Os menores preços médios do combustível foram registrados em Goiás, com R$ 6,88; Rio Grande do Sul, com R$ 6,93; e Espírito Santo e Minas Gerais, ambos com R$ 6,96 o litro
O preço do diesel caiu novamente na semana de 24 a 30 de maio, segundo levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado nesta sexta-feira, 29. O preço do diesel S-10 recuou 0,97% em relação à semana anterior, passando de R$ 7,20 para R$ 7,13 o litro. É a quinta semana seguida de queda nos preços.
Os menores preços médios do combustível foram registrados em Goiás, com R$ 6,88; Rio Grande do Sul, com R$ 6,93; e Espírito Santo e Minas Gerais, ambos com R$ 6,96 o litro.
Já a gasolina comum teve leve queda de 0,60% no período, após semanas consecutivas de alta. O preço médio nacional passou de R$ 6,66 para R$ 6,62 o litro. O gás de cozinha também registrou redução de 0,10%, com o botijão de 13 quilos saindo de R$ 114,77 para R$ 114,65.
Os três Estados com a gasolina mais cara do País na semana última semana de maio foram Roraima, com média de R$ 7,70 o litro; Rondônia, com R$ 7,39; e Acre, onde o combustível foi vendido a R$ 7,33.
No caso do GLP, os maiores preços médios foram registrados em Roraima, com R$ 142,19 o botijão; Tocantins, com R$ 133,42; e Amapá, com média de R$ 128,97.
A Raízen informou ao mercado que a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) concedeu um novo prazo para o reenquadramento da cotação de suas ações preferenciais ao valor mínimo exigido.
De acordo com comunicado divulgado pela companhia, a nova data limite foi fixada em 8 de julho de 2026. Até então, a Raízen deverá apresentar o cronograma e os procedimentos que serão adotados para adequar os papéis às regras da bolsa.
A medida dá continuidade ao comunicado divulgado em 9 de dezembro de 2025 e ocorre porque as ações da empresa seguem sendo negociadas abaixo de R$ 1,00, patamar mínimo exigido pelas normas da B3.
A companhia reforçou que manterá o mercado informado sobre eventuais desdobramentos relevantes relacionados ao tema, em conformidade com a regulamentação aplicável.
O petista se manifestou nesta sexta-feira (29) sobre a classificação das facções brasileiras como organizações terroristas

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), rebateu nesta sexta-feira (29) crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à decisão dos Estados Unidos em classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Por meio de vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o parlamentar defendeu a “soberania do povo brasileiro”.
“É a soberania das 50 milhões de pessoas que vivem sob o domínio desses narcoterroristas. Um governo paralelo, impondo violência, covardia, medo. O povo brasileiro não aguenta mais viver com medo por causa desse tipo de gente”, disse Flávio.
O parlamentar ainda criticou o fato de Lula ter se referido ao PCC e ao CV como “nossos criminosos”. Mais cedo, o chefe do Executivo se manifestou sobre a medida dos Estados Unidos contra as facções brasileiras durante evento em Laranjeiras, em Sergipe.
“Estou muito triste com a notícia de que o secretário [de Estado] dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que os nossos criminosos são terroristas e que os norte-americanos podem fazer intervenção. Sabe por que estou triste? Porque o Comando Vermelho e o PCC são terroristas, mas para as comunidades brasileiras. Para a sociedade brasileira e para o povo da periferia, porque incomodam famílias, bairros e cidades”, declarou Lula.
O petista também afirmou que o enfrentamento às facções será feito internamente e citou as leis Antifacção e de Combate ao Crime Organizado. Não aceitamos ser tratados como moleques. Não aceitamos ser tratados como se fôssemos uma republiqueta. Isso aqui (o Brasil) não é um país qualquer. É um país muito grande”, afirmou o chefe do Executivo.
Antes da fala de Lula, o governo federal emitiu uma nota sobre a medida norte-americana. No comunicado, o Executivo também criticou ações da família Bolsonaro no exterior.
“É deplorável que mais uma vez integrantes da família Bolsonaro viajem aos Estados Unidos para defender intervenção estrangeira no Brasil, como já fizeram no tarifaço, que causou tantos danos ao nosso país”, disse a nota.
O texto também chamou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de “falsos patriotas” que “tentam” manipular politicamente conceitos de segurança pública.
Na quinta-feira (28), o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que o PCC e o CV passam a ser classificados como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs, na sigla em inglês). O órgão também comunicou que pretende enquadrar ambas as facções brasileiras como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês).
Segundo a nota do governo norte-americano, o CV e o PCC são duas das organizações criminosas “mais violentas” do Brasil. “Juntas, comandam milhares de integrantes e orquestraram ataques brutais contra policiais, funcionários públicos e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras, por toda a nossa região e por todo o país”, disse o documento.
A decisão dos Estados Unidos sobre as facções brasileiras se deu depois do encontro de Flávio com o presidente norte-americano, Donald Trump, e com Marco Rubio. Durante a reunião com o republicano, o senador pediu que o PCC e o CV fossem classificados como terroristas.
Os preços dos combustíveis registraram queda em maio no Brasil, reforçando um movimento de acomodação do mercado após as fortes altas observadas nos meses anteriores. O etanol teve destaque no período, com queda média de 5,31%, enquanto a gasolina recuou 0,77% e o diesel S-10 ficou 0,41% mais baixo.
O levantamento de preços foi feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas e meios de pagamento levou em consideração o período entre 1º e 26 de maio, portanto foi fechado antes do anúncio do reajuste pela Petrobras na quinta-feira (29).
| Combustível | abr/26 (em R$) | mai/26 (em R$) | Variação mensal (R$) | Variação mensal (%) |
| Gasolina | 6,910 | 6,857 | -0,053 | -0,77% |
| Etanol | 4,878 | 4,619 | -0,259 | -5,31% |
| Diesel S-10 | 7,333 | 7,303 | -0,030 | -0,41% |
Na avaliação de Marcelo Braga, diretor de Mobilidade e Operações da ValeCard, o comportamento dos preços em maio reflete um mercado em processo de acomodação, mas ainda sensível às discussões sobre política de preços, medidas de compensação do governo federal e oscilações do cenário internacional do petróleo.
Leia também: Prévia da inflação de maio estoura teto da meta, mesmo com alívio de combustíveis
“A queda do biocombustível foi impulsionada pelo avanço da safra de cana e a maior oferta do produto, o que aumentou a competitividade em relação à gasolina em diversas regiões do país, especialmente no Centro-Sul”, disse em nota.
Braga também comenta que o cenário ainda exige cautela. “As discussões envolvendo novos subsídios federais para gasolina e diesel ajudam a reduzir parte da pressão de alta no curto prazo, mas a volatilidade internacional do petróleo e as incertezas relacionadas ao conflito no Oriente Médio seguem impactando a formação de preços no Brasil. Isso explica, por exemplo, o comportamento ainda bastante heterogêneo do diesel S-10 entre as regiões do país”, afirma Braga.
Continua depois da publicidade
O etanol apresentou a maior redução entre os combustíveis analisados em maio, com destaque para os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde foram registradas as quedas mais expressivas do país.
A gasolina apresentou retração na maior parte do país em maio, com queda registrada em 20 estados. O movimento foi mais intenso nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto algumas altas pontuais mantiveram pressão em parte do Centro-Oeste e Norte.
O diesel S-10 apresentou leve queda na média nacional em maio, mas o comportamento regional seguiu bastante heterogêneo. Enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste registraram retração generalizada nos preços, estados do Norte e Nordeste ainda apresentaram altas expressivas no período.
Segundo a ValeCard, para que o uso de etanol hidratado compense financeiramente em relação à gasolina, descontando fatores como autonomias individuais de cada veículo, o valor do litro do combustível renovável deve ser igual ou inferior a 70% do preço do litro do combustível fóssil.
Considerando essa metodologia, veja abaixo os estados que valem a pena abastecer com etanol:
• Amapá
Continua depois da publicidade
• Bahia
• Distrito Federal
• Goiás
Continua depois da publicidade
• Mato Grosso do Sul
• Mato Grosso
• Paraná
Continua depois da publicidade
• Roraima
• São Paulo
Multa para quem não declarar pode chegar a 20% do valor

O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2026 encerra nesta sexta-feira (29) à meia-noite. Quem não entregar a declaração dentro do prazo estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com cobrança mínima de R$ 165,74 e podendo chegar a até 20% do imposto.
De acordo com a Receita Federal (RFB), depois da meia-noite, o sistema não receberá mais declarações até as 9 horas da manhã de segunda-feira (1). A RFB orienta a quem deixou para a última hora a utilizar a declaração pré-preenchida, para agilizar a inserção de informações e evitar erros no preenchimento.
Caso haja diferença entre os valores declarados por fontes pagadoras ou prestadores de serviços, o contribuinte deve informar o valor real das transações que ele possa comprovar com recibos, notas fiscais ou comprovantes de rendimento. Até as 9h00 desta sexta, 40,2 milhões de documentos haviam sido enviados.
A data final para envio também marca o início do pagamento do primeiro lote de restituições, destinado aos contribuintes que enviaram a declaração antecipadamente e fazem parte dos grupos prioritários. Ao todo, serão liberados R$ 16 bilhões em créditos para 8,75 milhões de pessoas, o maior lote já pago da história.
O crédito das restituições será realizado ao longo do dia, conforme o processamento de cada instituição financeira. A Receita orienta que os contribuintes aguardem até o final do dia para a efetivação do depósito, uma vez que os horários de crédito podem variar entre os bancos.
A RFB também lembra que quem optou por fazer a destinação aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso diretamente na declaração deve recolher o Darf até a meia-noite. Caso o Darf seja recolhido em data posterior, os valores pagos não poderão ser deduzidos.
Com mais de 2,4 mil participantes, programa Juventude Plena fortalece políticas públicas voltadas à formação, cidadania, qualificação e oportunidades

Mato Grosso do Sul consolidou nesta semana uma das maiores mobilizações já realizadas pelo Estado voltadas à juventude ao reunir, em Campo Grande, na última quinta-feira (28) estudantes, lideranças estudantis e representantes dos 79 municípios em uma ampla programação dedicada à formação cidadã, participação social e construção de oportunidades para adolescentes e jovens sul-mato-grossenses.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, o encontro marcou o fortalecimento do programa Juventude Plena, iniciativa que integra ações voltadas à educação, empregabilidade, empreendedorismo, inovação, saúde mental, cultura, inclusão e protagonismo juvenil.
O evento reuniu mais de 2,4 mil participantes no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, entre estudantes da Rede Estadual de Ensino, integrantes de grêmios estudantis, representantes do IFMS, Instituto Mirim, Cidade dos Meninos e jovens vinculados ao CIEE. A proposta central foi aproximar os jovens das políticas públicas existentes e ampliar o diálogo sobre os desafios e oportunidades vividos pelas diferentes realidades juvenis presentes no Estado.
Nos últimos meses, o Governo de Mato Grosso do Sul percorreu as nove regiões do Estado por meio do Circuito Avança Juventude, iniciativa que ouviu milhares de adolescentes e jovens para a construção coletiva de propostas voltadas à atualização do Plano Estadual da Juventude. Ao longo da mobilização, mais de 6 mil jovens participaram das atividades regionais, contribuindo diretamente com sugestões e demandas para as políticas públicas estaduais.
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a oficinas, painéis temáticos, ações culturais, serviços de cidadania, orientação profissional, inovação tecnológica e debates sobre educação, mercado de trabalho, saúde emocional, diversidade e participação política. A iniciativa também apresentou programas estaduais voltados à qualificação profissional e à ampliação de oportunidades para os jovens em diferentes regiões do Estado.

Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que investir na juventude significa preparar Mato Grosso do Sul para os desafios do presente e do futuro.
“Quando o Estado acredita na juventude, ele não está apenas investindo em políticas públicas. Está investindo em sonhos, oportunidades e no futuro de toda uma sociedade. O Juventude Plena nasce exatamente com esse propósito: abrir caminhos, fortalecer lideranças, ampliar oportunidades e mostrar para os nossos jovens que eles podem ser aquilo que desejarem. Porque um Mato Grosso do Sul forte também se constrói com educação, protagonismo e esperança no futuro”, afirmou.
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o quadro “De Líder para Líder”, conduzido pelo próprio vice-governador. Com trajetória construída desde o movimento estudantil e dos diretórios acadêmicos, Barbosinha compartilhou experiências pessoais sobre liderança, participação social e construção de propósito, dialogando diretamente com jovens gremistas de diversas regiões do Estado.

O secretário de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, ressaltou que as políticas públicas para juventude precisam ser construídas a partir da escuta e da participação ativa dos próprios jovens. “Nosso papel é criar caminhos para que os jovens possam transformar sonhos em realidade. Isso exige diálogo, presença do Estado e políticas públicas capazes de alcançar as diferentes juventudes que formam Mato Grosso do Sul”, destacou.
Já o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, reforçou que a pluralidade das experiências juvenis exige um olhar amplo e integrado do poder público. “Nós temos juventudes indígenas, quilombolas, periféricas, rurais e urbanas. Não existe uma juventude única. Existem diferentes realidades, diferentes trajetórias e diferentes desafios. Por isso, construir políticas públicas para juventude exige escuta, participação e presença nos territórios”, afirmou.
Entre os espaços mais procurados esteve a Trilha Qualifica Juventude, desenvolvida em parceria com a Semadesc, conectando adolescentes e jovens a oportunidades de qualificação profissional, empreendedorismo, inovação e inserção no mercado de trabalho. O espaço aproximou os participantes das transformações econômicas vividas por Mato Grosso do Sul e das novas oportunidades geradas pelo crescimento do Estado.
A programação também fortaleceu iniciativas como Grêmio 360º, Capacita PPJ, Inspira Jovem, Conectando Gerações e Intervalo da Cidadania, além do lançamento do Painel da Infância e Juventude, ferramenta desenvolvida pelo Observatório da Cidadania para subsidiar municípios e gestores na formulação de políticas públicas baseadas em dados e indicadores sociais.
Além das ações institucionais, o encontro abriu espaço para manifestações culturais e artísticas ligadas às juventudes, como batalhas de rima, breaking, graffiti e grafismo indígena, reforçando o reconhecimento da cultura como instrumento de expressão, pertencimento e transformação social.
Com informações da Comunicação SEC






