registrado em abril, mas acumula alta de 4,64% em 12 meses

CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOMovimentação em mercado atacadista na Zona Leste de São Paulo
IPCA-15 desacelera para 0,62% em maio, aponta IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) subiu 0,62% em maio, após ter avançado 0,89% em abril, informou nesta quarta-feira (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o IPCA-15 registrou um aumento de 3,02% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 4,64%, ante taxa de 4,37% até abril.

A mediana das estimativas medida pelo Projeções Broadcast para o IPCA-15 apontava para alta de 0,56% em maio. Em 12 meses, a mediana indicava aceleração para 4,59%, acima do teto da meta de inflação (4,5%) e da alta de abril (4,37%).

Em maio, os preços de alimentação e bebidas aumentaram 1,38%, após alta de 1,46% em abril. O grupo deu uma contribuição positiva de 0,30 ponto porcentual para o IPCA-15, que subiu 0,62% no mês.

Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio teve alta de 1,73% em maio, após ter avançado 1,77% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,51%, ante alta de 0,70% em abril.

Já os preços de transportes caíram 0,33% em maio, após alta de 1,34% em abril. O grupo deu uma contribuição negativa de 0,07 ponto porcentual para o IPCA-15, que subiu 0,62% no mês.

Os preços de combustíveis tiveram queda de 1,47% em maio, após avanço de 6,06% no mês anterior. A gasolina caiu 1,32%, após ter registrado alta de 6,23% em abril, enquanto o etanol recuou 2,73% nesta leitura, após alta de 2,17% na última.

O Estadão/Broadcast calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada.





Veja a Matéria Completa

Categorias
economia

Prévia da inflação foi de 0,62% em maio


A prévia da inflação de maio foi de 0,62%, 0,27 ponto percentual abaixo da taxa de abril (0,89%). Os grupos Alimentação…



Veja matéria completa!

Categorias
destaque_home matogrossodosul politica

Mais moderno e funcional, novo receptivo do aeroporto ganha forma com avanço das obras em Dourados


Terminal aeroportuário deve ficar pronto em 2027, ampliando segurança e conforto para passageiros e operadores na segunda maior cidade do Estado

Mais moderno e funcional, novo receptivo do aeroporto ganha forma com avanço das obras em Dourados
Novo terminal de passageiros começou a ser construído em setembro de 2025, data de reativação do aeroporto para voos comerciais

Entre embarques e desembarques, uma obra chama a atenção no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados: a construção do novo receptivo de passageiros, investimento executado pelo Governo de MS por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog). O novo terminal promete transformar a realidade logística e econômica da região, beneficiando diretamente cerca de um milhão de habitantes e ampliando o acesso a outros pontos do país. A iniciativa, que prevê investimentos de R$ 38 milhões, é fruto de parceria entre Governo do Estado e União, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Com a geração de dezenas de empregos diretos e indiretos, as obras do novo terminal aeroportuário avançam em ritmo acelerado, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. “Dourados é a segunda maior cidade do Estado, um polo regional que movimenta negócios, saúde, educação e serviços para toda uma ampla região. Ter uma infraestrutura aeroportuária moderna e compatível com essa importância é essencial para ampliar a conectividade, atrair investimentos, impulsionar o turismo e fortalecer o ambiente econômico”, destaca o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

O projeto contempla 3 mil m² de área construída, com um terminal moderno e funcional. Entre os destaques estão a implantação de uma lanchonete, lojas comerciais, uma seção contra incêndio (SCI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA), ampliando a segurança e o conforto para passageiros e operadores.

“Mais do que uma obra física, estamos falando de um investimento em competitividade e futuro. Um aeroporto estruturado encurta distâncias, aproxima oportunidades e consolida Dourados como um eixo estratégico do desenvolvimento sul-mato-grossense. É essa a visão do nosso governo: investir com planejamento, olhando para aquilo que transforma a vida das pessoas e prepara Mato Grosso do Sul para crescer ainda mais”, completa o vice-governador.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme de Alcântara de Carvalho, o aeroporto entra agora em uma fase decisiva. Segundo ele, com estes avanços concretos a população poderá contar com uma estrutura moderna, segura e preparada para atender ao crescimento econômico da região. “Esse investimento representa mais desenvolvimento, geração de oportunidades, fortalecimento do turismo e integração de Dourados com os principais centros do país. Logo a população douradense e toda a região terão um aeroporto moderno, seguro e à altura do desenvolvimento que a cidade merece e precisa”, afirmou.

O superintendente logístico e coordenador de transporte aéreo, hidroviário e ferroviário da Seilog, Derick Hudson Machado de Souza, disse que o novo terminal representa um avanço estratégico para a infraestrutura aeroportuária de Mato Grosso do Sul. “Dourados é uma cidade-polo, que atende toda uma região produtiva, universitária, empresarial e de serviços. Essa obra prepara o aeroporto para uma nova fase, com mais conforto, segurança operacional e capacidade para receber melhor os passageiros e atrair novos voos. É um investimento que fortalece a aviação regional e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da Grande Dourados”, garante.

Expectativa e projeção para o futuro

O investimento também é visto com otimismo pelos usuários do aeroporto regional de Dourados. Na opinião dos passageiros, a nova estrutura terá impacto direto no conforto e até mesmo na atração de mais turistas para a segunda maior cidade do Estado.

A engenheira agrônoma e empresária Lorraine Coutinho, que mora em Caarapó, realiza viagens aéreas com frequência e nos últimos meses, comemora o fato de poder embarcar em Dourados – cidade a apenas 52 km de distância. Agora, com a construção do novo receptivo, segundo ela, a experiência será ainda mais positiva. “Um terminal de passageiros mais amplo e mais moderno impacta diretamente na experiência de quem utiliza o transporte aéreo. Um espaço mais confortável, mais acessível, que acomode melhor as pessoas, poderá inclusive atrair mais visitantes para a nossa região”, opina.

“Quando se fala de Dourados, a gente está falando de um polo agrícola muito importante para o Cone Sul. Então a possibilidade de ofertas de voo e de um ambiente mais adequado para receber esses visitantes, com certeza também traz mais oportunidades e acessibilidade, proporcionando uma viagem mais ágil”, complementa.

Mais moderno e funcional, novo receptivo do aeroporto ganha forma com avanço das obras em Dourados
Voos comerciais foram retomados em setembro de 2025; de janeiro a abril, Latam transportou 20 mil passageiros entre Dourados e São Paulo (SP)

A ampliação também é vista com expectativa pelo casal de médicos Bethânia e José Roberto Manzano. “Vemos as melhorias no aeroporto de Dourados como algo muito positivo. Acreditamos que um terminal mais moderno e estruturado pode contribuir não só para mais conforto e organização, mas também para uma maior sensação de segurança para quem embarca e desembarca”, avalia Bethânia, que é ginecologista e obstetra.

“Uma estrutura aeroportuária mais adequada ajuda a acompanhar o crescimento da região, valoriza a conectividade de Dourados com outros centros e transmite uma sensação maior de acolhimento e eficiência, tanto para moradores quanto para quem chega à cidade pela primeira vez”, conclui.

Mais moderno e funcional, novo receptivo do aeroporto ganha forma com avanço das obras em Dourados
Voos comerciais foram retomados em setembro de 2025, após investimentos de R$ 97 milhões em obras de infraestrutura

Nova realidade para Dourados

Após quatro anos fechado para voos comerciais, o aeroporto regional de Dourados retomou o serviço em setembro de 2025, após passar por obras de infraestrutura com investimentos de R$ 97 milhões. O município é operado pela Latam, com oferta de voos diários que conectam Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior e mais movimentado terminal aeroviário do Brasil e da América Latina.

A operação em Dourados vem consolidando sua relevância desde a reabertura do aeroporto. De janeiro a abril de 2026, a LATAM transportou cerca de 20 mil passageiros somando viagens com origem ou destino em Dourados, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).



Veja a matéria completa

Categorias
agro destaque_home

Comissão aprova PL que regula importação de leite no Brasil

A CAPADR (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural) aprovou nesta quarta-feira (20) o PL (Projeto de Lei) 5557/2025, que regula a importação de leite, leite em pó, queijo mussarela e derivados. 

O projeto prevê que a entrada desses produtos no país só poderá acontecer quando a produção nacional corresponder a, no mínimo, 70% do consumo interno. A liberação será feita pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) a partir de bases de dados oficiais. 

O projeto garante que, caso necessário, o Poder Executivo possa intervir nesse percentual. A proibição de importação se estende para os países membros do Mercosul. 

Essa cláusula foi adicionada devido a suspeita da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) da importação de produtos de outros países via triangulação comercial. 

“Estudos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) demonstram que as importações desses produtos têm ocorrido em volumes superiores à capacidade produtiva dos países exportadores, configurando triangulação comercial com produtos oriundos de nações como a Nova Zelândia, que ingressam no Brasil sob o selo do Mercosul e com isenção de tarifas”, justifica o autor do PL, Clodoaldo Magalhães (PV-PE). 

Na avaliação da Comissão, essa prática derruba os preços no mercado interno e inviabiliza a produção em regiões do país.

A medida é inspirada em uma política adotada durante a gestão de Dilma Rousseff e foi aprovada para “reforçar a soberania alimentar, valorizar o produtor brasileiro, especialmente em regiões historicamente afetadas pela concorrência desleal internacional”. 

O PL proibe também a a reidratação, industrialização, comercialização ou qualquer forma de transformação de leite em pó importado em leite fluido, bebidas lácteas, queijos ou produtos similares destinados ao consumo interno.

Indústrias que mantenham a prática estarão sujetias à perda de incentivos fiscai e benefícios tributários. O texto será encaminhado para votação em plenário.

Presença do ministro 

A comissão aprovou também nesta quarta-feira um requerimento que pede a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, para “prestar esclarecimentos” acerca da exclusão do  Brasil na lista de exportadores de animais destinados a alimentação humana e produtos de origem animal  para a União Europeia.

Veja matéria completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.