Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Hemosul Móvel leva coleta de sangue a Iguatemi e Naviraí na rota de abril


A unidade móvel da Rede Hemosul segue com a rota de abril, levando a coleta de sangue a municípios do interior de Mato Grosso do Sul. A ação facilita o acesso da população à doação e contribui para manter os estoques em níveis adequados em todo o Estado.

Neste mês, o Hemosul Móvel estará em Iguatemi no dia 14 de abril, com atendimento das 7h às 11h. Já em Naviraí, a unidade atenderá nos dias 15 e 16 de abril, nos períodos das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A iniciativa integra a estratégia da hemorrede estadual para ampliar o número de doadores e garantir o abastecimento regular de sangue, essencial para atendimentos de urgência, cirurgias e tratamentos de saúde.

Além de aproximar o serviço da população, a unidade móvel também contribui para conscientizar sobre a importância da doação regular. A recomendação é que os interessados estejam em boas condições de saúde, alimentados e portando documento oficial com foto.

Rota amplia acesso e fortalece estoques

Desde o início de 2026, a Rede Hemosul tem intensificado as ações itinerantes para ampliar o número de coletas no interior de Mato Grosso do Sul. A estratégia contribui para equilibrar os estoques da hemorrede estadual, especialmente em períodos de maior demanda, garantindo o atendimento seguro e contínuo aos pacientes em todas as regiões.

A programação completa da unidade itinerante pode ser acompanhada no site oficial da Rede Hemosul clicando aqui, onde a população encontra o calendário atualizado das ações, locais de atendimento e orientações sobre como participar das campanhas de coleta.

A Rede Hemosul reforça que a doação de sangue é um ato seguro, rápido e que pode salvar vidas.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Poupança tem retirada líquida de R$ 11,1 bilhões em março


O saldo da aplicação na caderneta de poupança caiu em março deste ano, com registro de mais saques do que depósitos. As saídas superaram as entradas em R$ 11,1 bilhões, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Banco Central (BC).

No mês passado, foram aplicados R$ 369,6 bilhões, contra saques da ordem de R$ 380,7 bilhões. Os rendimentos creditados nas contas de poupança somaram R$ 6,3 bilhões. O saldo da poupança é de quase R$ 1 trilhão.

Nos últimos anos, a caderneta vem registrando mais saques que depósitos. Em 2023 e 2024, as retiradas líquidas foram R$ 87,8 bilhões e R$ 15,5 bilhões, respectivamente. No ano passado, o saldo negativo da poupança chegou a R$ 85,6 bilhões.

No primeiro trimestre desde ano, a caderneta já acumula R$ 41,2 bilhões em retiradas líquidas. Entre as razões para os saques está a manutenção da Selic – a taxa básica de juros – em alta, o que estimula a aplicação em investimentos com melhor desempenho.

Na última reunião, no mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC começou a reduzir a Selic, com um corte de 0,25 ponto percentual ao ano. Entretanto, com as tensões causadas pela guerra no Oriente Médio, a autoridade monetária não descarta rever o ciclo de baixa, caso seja necessário.

A Selic é o principal instrumento do BC para garantir que a meta de 3% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, seja alcançada. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Em fevereiro, a alta dos preços em transportes e educação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,7% – aceleração diante do registrado em janeiro (0,33%). No entanto, o IPCA acumulado em 12 meses recuou para 3,81%, abaixo dos 4% pela primeira vez desde maio de 2024.

A inflação de março, já com os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio, será divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

MS mantém superávit na balança comercial e registra US$ 2,51 bi em exportações


O desempenho do comércio exterior de Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2026 manteve a trajetória positiva da balança comercial do Estado, com exportações que somaram US$ 2,51 bilhões entre janeiro e março. Apesar de uma leve retração de 1,66% em relação ao mesmo período de 2025, o volume exportado cresceu 11,83%, totalizando 6,82 milhões de toneladas.

Os dados constam na Carta de Conjuntura do Setor Externo, elaborada pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

No mesmo período, as importações atingiram US$ 751,58 milhões, registrando crescimento de 10,10% na comparação anual. Com isso, o saldo da balança comercial permanece positivo em US$ 1,76 bilhão, ainda que 5,93% inferior ao observado em 2025.

O cenário reflete a força da produção sul-mato-grossense voltada ao mercado externo, especialmente no setor agropecuário, que apresentou crescimento tanto nos preços (11,11%) quanto no volume exportado (11,41%).

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette, o desempenho remete ao cenário internacional. “O resultado reflete um cenário internacional de pressão sobre preços de commodities, associado à elevada oferta global e à instabilidade geopolítica, que tem limitado o crescimento do valor exportado, apesar do aumento do volume embarcado”, salientou.

Agro lidera exportações

A pauta exportadora do Estado segue concentrada em produtos do agronegócio. A soja lidera com 28,32% de participação, seguida pela celulose (27,41%) e pela carne bovina (19,38%). Também se destacam itens como farelo de soja, carnes de aves e milho.

Por outro lado, as importações são puxadas principalmente pelo gás natural, que representa 24,21% do total adquirido pelo Estado, seguido por caldeiras de geradores de vapor (16,74%) e álcoois e derivados (9,65%).

A celulose, no acumulado do primeiro trimestre do ano, deixou de ser o principal produto exportado por Mato Grosso do Sul. Este papel foi assumido pela soja.

No caso das importações houve uma retomada da tendência histórica de o principal produto de importação do estado ser o gás natural, diferentemente do que ocorreu no mês anterior, quando o produto Caldeiras de Geradores de Vapor foi o principal produto de importação no acumulado do primeiro bimestre do ano.

China segue como principal destino

A China permanece como o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, absorvendo 44,84% das exportações estaduais. Na sequência aparecem Estados Unidos (8,58%), Países Baixos (4,35%) e Itália (3,0%). Bruna explica que apesar do cenário externo, houve uma maior concentração das exportações de MS para os EUA, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A logística de escoamento da produção segue concentrada nos portos da região Sul e Sudeste. O Porto de Paranaguá lidera com 40,83% das exportações, seguido pelo Porto de Santos (38,27%) e São Francisco do Sul (9,37%).

Interior concentra exportações

Entre os municípios, Três Lagoas se mantém como o principal exportador do Estado, com 18,94% do total. Também se destacam Ribas do Rio Pardo (12,01%), Dourados (9,87%) e Campo Grande (7,59%).

Na análise por setores, a indústria de transformação registrou queda tanto nos preços (-3,0%) quanto no volume exportado (-2,68%). Já a indústria extrativa apresentou comportamento distinto, com forte redução nos preços (-45,29%), mas crescimento expressivo no volume exportado (42,36%).

Em contrapartida, além da agropecuária, o segmento de outros produtos também apresentou desempenho positivo, com alta de 7,16% nos preços e 34,97% no volume.

A cotação média do dólar em março de 2026 foi de R$ 5,23, com leve alta de 0,59% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2025, houve queda de 8,96%.

Tendência de crescimento

A análise da série histórica, indica que Mato Grosso do Sul mantém um padrão consistente de superávits comerciais desde 2015, com exportações significativamente superiores às importações, impulsionadas principalmente por commodities agrícolas e produtos industriais.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Parlim destaca parceria com Universidade Latino-Americana


O Parlamento Internacional Municipal (Parlim) destacou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (9/4), o fortalecimento da integração regional por meio de parceria institucional com a Universidade de Integração Latino-Americana.

A sessão ocorreu na sede da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero e reuniu vereadores de Ponta Porã e concejales pedrojuaninos, consolidando mais um passo no trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da região de fronteira.

A sessão foi presidida pela concejal Lourdes Amarilla, que ressaltou a importância da atuação integrada entre os dois municípios. Ao lado do presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, vereador Jelson Bernabé, os parlamentares municipais dos dois lados da fronteira cumpriram pauta relativa a questões da fronteira, encaminhando resoluções.

O principal destaque da pauta foi a celebração do Protocolo de Intenções entre a Câmara Municipal de Ponta Porã, a Junta Municipal de Pedro Juan Caballero e a Unila.

O acordo prevê a realização de ações voltadas à formação e capacitação profissional, além do intercâmbio de conhecimentos acadêmicos e técnicos, fortalecendo políticas públicas e iniciativas de desenvolvimento regional.

A Universidade de Integração Latino-Americana é uma instituição pública brasileira sediada em Foz do Iguaçu (PR), criada com o objetivo de promover a integração entre os países da América Latina por meio do ensino superior, da pesquisa e da extensão.

A universidade reúne estudantes de diversos países latino-americanos e desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento social, econômico e cultural da região.

Durante a sessão, os parlamentares enfatizaram que a parceria representa um avanço significativo para a fronteira, possibilitando a qualificação de profissionais e a ampliação de oportunidades educacionais para a população local.

Além disso, também foram discutidas questões relacionadas à gestão da linha internacional, por meio da comissão de governança integrada, composta por representantes dos dois lados da fronteira, reforçando o compromisso com ações conjuntas e soluções compartilhadas.

A assinatura do protocolo simboliza a união de esforços entre o poder público e a academia, consolidando o Parlim como um importante espaço de diálogo e cooperação internacional.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Polícia deflagra Carga Oculta contra grupo especializado em fraudes agrícolas


A PC (Polícia Civil) de Costa Rica e Paraíso das Águas, em apoio operacional a policiais civis de Goiás, deflagraram a operação Carga Oculta que visa desarticular organização criminosa especializada em fraudes agrícolas.

O grupo, segundo a polícia, utilizava modus operandi sofisticado, que incluía uso de documentação fiscal falsa para a obtenção de grãos em fazendas; adulteração de sinais identificadores (placas frias) em veículos de carga para burlar a fiscalização; coordenação logística estruturada para a comercialização ilícita dos produtos e ocultação de provas.

Estima-se que as atividades tenham causado grande prejuízo econômico ao setor agropecuário regional.

Durante a ação conjunta realizada nesta quinta-feira (9/4), todos os mandados de prisão preventiva expedidos pelo Judiciário foram devidamente cumpridos. Em Mato Grosso do Sul foram efetuadas duas prisões, sendo uma no município de Costa Rica e outra em Paraíso das Águas. Os demais alvos foram localizados e presos em território goiano.

As equipes policiais também executaram mandados de busca e apreensão, resultando no recolhimento de armas de fogo e munições; veículos utilizados na prática delitiva; dispositivos eletrônicos (celulares e computadores) para extração de dados telemáticos; documentos diversos, registros contábeis e outros objetos de interesse para a continuidade das investigações.

Medidas Judiciais Adicionais

A decisão judicial que fundamentou a operação também determinou o sequestro e bloqueio de valores nas contas bancárias dos investigados, até o limite individual de R$ 1 milhão, com o objetivo de assegurar a reparação dos danos causados às vítimas e ao Estado.

As investigações prosseguem para identificar possíveis receptadores e outros integrantes do grupo criminoso.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Agnaldo Pereira Lima pede recapeamento asfáltico em diversos pontos da cidade


O vereador Agnaldo Pereira Lima apresentou na sessão ordinária de 7 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, três indicações, em que solicita à Prefeitura a realização do recapeamento asfáltico em diversos pontos da cidade.

O parlamentar apontou que é necessário a colocação de asfalto novo, por meio do recapeamento, nos seguintes pontos: Avenida Brasil no trecho compreendido entre a Rua Deputado Aral Moreira e a Rua Baltazar Saldanha; Rua Izabelino Novaes, no Parque dos Ipês II e na Avenida Urumbela, na Coophafronteira, especificamente no trecho compreendido entre o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) até o final da referida via.

No trecho da Avenida Brasil, área central da cidade, Agnaldo Pereira Lima, justificou o pedido afirmando que “o atendimento à presente indicação faz-se necessário em razão do avançado estado de deterioração do pavimento asfáltico no referido trecho, apresentando buracos, desníveis e desgaste acentuado, o que compromete significativamente a trafegabilidade e a segurança de motoristas e pedestres. Destaca-se que a situação é ainda mais crítica no ponto localizado em frente à agência da Caixa Econômica Federal, onde há grande fluxo de veículos e pessoas diariamente, aumentando o risco de acidentes e prejuízos à mobilidade urbana”.

Ele também justificou o pedido de recapeamento asfáltico no Ipê II explicando que “o recapeamento precisa ser feito com urgência tendo em vista as condições precárias da referida via, que apresenta desgaste acentuado da pavimentação, buracos e irregularidades, comprometendo a trafegabilidade e colocando em risco a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ressalta-se que a via possui fluxo considerável de veículos e é de grande importância para os moradores da região, sendo o recapeamento essencial para melhorar a mobilidade urbana, evitar danos aos veículos e proporcionar mais qualidade de vida à população local”.

O vereador também solicitou recapeamento na Avenida Urumbela justificando que “a presente indicação faz-se necessária em razão das condições precárias do pavimento no trecho mencionado, que apresenta desgaste significativo, buracos e irregularidades, comprometendo a trafegabilidade e oferecendo riscos à segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Ressalta-se que a via é bastante utilizada pelos moradores da região, bem como por usuários dos serviços do CRAS, o que aumenta a necessidade de manutenção adequada para garantir mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida à população local”.

As indicações contendo os pedidos do parlamentar foram encaminhadas ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário municipal de Obras e Urbanismo de Ponta Porã, Joanilson Zeferino dos Santos.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Operação mira superfaturamento de contratos administrativos da UFMS





Deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta quinta-feira (9/4), a segunda fase da operação Lucro Espúrio, que mira fraude em licitações e contratos administrativos e apropriação indevida de recursos públicos da UFMS (Universidade Federa de Mato Grosso do Sul).

Os contratos têm como objeto o fornecimento de refeições subsidiadas pelo governo aos alunos que demonstram necessidade, como forma de estimular o estudo universitário.

Em nota, a Polícia Federal informou que nesta fase foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além das medidas cautelares de sequestro, arresto e bloqueio de cerca de R$ 6 milhões em bens móveis e imóveis dos indiciados e suas empresas. Também foram aplicadas medidas cautelares pessoais alternativas à prisão, além da proibição de contratar com o Poder Público e de suspensão dos contratos administrativos vigentes.

As medidas cautelares foram deferidas pelo Juízo Federal da 3ª Vara de Campo Grande.

Nos materiais apreendidos na primeira fase, encontrou-se arquivos de carteirinhas de cerca de 150 alunos, que eram utilizadas diariamente para simular uma falsa aquisição de refeição subsidiada pelo governo.




Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Indústria fatura 4,9% mais em fevereiro, mas continua em queda anual


O faturamento real da indústria de transformação cresceu 4,9% em fevereiro, segundo os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (8). Em janeiro, o avanço havia sido de 1,3%, o que leva a um aumento acumulado de 6,2% em relação a dezembro de 2025.

Apesar da sequência positiva no início do ano, o desempenho não indica uma retomada consistente do setor, que continua pressionado pelos juros altos e pela desaceleração da economia.

Queda em 12 meses

Na comparação com o mesmo período de 2025, o cenário é negativo. O faturamento da indústria recuou 8,5% no primeiro bimestre de 2026, considerando os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com a CNI, o resultado reflete mais uma base de comparação enfraquecida do que uma melhora estrutural na atividade industrial.

“Ainda é cedo para apontar uma reversão do quadro negativo visto desde o segundo semestre do ano passado”, afirma Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade.

Produção reage

As horas trabalhadas na produção cresceram 0,7% em fevereiro, registrando o segundo avanço consecutivo. Ainda assim, o indicador acumula queda de 2,7% na comparação com o primeiro bimestre de 2025.

Segundo a CNI, o aumento recente compensa apenas parte das perdas registradas ao longo da segunda metade do ano passado.

Capacidade estável

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou leve recuo, passando de 77,5% em janeiro para 77,3% em fevereiro. No acumulado do bimestre, o nível está 1,6 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo período de 2025.

Emprego parado

Os indicadores do mercado de trabalho industrial permaneceram praticamente estáveis. O emprego caiu 0,1% em fevereiro, na comparação com janeiro, e acumula retração de 0,4% no primeiro bimestre frente ao ano anterior.

A massa salarial e o rendimento médio não tiveram variações relevantes no mês. No acumulado do ano, a massa salarial registra alta de 0,9%, enquanto o rendimento médio cresceu 1,4% em relação ao mesmo período de 2025.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Divulgado resultado preliminar do Processo Seletivo 2026 do MS Supera


O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (8) o resultado preliminar do Processo Seletivo 2026 do programa MS Supera. 

A relação completa de habilitados, inabilitados e desclassificados está disponível no site da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), no endereço https://www.sead.ms.gov.br/programas-e-projetos/ms-supera/, na parte “Informações Complementares – Processos Seletivos MS Supera” e pode ser acessada aqui.

O MS Supera é uma oportunidade para estudantes de baixa renda do ensino superior e de cursos de educação profissional técnica receberem uma bolsa de estudos de R$ 1.621,00 por mês para continuar estudando e reduzir a evasão escolar.

O processo seletivo contou com 6.094 inscrições, sendo que 1.491 foram habilitadas para receber a bolsa de estudos no valor de um salário mínimo, 4.230 inabilitadas e 373 desclassificadas.

Interessados que se sentirem prejudicados poderão apresentar recurso por meio do endereço https://www.mssupera.ms.gov.br/, no prazo de 9 a 10 de abril de 2026. 

Os recursos deverão ser devidamente fundamentados, de forma clara e objetiva, com no máximo 1500 caracteres, e instruídos com as razões que justifiquem a revisão pretendida, sob pena de não conhecimento. 

Não serão aceitos recursos por via postal, e-mail, aplicativos de mensagens, nem fora do prazo estabelecido. A apreciação dos recursos será no prazo de 13 a 17 de abril de 2026. 

Após a análise dos recursos, a Sead publicará o resultado final com a listagem dos habilitados e classificados por ordem de classificação e fará a convocação para assinatura do Termo de Concessão do Benefício, dentro do número de vagas.

Estão disponíveis 600 das 2.500 vagas, sendo 480 para cursos de graduação e 120 para nível médio.



Veja a matéria Completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica politica_ms

Jovens de Campo Grande são mortos após julgamento no “tribunal do crime” em MT


Três jovens de Campo Grande, até então desparecidos, foram mortos após julgamento no “tribunal do crime”, segundo informações da PC (Polícia Civil) e reportagem do Campo Grande News publicada nesta quarta-feira (8/4).

Wagner Felipe Rocha Viana, de 20 anos, Breno Gabriel Soares Cabral, de 51, e Wilquison Eduardo Rocha Viana, de 23, tiveram os corpos encontrados na tarde desta terça-feira (7/4), enterrados em uma vala na zona rural do distrito Marechal Rondon, em Campo Novo do Parecis (MT).

Eles estavam desaparecidos desde a madrugada de sábado (4/4), quando sumiram de um alojamento de trabalhadores no galpão “Metafer”, onde atuavam na montagem de um estande para evento agropecuário.

De acordo com o delegado Guilherme Kaiper, titular da Delegacia de Campo Novo do Parecis (MT), em entrevista ao site da Capital de MS, o crime está diretamente ligado à atuação de facções criminosas.

“Os celulares das vítimas foram analisados e, supostamente, elas seriam integrantes do PCC. Aqui a região é dominada pelo Comando Vermelho. Houve uma chamada de vídeo, no contexto do chamado ‘tribunal do crime’. As vítimas foram ‘decretadas’, ou seja, foi emitida uma ordem de execução”, afirmou.

Segundo o delegado, os três jovens foram abordados após saírem à noite para jogar sinuca. Por serem de fora, despertaram desconfiança de integrantes da facção local. Ainda conforme Kaiper, não houve discussão ou outro motivo além da suposta ligação com facção rival.

“Em locais dominados por uma facção, a presença de integrantes de outra é vista como tentativa de infiltração. Isso gera conflitos”, explicou.

As vítimas foram levadas para uma estrada vicinal, onde foram amarradas e amordaçadas.

“Elas foram asfixiadas com uma corda e também sofreram golpes de faca no pescoço. Depois, foram levadas para uma área de mata. Foi escavada uma cova profunda, com mais de um metro, e os três corpos foram enterrados juntos”, detalhou o delegado.

Prisões

Conforme o Campo Grande News, quatro pessoas foram identificadas como participantes diretas do crime, e duas já estão presas, sendo uma delas adolescente de 16 anos.

“Eles confessaram a participação no crime. Já identificamos outras pessoas envolvidas e seguimos com diligências. Vamos solicitar a prisão preventiva do maior e a internação do menor”, afirmou o delegado.

A localização dos corpos ocorreu após dias de buscas discretas. “O local é de difícil acesso. Foi necessário percorrer cerca de 12 km de estrada de chão entre fazendas. Os corpos foram encontrados por volta das 17h, e os suspeitos foram presos cerca de uma hora antes, em suas residências”, disse.

O distrito onde ocorreu o crime fica a cerca de 80 km da cidade. “A dificuldade logística foi grande, tanto para localizar os autores quanto os corpos. O crime está praticamente elucidado”, completou.

A identificação oficial e liberação dos corpos estão sob responsabilidade da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) de Mato Grosso.



Veja a matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.